TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DOS MICROCONTROLADORES EM PROCESSOS LÓGICOS DE USO GERAL

Por:   •  29/5/2020  •  Artigo  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 11

 APLICABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DOS MICROCONTROLADORES EM PROCESSOS LÓGICOS DE USO GERAL

 Ederson Silva de Lima[1]

 

                                                          RESUMO

Há algum tempo, estamos passando por uma revolução na área de tecnologia. E um dos grandes motivos por ter ocorrido essa revolução, sem sombra de dúvida, se deu pela criação e desenvolvimento dos microcomputadores. O objetivo desse trabalho é analisar a importância da utilização dos microcomputadores denominados microcontroladores, tendo como base a relação custo-benefício. Iniciou-se um estudo com base na pesquisa bibliográfica utilizando-se das informações obtidas das obras de autores como GIMENEZ (2002), ZANCO (2010) E SOUZA (2012), e outros autores que puderam colaborar com suas obras e estudos no que diz respeito aos benefícios e baixo custo de aquisição e manutenção ao utilizar os microcontroladores, sendo aplicados em projetos residenciais, comerciais, industriais, etc. Através das informações adquiridas, é possível concluir que em grande parte dos projetos das mais diversas áreas, pode-se confiar a utilização dos microcontroladores ao invés da utilização dos microcomputadores projetados com microprocessadores, visando como já foi dito, a relação custo-benefício, facilidade de programação e projeto.  

Palavras-chave: Microcontroladores. Microprocessadores. Microcomputadores Microeletrônica. Processos lógicos.

Introdução

Nos dias atuais a sociedade moderna está passando por uma série de evoluções tecnológicas. E diante desse fato, é claro que se deve ressaltar a utilização dos microcomputadores. Um microcomputador é um equipamento constituído por diversos circuitos integrados, como microprocessador, memórias de armazenamento, unidades de entrada e saída, etc. Tais equipamentos foram sendo desenvolvidos nas últimas décadas e evoluídos conforme as necessidades das pessoas. Atualmente, grande parte desses microcomputadores integra com elevada proporção os equipamentos de uso pessoais, residenciais, comerciais, industriais, etc.

Para que as pessoas pudessem ter acesso á essas tecnologias, criaram-se novos projetos visando diminuir os custos de fabricação e operação desses equipamentos. Foi á partir daí então que se deu origem aos microcontroladores. O microcontrolador, na verdade, é um microcomputador projetado em um único circuito integrado. Nele estão contidos todos os componentes básicos de um microcomputador. Com essa nova tecnologia, a acessibilidade aos mais diversos equipamentos de alta tecnologia cresceu de forma exponencial, pois o custo de aquisição diminuiu, facilitando o poder de compra, conferindo maior qualidade de vida às pessoas, dando origem á aparelhos cada vez mais compactos e com muitos benefícios.

 Segundo Souza,

[...] o microcontrolador ganhou o adjetivo “pequeno”, pois em uma única pastilha de silício encapsulada (popularmente chamada de CI ou CHIP), temos todos os componentes necessários ao controle de um processo, ou seja, o microcontrolador está provido internamente de memória de programa, memória de dados, portas de entrada e/ou saída paralela, timers, contadores, comunicação serial, PWMs, conversores analógico-digitais etc. (SOUZA, 2012, p.21).

De acordo com o texto, o objetivo dessa pesquisa é analisar a importância e viabilidade de elaboração de projetos utilizando os microcontroladores, de modo a obter um menor custo e maior facilidade de execução, economizando tempo e mantendo a qualidade e a confiabilidade de operação dos equipamentos, promovendo novas tecnologias, contribuindo para a sociedade de um modo geral, e assegurando uma qualidade de vida cada vez melhor das pessoas.

Para atingir os objetivos propostos neste trabalho, foram empregados recursos como a pesquisa bibliográfica, através de livros e/ou obras de autores renomados na área de engenharia elétrica, e artigos científicos publicados no meio eletrônico (internet).

O texto foi redigido com base nas informações e ideias obtidas de autores como: Souza (2012), Gimenez (2002), Zanco (2010), Souza (2006), Denardin (s.d), Soares (s.d).

Desenvolvimento

 A criação e o desenvolvimento dos microcontroladores mudaram o cenário mundial no que diz respeito á tecnologia da informática e microeletrônica. Imagine o homem sem poder desfrutar de tal tecnologia, uma vez que os microcontroladores estão presentes nas mais diversas áreas de convívio pessoal e profissional, como em equipamentos:

  1. De uso pessoal: brinquedos, relógios de pulso digitais, telefones celulares, etc.
  2. De uso residencial: Portões eletrônicos, alarmes, etc.
  3. Eletrodomésticos: Lavadoras e secadoras de roupa, forno microondas, lava louças, etc.
  4. Eletroeletrônicos: Televisores, rádios relógios, aparelhos de sons e DVD’s, etc.
  5. Industriais: CLP’s (Controladores Lógicos Programáveis), braços robóticos, relógios de ponto, controle de processos em geral, elevadores, etc.
  6.  Automotivos: Computadores de bordo, injeção eletrônica de combustível, etc.
  7. De navegação: Radares, satélites, GPS, etc.

Denardin (s.d, p.1) afirma que “o mercado de microcontroladores apresenta-se em franca expansão, ampliando seu alcance principalmente em aplicações residenciais, industriais, automotivas e de telecomunicações”.  

De acordo com o texto, é de fato que o emprego dos microcontroladores nos mais diversos tipos de equipamentos tem como resultado final o benefício da comodidade, segurança e o conforto das pessoas. Então, pode-se dizer que hoje o homem depende totalmente dessa tecnologia.      

Os microcontroladores são componentes eletrônicos os quais podem ser programados e reprogramados quantas vezes forem necessárias. Os mesmos possuem todos os componentes básicos de um microcomputador, como por exemplo: memórias voláteis (RAM), memórias não-voláteis (ROM, PROM, EPROM, EEPROM), CPU (Unidade Central de Processamento), conversores analógicos / digitais e digitais / analógicos, timers, contadores, comunicação serial, etc. Enfim, todos esses componentes estão reunidos em apenas uma única pastilha de silício (circuito integrado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (281 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com