TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento Social

Por:   •  23/5/2022  •  Dissertação  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 4 Giulia Bidô UC21103091

Com base no estudo do texto de Aronson, Wilson e Arkert (2008) no Capítulo Preconceito, explique o fenômeno do preconceito e a dinâmica que se estabelece entre os grupos no documentário "Uma Lição de Discriminação" e o suporte teórico da psicologia social envolvido nesse experimento em sala de aula, assim como.

1. Qual experimento clássico em psicologia social deu base ao procedimento utilizado pela professora no documentário?

O experimento de Henri Tajfel, um professor sobrevivente dos campos nazistas, que procurou entender de onde vêm os preconceitos e a discriminação. O experimento se chama “separação de grupos''.

2. Quais são as etapas do experimento conduzido no documentário?

A primeira etapa do experimento consiste em separar os membros do grupo em dois grupos, segundo critérios absurdos, em geral. No caso do experimento, os alunos eram divididos em alunos baixos e altos.

A segunda etapa é demonstrar preferência por um dos grupos, tratando-o de modo a favorecê-lo. Durante o experimento, a professora elogiava e incentivava os alunos baixos, ao mesmo tempo em que inferiorizava os alunos altos.

A terceira etapa do experimento é inverter a situação. O grupo que antes era discriminado, passa a ser o favorecido. No dia seguinte, a professora passou a elogiar e incentivar os alunos altos, e a discriminar os alunos baixos.

3. Quais são as conclusões do experimento conduzido no documentário?

Através do experimento foi possível observar que, enquanto as crianças de um grupo eram favorecidas, a maioria não se importava com o sofrimento do outro grupo. Porém, quando elas mesmas sofriam a discriminação, sofriam bastante e pediam para a professora parar com tal metodologia. Após todos terem vivenciado a experiência de discriminação, alguns alunos revelaram que pararam de chatear seus colegas com palavras rudes, e alguns declararam que nunca iriam deixar que discriminassem alguém na frente delas.

4. Quais seriam as soluções para reverter o processo de discriminação?

Em primeiro plano, cabe citar a Hipótese do Contato, que consiste em juntar os membros do ingroup e outgroup, com o objetivo de reduzir o preconceito entre grupos raciais e étnicos. Contudo, o mero contato se mostra insuficiente e pode até exacerbar as atitudes negativas existentes. Para que o contato realmente diminua o preconceito, seis condições precisam ser atendidas: a interdependência mútua, um objetivo comum, o mesmo status, contato informal entre as pessoas, múltiplos contatos e normas sociais de igualdade.

Em segundo plano, vale salientar a metodologia da sala de aula “quebra-cabeça”. É uma técnica muito efetiva para melhorar a autoestima e o desempenho dos estudantes da minoria, aumentando a empatia e promovendo relações de amizade entre os grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (24.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com