TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

Considerando a história do Brasil (SÉC XIX e XX) e a transição para a modernização e nacionalização da identidade do povo brasileiro, descreva qual era o papel da psicologia neste período e sua função na formação da sua identidade no Brasil, e, ainda como os trabalhos científicos eram apresentados para a sociedade brasileira naquele período.

R: Caracterizado pelo surgimento e consolidação de um modelo médico psicológico que culminou na escola Nina rodrigues, que atribui e investiga as características psicológicas dos escravos e ex escravos, a massa negra, considerada por uma parcela da sociedade brasileira um elemento perigoso , e por isso, sujeito ao controle e a exclusão social. O olhar cientifico sobre esse grupo social fornece os elementos necessários para a configuração do negro como sujeito psicológico e objeto da ciência. Nesse momento, a discussão do legado social do branqueamento e de seus efeitos psicológicos sobre a identidade étnico/racial da pessoa negra é retomada de maneira crítica , ao mesmo tempo em que se reflete sobre a identidade étnico/racial da pessoa branca , denominada branquitude. O artigo tem como meta contribuir para a ampliação do debate entre pesquisadores e psicólogos eu, nas suas varias frentes de trabalho, tem sido interpelados pela problemática das relações étnico-raciais e para aprofundar a reflexão sobre os discursos e as práticas da psicologia ao longo de sua hisória quanto a essa questão. Durante o processo de transformação pelo qual passou o brasil na virada do século XIX para o XX , problemas antigos se colocaram novamente no quadro de modernização e nacionalização da identidade do povo brasileiro.

A Contribuição histórica dos psicólogos na compreensão da construção da sociedade a partir da psicologia social e sua integração com outras ciências, apontam para uma acomodação de diferenças raciais no pais, entretanto esse estudo confirma a existência do preconceito de cor. E que socialmente se manifesta a medida que o negro ascende socialmente. Comente o tema.

R: A psicologia como ciência da subjetividade humana em suas diferentes dimensões pode fornecer subsídios consistentes para explicar fenômenos como apatia social, vínculos, desenvolvimento psicossocial e os efeitos psíquicos do racismo nas relações humanas. Para tanto é fundamental que haja um processo dialogo com outras áreas que já investigam o fenomemo como historia, antropologia e literatura.

“A psicologia social tem buscado ampliar o olhar do preconceito dos outros racializados “. O que essa afirmativa nos faz refletir sobre o racismo e preconceito estudado pela psicologia no Brasil?

R: Percebida como algo natural no brasil , a branquitude ainda precisa ser compreendida e discutida pela maioria dos brancos, só assim, reconhecendo privilégios e falando sobre eles, pode ser possível a essa parte da população ir além da frase passiva “ não sou racista” e se fato fazer diferença na luta contra a desigualdade.

Os estudos de Psicologia mostram que é na interação dos indivíduos com os grupos e com a sociedade eu as diferenças podem transforma-se em desigualdades.Sobre esse aspecto a branquitude, ou seja, a identidade étnico/ racial eu uma pessoa branca pode escolher ou não revelar.” Ser branco é não ter de pensar sobre isso”, trata de um modo de comportamento social a partir de uma situação estruturada de poder, baseada em uma racialidade neutra,não nomeada ,percebida como não constitutiva da identidade imediata do sujeito, mas sustentada pelos privilégios sociais cotidianamente experimentados ( Carone e Bento 2002). Com relação a esse tema, quais são as influências da “branquitude” nas relações socias no brasil?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com