TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Básico

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

(FAINTVISA)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

AMANDA DA SILVA BEZERRA

2013187007

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

JUNHO DE 2015

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

(FAINTVISA)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Trabalho apresentado à disciplina Estágio Básico I do Curso de Psicologia.

AMANDA DA SILVA BEZERRA

2013187007

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo a apresentação das práticas desenvolvidas na disciplina Estágio Básico I, com ênfase na Psicologia Clínica em relação aos comportamentos observados das crianças e adolescentes da entidade parceira Escola Professora Gilvanete Vieira Guedes (EGVG), onde a estagiária acadêmica esteve presente durante 4 (quatro) semanas seguida no mês de Março e 3 (três) semanas seguidas no mês de Maio. Durante esse período foi escolhido apenas um indivíduo para que a estagiária acadêmica o observasse e acompanhasse seus comportamentos.

PINHEIRO (2008) comenta sobre a importância do estágio na faculdade, ressaltando que é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira, sendo uma oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e “macetes” da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia, da profissão que o acadêmico escolheu exercer.

 Essas práticas proporcionaram ao acadêmico de psicologia a vivência da observação, onde ele pode aguçar o seu olhar e a sua escuta, que são dois meios essenciais na Psicologia Clínica. Então, relatório traz a descrição das observações realizadas pelo estagiário acadêmico.

DISCRIMINAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES

05. 03. 2015 (14:00h às 15:40h)

Neste dia, acima descrito, a estagiária acadêmica em Psicologia esteve pela primeira vez na Escola Professora Gilvanete Vieira Guedes (EGVG), onde foi recebida pela secretaria da entidade parceira. Logo em seguida, a estagiária foi guiada até a sala onde faria as observações. Chegando na sala, cumprimentou a professora discretamente, e logo assentou-se no fim da sala para dar início a atividade do dia. A estagiária acadêmica permaneceu no local durante 01: 40h (uma hora e quarenta minutos), tempo contado desde a sua chegada a EGVG.

Enquanto os alunos faziam um exercício, a acadêmica passou uma vista d’olhos ao redor da sala, então sua atenção se voltou para uma única aluna, pois destacava-se dos demais alunos, porém a estagiária não poderia deixar que a observada percebesse o foco.

A observada escolhida é uma adulta, de aproximadamente 30 (trinta) anos, de pele parda, com roupas limpas, sem o fardamento da escola e maquiada. Para a preservação da identidade da observada, lhe foi dado um nome fictício R.S., onde será empregado neste relatório.

R.S. estava focada no exercício, apesar de estar com o olhar triste, destacava-se dos outros alunos porque era participativa. Tinha facilidade em seus movimentos corporais, ao ponto de escrever sem sacrifícios.

Enquanto realizava o exercício, interagia com a professora, então outro aluno se aproximou dela para brincar, R.S. foi agressiva, gritando com o colega. A professora perguntou se ela não havia tomado os remédios, então falou que estava triste porque um rapaz com deficiência mental tinha falecido, e falou que não gostava de morte, pois sua mãe havia morrido. Deu-se o horário do intervalo, R.S. não foi pegar a merenda, ficou sentada no mesmo local que estava fazendo as atividades, tirou o lanche da sua bolsa, mas também não comeu, distribuiu para os colegas da sala. Após o intervalo, a professora foi corrigir as atividades, ficou quieta e com a cabeça deitada na banca, depois que foram corrigidas as atividades, os ônibus para o transporte dos alunos começaram a chegar, R.S. apanhou sua bolsa e saiu da sala sem se despedir. Aí a tarefa da estagiária acadêmica chega ao fim.

12. 03. 2015 (13:30h às 16:15h)

Neste dia, a estagiária acadêmica chega a EGVG e vai à secretaria, onde teve a permissão da diretora da escola para ir em direção à sala de observação e, então dar início as atividades do dia.

Ao entrar na sala, todos os alunos já estavam presentes, inclusive R.S. Ela estava interagindo com os colegas de maneira pacífica, diferentemente da última vez que fora observada. A professora deu início à aula realizando uma oração, onde R.S. recitava-a com entusiasmo. Ao terminar a oração, foi pedido aos alunos que juntassem as bancas para começarem as atividades de recortagem, os alunos aborreceram-se, mas R.S. ficou quieta e obedeceu as ordens da professora. Fez a atividade focada, hesitava em alguns momentos, porém a professora ajudava-a. Em um determinado instante, uma aluna de outra sala chegou a procura de R.S., quando se escondeu por trás das bancas sorrindo, mas ao contrário da última observação, quando foi descoberta não foi agressiva com a colega. A sua colega lhe entregou um bilhete, então ficou sorrindo. Isso mostra que o que fez R.S. ser agressiva na última observação foi o sentimento de perca do colega que havia falecido, onde houve uma associação com o que ela sentiu ao perder a sua mãe.

No momento do intervalo, mais uma vez R.S. não vai pegar a sua merenda, fica dentro da sala de aula, contudo, desta vez, come o lanche que havia levado. Após o intervalo, R.S. continua a atividade de recortagem com muita dedicação, enquanto os outros alunos não queriam mais terminá-la, a observada não desistia. Foram dados aos alunos massas de modelar, mas a observada não quis, pois falou que era coisa de criança, e continuou fazer a atividade até que a professora pediu para recolher seus materiais, pois os ônibus estavam prestes a chegar. R.S. guardou seus materiais e ficou interagindo com a professora, até que sua condução chegou e se retirou do recinto.

Mais uma vez as atividades findaram-se, a estagiária acadêmica se dirigiu a secretária da escola e assinou a ficha de frequência.

19. 03. 2015 (13:25h às 16:10h)

No dia acima descrito, a estagiária acadêmica chega a EGVG e de imediato é direcionada a sala, onde os alunos já estavam presentes, R.S. estava sentada na mesma banca onde foi observada das últimas vezes. A professora inicia a aula novamente com uma oração, a observada participa com entusiasmo. Logo após, é pedido que os alunos juntassem as suas bancas para realizarem as atividades do dia, foi pedido que pegassem seus cadernos para a realização de um ditado. R.S. desta vez, aborrecida não queria realizar a tarefa, afirmava que estava cansada, pois havia feito muitos serviços domésticos. Enquanto a professora ditava as palavras, a observada estava muito inquieta, balançava o pé direito e passava a sua mão no cabelo constantemente, não conseguia se concentrar-se. A professora reclamou da sua inquietude, porém foi agressiva, falando com o tom de voz altivo e reafirmando que estava cansada por ter feito muitas tarefas da casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com