TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Por:   •  5/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 6

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

           O Centro de Educação Infantil Municipal “Meyre Aparecida de Pinho”, localizado no Bairro Aristeu da Costa Rios, foi inaugurado no dia 12 de fevereiro de 2015. Esta instituição é fundamental no atendimento à educação das crianças do Bairro São Geraldo e adjacências. A estrutura deste Centro de Educação é composta por: nove salas de aulas, sala de diretoria, sala de professores, cozinha, berçário, banheiro adequado à educação infantil, sala de secretaria, banheiro com chuveiro, despensa, almoxarifado, pátio descoberto, e lavanderia.

O Centro de Educação Infantil Municipal “Meyre Aparecida de Pinho” presta uma homenagem à filha do vereador Mário de Pinho, que atuou ativamente no trabalho missionário na comunidade do bairro São Geraldo, através da Pastoral Catequética, RCC e MECE. 

DIÁRIO DE CAMPO

06/03/2017 – Ao chegarmos na creche fomos muito bem recebidas por uma funcionária que se prontificou rapidamente em nos ajudar, já tínhamos combinado com a diretora para nos levar até uma sala de aula. A turma onde fizemos a observação é do maternal I, crianças de dois anos. As monitoras nos falaram rapidamente sobre as crianças, uma das informações é que a maioria delas são novata na creche. As crianças ficam das 7:30h às 18:00h, a partir das 16:30h os pais já podem pegar as crianças. Alguns demoram muito para buscar os filhos, os que ficam até o final do horário ficam ansiosos e muitas vezes chorando. De acordo com as monitoras.

14/03/2017 – Como já conhecíamos a creche, chegamos e fomos para a sala de aula. Tudo aconteceu como previsto, os alunos brincavam e alguns ainda dormiam e logo foram levados para o lanche. Após o lanche brincaram no “parquinho” e foram levados para uma sala onde iriam acompanhar músicas coreografadas pela Xuxa; nesta sala os alunos brincaram com os brinquedos, já que o CD estava com problemas. Retornaram para a sala da turma onde continuaram brincando com os brinquedos menores (bonequinhos, bichinhos, carrinho, motos) e com bolhas de sabão (a monitora assoprava), o que eles demonstraram gostar muito. A única queixa das monitoras se refere à demora de alguns pais para buscar os filhos. Tem aluno que ao perceber que está iniciando a troca de roupas para irem embora, já começa a chorar, porque sabe da demora.

21/03/2017 – Quando chegamos na sala de aula, as crianças estavam dormindo. Aos poucos iam acordando, e as monitoras iam arrumando os cabelos, trocando as fraldas e as crianças que não usam fraldas foram levadas ao banheiro. Após esta etapa do “acordar” as crianças foram levadas para o lanche, depois para o parquinho. Depois de um certo tempo, voltaram para a sala onde puderam brincar com brinquedos de montar. Tudo transcorreu normalmente até o momento que fomos embora.

28/03/2017 – Quando chegamos as crianças estavam dormindo, acordaram aos poucos, foram trocadas e algumas foram ao banheiro. A monitora nos mostrou o caderno de recados dos alunos, nele há bilhetes da professora para os pais, dos pais para as professoras e as devidas respostas. Há também um diário mensal onde é anotado as atividades realizadas pelos alunos diariamente. As crianças foram levadas para o lanche, depois para o parquinho. Voltaram para a sala, onde ficaram brincando com brinquedos variados até o momento de irmos embora.

04/04/2017 – Entramos na sala, as crianças estavam dormindo, foram acordando aos poucos, algumas vão ao banheiro, outras precisam ser trocadas, porque usam fraldas. Assim que a turminha estava pronta, foram para o lanche, brincaram no parquinho e voltaram para a sala. Na sala foram oferecidos brinquedos e também foi colocado músicas, algumas crianças brincaram, cantaram, dançaram. Tinha um aluno novo, que chorava muito, pedindo pelos pais.

18/04/2017 – As crianças estavam dormindo, foram acordando e se preparando para lanchar. As monitoras arrumam os cabelos, colocam os calçados, trocam as fraldas e levam ao banheiro as crianças que já sabem usar o vaso sanitário. Depois do lanche as crianças brincaram no parque e depois voltaram para a sala. A monitora nos disse que o garoto que chegou na semana do dia 04 já estava mais calmo, não tinha chorado mais. Na sala as crianças brincam com os brinquedos que são oferecidos.

24/04/2017 – Quando chegamos as crianças estavam dormindo, foram acordando aos poucos e se preparando para o lanche. Alguns foram ao banheiro, tomaram agua, outros tiveram suas fraldas trocadas. Terminado este momento, as crianças foram levadas para o lanche, após foram brincar no parquinho. Ao voltar para a sala a monitora tentou jogar “boliche” com a turminha, mas não deu certo, as crianças não conseguiam obedecer às ordens da monitora. O “boliche” foi guardado e eles brincaram com brinquedos diversos.

24/05/2017 – Chegamos na instituição as 13:30h, fomos levar o contrato do estágio pra diretora assinar, ao chegar lá ela não estava, enquanto isso fomos dar uma olhada nas crianças, conversamos um pouco com a monitora ela nos informou das novidades, depois despedimos e fomos aguardar a chegada da diretora, ela chegou mostramos pra ela no banner a estratégia de intervenção, ela demonstrou muita satisfação com a nossa proposta, perguntou se podíamos deixar o banner para expor na creche, deixamos com ela e em seguida pedimos pra ela assinar os papeis e informamos que voltaremos somente em Agosto.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Embasamento Teórico

De acordo com Jaskulski (2015), soprar é considerada uma habilidade motora oral importante para o desenvolvimento da fala, assim como para capacidade de mastigar e engolir os alimentos. Isso porque soprar requer uma musculatura forte das bochechas, mandíbula, lábios e língua a fim de produzir o sopro.

Muitos pais se frustram quando seus filhos não conseguem brincar com bolinhas de sabão, encher uma bexiga ou quando chegam os aniversários deles e não conseguem soprar a velinha. Podemos ajudar as crianças a desenvolverem estes músculos através de brincadeiras simples no nosso cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com