TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Clinico

Por:   •  22/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

Caso:

Uma paciente apresenta-se em uma clínica de atendimento particular, declarando ter medo de viajar de avião e buscando um tratamento psicológico que fosse mais rápido e solucionasse seu problema de imediato. Tem 32 anos, sexo feminino, separada (em processo de divórcio), e com um filho de um ano e meio, terceiro grau completo (pedagoga), nível socioeconômico médio-alto. É a filha mais velha de família com três filhos. Mantém um bom relacionamento com a família, visitando frequentemente pais e irmão. No trabalho, apresenta um bom desempenho, tendo sido promovida recentemente a gerente de recursos humanos. Não usa drogas ou medicamentos e bebe socialmente. Relatou que, devido à sua recente promoção, está tendo que realizar viagens de avião a São Paulo. Tal promoção não a deixou satisfeita, pois não era o que ela desejava. Diz que sente medo ao viajar de avião, se sente ansiosa, passa mal; uma vez chorou ao embarcar. Disse preocupar-se mais quando o avião balança, quando tem turbulência. O grau de ansiedade/mal-estar, na decolagem ou no momento de turbulência, é maior. Nota o coração bater mais forte, suor nas mãos, suor frio. O início dos sintomas ocorreu há mais ou menos dois anos, quando se separou. Suas maiores preocupações atualmente são: o seu filho e sua educação, deixar de aproveitar a vida, perder o controle, ter que se sujeitar aos outros.

1. Conforme as informações do estudo de caso destaquem ou elaborem as informações abaixo:

I. IDENTIFICAÇÃO

P, tem 32 anos, sexo feminino, separada (em processo de divórcio), tem um filho de um ano e meio, é pedagoga, nível socioeconômico médio-alto. É a mais velha, de três irmãos, não faz uso de drogas ou medicamentos, apenas bebe socialmente.

II. QUEIXA PRINCIPAL (QP)

Apresentou um bom desempenho no trabalho, dessa forma, foi promovida recentemente a gerente de recursos humanos. Devido à sua promoção, está tendo que realizar viagens de avião a São Paulo e isso a deixa ansiosa, passa mal e uma vez chorou ao embarcar, já que tem medo de viajar de avião. Ainda, quando o avião passa por alguma turbulência sua preocupação aumenta ainda mais, sendo o grau de ansiedade/mal-estar, na decolagem ou no momento de turbulência, maior. Assim, nota o coração bater mais forte, suor nas mãos, suor frio. O início dos sintomas ocorreu há mais ou menos dois anos, quando se separou. Além de sua queixa principal, revelou que suas maiores preocupações atualmente são: o seu filho e sua educação, deixar de aproveitar a vida, perder o controle, ter que se sujeitar aos outros.

III. DIAGNÓSTICO

De acordo com sinais e sintomas expressados pela paciente, apontam para a hipótese diagnostica de Transtorno de Ansiedade com Fobia Especifica, visto que obedece aos critérios diagnósticos estabelecidos pelo DSM-V.

IV. MANEJO DO CASO

O manejo do caso pode variar conforme a abordagem psicológica do profissional de Psicologia. No entanto, na psicoterapia o indivíduo vai entender a situação como ela realmente é, já que a ansiedade leva contribui para que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com