TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio De Psicodiagnóstico

Por:   •  24/10/2023  •  Ensaio  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

UNVERSIDADE PAULISTA - CURSO DE PSICOLOGIA

ESTÁGIO DE PSICODIAGNÓSTICO - SUPERVISÃO Prof.ª REGINA CÉLIA PAWLOVSKI. MENA

Herbert Ferreira – Turma PS7Q68 - RA – C1421A-4

FICHAMENTO: colocar referência: interlocuções entre a clínica psicológica e a escola no psicodiagnóstico interventivo (cap XII

Pág 101 -> Um número significantes de crianças encaminhadas para atendimento psicológico apresentam queixas relacionadas ao ambiente escolar. Embora nem sempre a natureza da queixa tenha surgido na escola, manifesta-se neste ambiente.

Pág 102-> Deve ser incluso no processo de psicodiagnóstico interventivo a compreensão da criança a partir de suas relações interpessoais, fazendo parte desta a escola. Tendo em vista as expectativas de familiares quanto ao futuro da criança, costumam, com certa frequência,  imaginar uma vida com conquistas escolares que facilitem uma “vida melhor” do que as que tiveram. E então começaremos a investigar melhor, com a visita escolar, quais significados que a criança atribui ao ensino de aprendizagem e as expectativas postas sobre ela. A visita pode proporcionar melhor compreensão sobre a relação da criança com aquele ambiente, e além disso, desmistificava a visão de que o trabalho do psicólogo se reduz apenas ao consultório.

Pág 103-> Nesta visita, caso todos os envolvidos (criança, pais e escola) concordem, o profissional deve observar alguns aspectos, dentre eles, o espaço físico, higiene, manutenção e os recursos que a escola oferece para um desenvolvimento geral da criança. Também solicita-se nesta visita a presença de professores e alguém que representa a diretoria da escola, para conhecê-las e buscar entender qual a visão sobre a criança.

Pág 104-> É importante que o psicólogo adote uma postura de suspensão quanto aos seus preconceitos, achismos e etc, para que seja possível uma abertura a ponto de compreender a escola e as diversas versões apresentadas a partir do olhar de quem as apresenta, para a partir dessas informações, contextualizar à queixa e fazer intervenções com o objetivo de propiciar benefícios aos envolvidos.

Após a visita ter sido realizada, é importante que ocorra uma devolutiva para a criança e os pais,  sobre alguns aspectos observados.

 

Pág 105–> Além dos aspectos observados sobre a criança e o ambiente escolar, se possível, ter contato com o caderno da criança será de grande vantagem para o psicólogo, pois este instrumento utilizado no dia a dia fornece pistas sobre o que está sendo lecionado pelo professor, sobre como a criança realiza as atividades propostas, a relação entre pais e docentes através dos bilhetes que servem como meio de comunicação entre eles.

Pág 106–> O ideal, para ter acesso ao caderno da criança, é pedir  à ela que nos apresente o conteúdo e, enquanto os apresenta, faça relatos de situações e/ou atividades solicitadas e como foram as execuções dessas atividades, se foram para um caminho positivo ou negativo, valorizando sua singularidade e modo de ser no mundo.

Pág 110 —> O processo do psicodiagnóstico, através do uso de alternativas de investigação sobre a queixa e o contexto social da criança, possibilita ao profissional e/ou estudante de psicologia compreender a criança em diferentes ambientes e situações, e consequentemente o seu jeito de ser no mundo, sempre respeitando a sua singularidade. O objetivo do psicodiagnóstico interventivo é propiciar benefícios para todos os envolvidos, possibilitando aos personagens que abram-se uns para os outros a fim de compreender o olhar do outro e o por que o outro pensa daquela forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com