TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O I Encontro de CAPS da Região de Londrina

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO SOBRE I ENCONTRO DE CAPS DA REGIÃO DE LONDRINA

        

O I Encontro de CAPS da Região de Londrina ocorreu dia 29 e 30 de setembro no Anfiteatro do CCS - Hospital Universitário. Além das palestras apresentadas também houveram minicursos, todos com foco no CAPS e a Saúde Mental.

        Durante as palestras foi discutido muito sobre o suicídio e também foram apresentados diversos dados sobre esse fato. Alguns dos dados apresentados foram que no mundo o suicídio está entre as 10 principais causas de óbito, no mundo aproximadamente 800 mil pessoas cometem suicídio por ano. O Brasil está em 8º no Ranking Mundial de número de suicídios, outro dado apresentado é de que no Brasil morrem aproximadamente 32 pessoas por dia.

Esses dados já mostram como é importante discutirmos sobre o suicídio, já que está entre uma das grandes causa de mortes mundiais, ou seja, que afetam vários países do mundo. Ao contrário do que alguns pensam, falar sobre suicídio é importante e ajuda na prevenção desse tipo de violência, devemos falar abertamente sobre esse assunto para que assim as pessoas tenham mais acesso a informações e com isso seja mais fácil identificar, pela própria sociedade, pessoas que apresentem risco de suicídio e iniciar um tratamento, uma vez que as mortes por suicídio são mortes potencialmente evitáveis quando tratadas adequadamente.

O tratamento para pessoas que tem riscos de cometer um suicídio é baseado em uma avaliação psicológica e psiquiátrica, focando a segurança do pacientes, avaliação do risco de suicídio e na procura de outras comorbidades psiquiátricas. Pois conforme dados apresentados nesse encontro 95% dos suicidas tem alguma doença psiquiátrica diagnosticável, sendo que desses indivíduos com doenças psiquiátricas 70% apresentam Transtorno Depressivo e Afetivo Bipolar, 25% Abuso por Dependência de Álcool, 10% Esquizofrenia, 9% Transtorno de Personalidade e 4% Transtorno Cerebral Orgânico.

Deve-se também avaliar o plano suicida que o indivíduo apresenta assim o profissional poderá ter mais clareza se esse indivíduo já fez plano que possam ser executados para o suicídio, nesse caso deve-se ter um tratamento intenso e entrar em contato com a família do indivíduo, ou se o mesmo ainda não fez planos para tal. Quando o paciente já teve alguma tentativa de suicídio, deve-se avaliar qual é a probabilidade de ocorrer outras tentativas.

Além desse assunto também foi discutido a importância de uma atuação multiprofissional nas políticas públicas, com foco no CAPS. Um atendimento multiprofissional trás diversas vantagens ao paciente, pois no CAPS muitos dos problemas apresentados pelos seus pacientes não são determinados por somente um fator na vida do indivíduo, os problemas psicossociais são determinados por diversos fatores.

Por conta disso é importante que a atuação desses centros seja de forma multidisciplinar para que assim o problema do paciente seja tratado com diversos olhares, possibilitando assim maiores chances desse indivíduo ter melhoras na sua qualidade de vida, focando sempre a independência do indivíduo, dentro de seus limites.

Durante o encontro também houve uma apresentação cultural dos pacientes do CAPS III no qual os mesmos apresentaram uma coreografia com música.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com