TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Incrivel Experimento Social De Gêmeos Separados No Nascimento

Por:   •  22/5/2023  •  Resenha  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

O INCRIVEL EXPERIMENTO SOCIAL DE GÊMEOS SEPARADOS NO NASCIMENTO

BREVE SÍNTESE DA OBRA         

A obra, originada de um polêmico experimento social secreto onde uma agência de adoção de crianças designava cada recém-nascido a uma família diferente, narra toda a trajetória de vida dos menores que participavam do estudo coordenado por uma instituição de pesquisas (Child Development) com autorização do governo norte americano, que objetivava desenvolver pesquisas que possibilitassem comprovar de que forma a genética influenciaria no desenvolvimento dos gêmeos que cresceriam em ambientes socioeconômicos diferentes, evidenciando qual deles (genética ou socialização) teria maior impacto. Para tanto, foi necessário um monitoramento sistemático ao longo dos anos sem que fosse do conhecimento das famílias os reais motivos da investigação.

Aos 19 anos, Robert, Eddy e David, residiam em cidades circunvizinhas, quando souberam da existência uns dos outros. A descoberta viria a mudar suas vidas por completo. Logo, viraram notícia tornando-se um fenômeno da mídia, participando de diversas atrações de TV, rádio e cinema, visto que tratava-se de uma estória extraordinária que todos queriam conhecer.  Os irmãos estavam felizes e tentavam recuperar o tempo que a adoção por diferentes famílias lhe teriam roubado, quando surgiu a informação por meio de um jornalista, de que a separação havia sido proposital para fins experimentais, ao contrário do que as famílias haviam sido informadas, de que cada um seguiu um destino porque a agência de adoção julgara improvável que alguma família estivesse disposta a adotar os três bebês de uma vez e, mesmo questionados pelas famílias quanto a omissão do parentesco dos gêmeos, as respostas sempre foram evasivas. As famílias acreditam não terem sido selecionadas aleatoriamente. Todas elas possuíam uma filha com a idade de dois anos aquando da adoção.  O experimento foi mantido em segredo para assegurar a eficácia dos resultados.

A nova descoberta causou impacto na vida dos trigêmeos e de suas famílias, antes enganadas ao serem informadas que o monitoramento feito por anos em seus filhos estudava o desenvolvimento de crianças adotadas, passaram a criticar contundentemente o estudo social com gêmeos chegando a compará-los com os realizados pelos nazistas durante a segunda guerra mundial, classificados como cruéis.

Apesar de sua semelhança física, os irmãos tinham preferências em comum, porém de personalidades diferentes. Com a convivência, passaram a ter momentos de comunhão mas de conflitos também. Suas diferenças ficaram evidentes e os problemas de relacionamentos começaram a surgir quando abriram um restaurante em sociedade.

Anos mais tarde, Robert abandonou o negócio que tinha com os irmãos e tornou-se advogado.  Eddy, que apresentava sinais de doença mental possivelmente hereditária, cometeu suicídio aos 33 anos.

As gêmeas Michele Mordkoff e Allison Kanter se conheceram por causa do filme. Ao que indica, outros 23 gêmeos foram afetados.

Os resultados da experiência nunca foram revelados.

PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA

Umas das teses que se pretendia ver comprovada no experimento, dizia respeito a:

Gêmeos separados no nascimento e criados em lares onde as famílias tinham condições socioeconômicas distintas (estudar os efeitos da natureza humana de cada um em relação ao ambiente nos quais foram inseridos). O objetivo do estudo era ver até que ponto o meio socioeconômico e a educação influenciariam à natureza dos meninos, questões relacionadas com o comportamento inato x adquirido. Mensalmente eram visitados pela equipe de pesquisadores que registravam os progressos dos meninos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (149.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com