TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse no T7rabalho

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: 6

Fórum: Estresse no Ambiente Organizacional

Título: Estresse no Trabalho

Aluno:

Disciplina:

Turma:

Introdução

     Segundo a OMS: Estresse é a soma de resposta física mental ou ainda reações fisiológicas que quando intensificada transformam-se em reações emocionais negativas.

     Com o decorrer dos anos o mercado de trabalho vem se alterando e seguindo as tecnologias e superando cada vez mais o nível de capacidade de habitação dos trabalhadores. Essas mudanças causam um contínuo desgaste físico, psicológico, emocional, por serem o tempo todo cobrados, não só vida pessoal, mais de uma maneira geral. E com essa atrição profissional pode vir a causar algum tipo de doenças futuras.  

Causas e consequências do estresse

   

   O estresse ocupacional ocorre quando há incapacidade do trabalhador executar sua função dentro da organização, pela pressão causada a estes funcionários, devido às tecnologias do mundo globalizado, causando a sobrecarga do trabalhador.

   Desta forma a curto prazo quando o organismo se encontra em situação de estresse surgem os distúrbios emocionais, mudanças de comportamento, distúrbios gastrointestinais, distúrbios do sono, sintomas psicopatológicos.

Influências na qualidade de vida dos profissionais e na dinâmica organizacional

   Ocorre a insatisfação destes funcionários, as tensões diminui a eficácia do trabalho e conseqüência a produção diminui, gerando conflitos interpessoais, desmotivação, agressividade.

   Para reverter este quadro as mudanças por ambas partes seriam o mais aconselhável, e quando ocorrer essas mudanças sendo bem estabelecidas os resultados serão positivos e se tornará possível o indivíduo ter qualidade de vida dentro e fora da organização.  

Sugestão de práticas institucionais para solução do problema

   Um bom ambiente de trabalho o reconhecimento do indivíduo dentro da empresa, levar em consideração a particularidade e necessidades de cada um, diminuição da pressão dentro da organização, interação do grupo, e com a participação de todos consegue-se mais resultados.

   Investimento na formação profissional e pessoal favorecendo o aperfeiçoamento de cada indivíduo. Enfim a criação de condições que estimulam as pessoas a produzir, compartilhar, e a buscar conhecimentos relevantes para o seu desenvolvimento e para atuação da organização.    

Conclusão

   Acredito que em conseqüências das exigências do mercado de trabalho o indivíduo não consiga um feedback para amenizar o estresse dentro do ambiente de trabalho. Muitas empresas não tem flexibilidade na atuação e rotina de trabalho, em relação a horários, períodos de descanso, férias, dentre outros problemas, fatores externos, cabe a cada um profissional e organização ter discernimento e preocupar-se com a qualidade de vida.

   Um posicionamento da empresa quanto a qualidade de vida para seus funcionários são estratégias esperadas que podem,  beneficiar o contexto geral de produção da empresa e melhores condições para o trabalhador.    

Referências bibliográficas

Martins, Cristina Candida, Estresse no ambiente de trabalho. Disponível em:

www.avm.edu.br/monopdf - acesso em 04 de Setembro de 2013.

Qualidade de vida do trabalhador discussão conceitual. Disponível em: www.fdesportes.com – acesso em: acesso em 04 de Setembro de 2013.

Estresse no trabalho. Disponível em: http://portal2.tcu.gov.br : acesso em 04 de Setembro de 2013.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com