TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Social

Por:   •  1/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.889 Palavras (16 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 16

        1 INTRODUÇÃO         

O trabalho a seguir corresponde ao Estágio Básico I com duração de 40 horas, sendo 20 horas de observação e 20 horas de análise de dados e escrita deste presente relátório, com a finalidade de observação do comportamento, proposto no segundo período do curso de psicologia. O trabalho enquadra-se numa abordagem qualitativa. O foco do presente trabalho é a observação do comportamento de uma criança 0 à 11 anos de idade por 20 horas em seu ambiente de convivio (casa, escola, laser) de modo a compreender os aspectos tocantes ao desenvolvimento humano.

Foi explicado aos pais os procedimentos da pesquisa no qual concordaram com a participação da criança mediante assinatura do Consentimento Livre e Esclarecido, foi lido e o mesmo assinado pelo pai em duas vias, ficando uma com os pais e outra com a pesquisadora.

Para preservar a identidade do sujeito observado, não irá aparecer o nome da criança a fim de que não seja identificado.

As observações iniciou-se em Agosto de 2016, todas as terças-feiras por 2 horas e sextas-feiras 2 horas, com termino previsto para mês de Setembro de 2016.

Serão aplicados os testes piagetianos, Piaget em sua teoria criou estágios de desenvolvimento cognitivo. Para diagnosticar problemas de conservação ocorridos nos estágios pré-operatorio e de operações concretas.

A teoria piagetina ressalta a importância de entender a qualidade de pensamento, os argumentos do sujeito na tentativa de compreender as transformações da realidade.

2 SUJEITO PESQUISADO

Carlos [1] a criança observada é um menino branquinho, cabelos castanho claro, olhos castanhos com quatro anos e dois meses de idade, que ama os personagens do filme “Os Vingadores” tem tudo dos vingadores, as fantasias dos super herois, brinquedos (bonecos, jogos) os filme, as suas próprias roupas com estampa dos vingadores e etc. Reside em Cacoal com seus pais, a mãe é pedagoda da aulas particulares o pai é contador trabalha em uma empresa privada de Cacoal, a mãe tem mais disponibilidade de tempo com a criança, quando a mãe está dando aula Carlos fica  aos cuidados de sua cuidadora de segunda a sexta, os avós maternos também são muito presente na vida de Carlos, Carlos é o único filho do casal.

 A gravidez da mãe foi planejada pelo casal, a mãe teve uma gestação de 37 semanas a criança nasceu em Cacoal de parto cesárea, a gestação da mãe foi um pouco dificil o emocional da mãe ficou bastante abalado, ela chorava muito, em todo período de gestação se encontrou muito sensível. Teve que ficar em repouso por cinco meses pois teve deslocamento de placenta corria o risco de perder o bebê. Nas 37 semanas de gestação a saúde do bebê sempre esteve saudavél, o bebê teve seu desenvolvimento e peso sempre em dia.

Carlos  estuda desde os 2 anos de idade, atualmente cursa o pré I em uma escola particular no período matutino e no período vespertino realiza atividades extraclasse como inglês e natação.

No nosso primeiro encontro com a criança foi e está sendo muito gratificante ele ficou muito feliz, nos apresentou a casa dele, o cachorro, os brinquedos, ele gosta muito de conversar é um menino muito ativo.

3 METODOLOGIA

A abordagem do seguinte trabalho foi de natureza qualitativa, onde a observação participante foi utilizada como coleta de dados.

Segundo Bogdan e Biklen (1994), a investigação qualitativa tem várias características: “a fonte direta de dados é o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal” (p.47); o investigador permanece muito tempo no terreno e faz registos associados às observações que faz, pois este compreende melhor as ações se as vivenciar, uma vez que o contexto influência o comportamento das pessoas; “é descritiva, [ou seja,] os dados recolhidos são em forma de palavras ou imagens e não de números” (p.48); “os investigadores qualitativos interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelo resultado ou produtos, [pois] as estratégias qualitativas patentearam o modo como as expectativas se traduzem nas atividades, procedimentos e interações diárias” (p.49); “os investigadores qualitativos tendem a analisar os seus dados de forma indutiva”(p.50), havendo questões que surgem à medida que se vão recolhendo dados; “o significado é de importância vital na abordagem qualitativa” (p.50), ou seja, os investigadores tentam compreender a forma de pensar das pessoas envolvidas no estudo.

Bogdan e Biklen (1994) afirmam que os investigadores qualitativos questionam muitas vezes os seus sujeitos de investigação, de modo a compreenderem o porquê das suas ações. Assim, “o processo de condução de investigação qualitativa reflete uma espécie de diálogo entre os investigadores e os respetivos sujeitos” (BOGDAN & BIKLEN, 1994, p.51).

A Observação Participante é realizada em contato direto, frequente e prolongado do investigador, com os atores sociais, sendo assim o próprio investigador o instrumento de pesquisa. Requer a necessidade de eliminar deformações subjetivas para que possa haver a compreensão e interações entre sujeitos em observação. Para essa pesquisa o investigador terá que adquir treino nas suas habilidades e capacidades para utilizar a técnica.

A observação participante é dinâmica e envolvente e o investigador é simultaneamente instrumento na recolha de dados e na sua interpretação, como já afirmámos. Na realidade, é essencial que o observador esteja consciente dos estereótipos culturais e possa desenvolver a sua capacidade de introspeção. Entendemos como Observação Participante o trabalho de campo no seu conjunto, desde a chegada do investigador ao campo de pesquisa, quando inicia negociações para conseguir acesso a este e se continua numa visita prévia, com o reconhecimento do espaço ou campo de observação e a interação com indivíduos envolvidos.

A observação vai evoluindo de uma fase mais descritiva no inicio, em que o observador vai procurar ganhar uma “vista global” do que ali acontece, assim obtendo uma perspectiva geral dos aspectos sociais, das interações e do que acontece em campo, a que se seguirão momentos de observação focalizada, focando em determinadas situações e/ou acontecimentos. Por último, a observação selectiva, depois das várias observações em campo, já no decurso da elaboração do relatório.

As observações foram realizadas em dois ambiente em que a criança já é adaptada, em sua propria casa e na casa dos avós materno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (271 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com