TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diário Reflexivo De Aprendizagem

Por:   •  18/6/2023  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: PSICOLOGIA SOCIO-HISTORICA

DIARIO: 10

DIARIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM

A professora inicia com a frase: teremos uma aula rica de provocações! Trata-se de uma abordagem da psicologia que surgiu em oposição às psicologias tradicionais e que não está ligada às psicologias humanas, mas sim a uma psicologia que vem entendendo o ser humano no seu contexto social.

Para conhecermos a origem da psicologia social, precisamos retornar à revolução russa de 1917, onde Lev Semionovitch Vigotski que havia estudado as obras de Karl Marx e Friedrich Engels baseado no materialismo dialético que vem a ser a forma como nós influenciamos o meio e quanto o meio nos influencia, reorganiza a psicologia das ciências humanas e a denomina como psicologia cultural histórica.

Em sua biografia, Vigotski de origem Bielorrússia, advogado, casou-se com Roza Smekhova com quem teve duas filhas, chega em 1924 em Moscou para trabalhar no instituto de psicologia e dedica-se aos estudos de Psicologia e artes, onde omite a sua formação em psicanálise por conta das perseguições de Lenin, morre aos 38 anos de tuberculose.

Aproveitei para pesquisar um pouco mais e vi que Vigotski dizia que não existe natureza humana o que existe é condição humana ou o momento histórico da sociedade, ou seja, mudam as pessoas e as pessoas mudam um momento e que tudo está relacionado a um lado material.

Já no Brasil, temos Silvia Tatiana Maurer Lane, ou simplesmente Silvia Lane que foi considerada uma das mais importantes teóricas da psicologia social brasileira. Formada pela USP, teve em sua formação grandes professores como Cruz Costa, Livio Teixeira, Dante Moreira Leite, Carolina Bori e Anita Castilho Cabral. Foi casada com seu amigo de infância Fred Lane com quem teve quatro filhos. Ingressou em filosofia, porém não se formou em psicologia onde era reconhecida por suas contribuições.

Fizemos uma pausa para assistir o vídeo de Silvia Lane – Estilo em Movimento (UNIVESP – aula 2) que retrata a sua vida e suas escolhas. Achei interessantes alguns trechos como de onde surgiu seu interesse pela questão relação humana e veio justamente da época em que era tesoureira da USP e percebeu que não havia comunicação entre os estudantes e a instituição. Ela também ganha uma bolsa para estudar nos Estados Unidos e só vai efetivamente embora quando Cruz Costa convence-a de ver o Brasil com uma perspectiva de fora. Foi tão bacana ver como ela buscou se aproximar daqueles que eram os nomes de referência da época e buscou aprender algo com eles, mas se frustrou tanto quando viu que na teoria os americanos fragmentavam o homem e ela que não tinha formação nessa área de psicologia se sente mais dona do tema que os próprios acadêmicos, pois não acreditava nisso.

A professora retoma a aula nos falando do movimento interessante de transformação. Se o mundo muda é porque o humano mudou e tudo se transformou. Ela traz o exemplo do telefone celular com câmera e da propaganda da época, onde um homem cruza com a modelo Gisele Bündchen e consegue tirar uma foto dela, na época ela ficou encantada e associou “pelo que eu entendi” que ela poderia encontrar-se com ela (rimos muito).

É interessante pensar que tudo de material nos influencia, seja para o bem quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com