TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo Dirigido Skinner

Por:   •  19/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

TEORIAS DA PERSONALIDADE II

ESTUDO DIRIGIDO – (SKINNER)

Questões

1 – Descreva o experimento clássico de condicionamento de Pavlov com cães. Como ele extinguiu as respostas condicionadas?

Ele fazia soar um sino um pouco antes de alimentar um são. No início o cão salivava apenas em resposta à comida, e não ao sino, pois o sino era desprovido de significado. Após uma série de badaladas duplas seguidas pela comida o cão começou a salivar ao som do sino. Logo, o cão havia condicionado ou treinado, a responder ao sino. A resposta do cão deslocou-se da comida para o que, no início, havia sido um estímulo neutro. Para extinguir estas respostas condicionadas Pavlov formulou uma lei fundamental para o aprendizado: não se pode estabelecer uma resposta condicionada na ausência de reforço, o ato de reforçar uma resposta fortalece-se e aumenta a probabilidade de que a resposta se repita.

No caso do cão ao tocar o sino, o cão iria salivar e a comida não seria fornecida, com toques sucessivos de sinos, a salivação iria diminuindo, até não ocorrer mais nenhuma resposta. Este processo seria a extinção.

2 – Qual a diferença entre o comportamento respondente e o operante?

Respondente: (Não precisa fazer nada, involuntário), são onde as respostas são produzidas ou originadas a partir de estímulos ambientais específicos. Ex: Um cisco cai nos olhos eu logo pisco.

Operante: (Preciso operar/fazer algo, voluntário), comportamento emitido espontâneo, que ativa no ambiente para modificá-lo.

Ex: Uma pessoa que precisa tirar notas boas, ela se esforça e consegue bons resultados, percebe que foi pelo esforço de (estudar), logo ela entende que estudar é o reforçador positivo, ela precisou agir, o comportamento gerou uma resposta.

3 – Qual o papel do reforço na modificação do comportamento e como ele se relaciona ao comportamento supersticioso?
O reforço tem o poder de controlar o comportamento humano, ele é determinado por experiências negativas e positivas, o comportamento supersticioso tem uma coincidência e não uma relação funcional com o reforçamento recebido.

4 – Defina reforço positivo, reforço negativo e punição. Segundo Skinner, quão eficiente é cada técnica para modificar o comportamento?

*Reforço positivo: Definido como fortalecimento de uma resposta a determinado estímulo. É o aumento da frequência de um comportamento pelo acréscimo de alguma coisa como consequência desse comportamento.

*Reforço negativo: É um estímulo aversivo ou nocivo, cuja remoção é recompensadora. Ex: deixo de acender cigarro para não ouvir minha esposa ou chefe reclamando.

*Punição: Aplicação de um estímulo aversivo após uma resposta, visando diminuir a probabilidade de que a resposta ocorra.

Skinner diz que a punição era ineficiente para mudar o comportamento de indesejável ou de anormal para normal. É muito mais eficiente o uso de reforço positivo para comportamentos desejáveis do que uso de punição.

Sobre reforço negativo, assim como o reforço positivo, o ambiente modifica-se em consequência do comportamento: nesse caso, o estímulo nocivo desaparecerá.

Skinner opunha-se ao uso de estímulos nocivos para modificar o comportamento, dizendo que as consequências não eram tão previsíveis como com o reforço positivo, além disso, o reforço negativo nem sempre funciona, ao passe que o positivo é consistentemente mais eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com