TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Karl Marx

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.769 Palavras (12 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 12

Karl Marx

VIDA E OBRA

Nascido em 1818 na Alemanha, Karl Marx foi um filosofo e revolucionário que viveu praticamente todo o século XIX, e podemos dizer que ele foi o pensador central deste século. Seu pensamento é extremamente influente em várias outras correntes, outras áreas do conhecimento, como a Sociologia, Política, Historia, Economia, entre outras. Marx trás uma nova visão sobre a sociedade, uma nova maneira de enxerga-lá, uma visão cientifica, centrada no mundo concreto, tentando interpretar a sociedade não pelas ideias mais pela matéria, pela dinâmica da própria sociedade e não por algo exterior a ela. Ele tinha como base a dialética (dialética é o método de explicação da realidade que tem por base o princípio lógico da contradição, ou seja, a contraposição de ideias ou situações leva a uma nova ideia ou situação), esse método foi criado por Marx para explicação da história das sociedades humanas a partir das relações sociais de produção. Para o marxismo, dialética é o pensamento e a realidade ao mesmo tempo, ou seja, a realidade é contraditória com o pensamento dialético.

Quando exilado na Inglaterra Marx passou por muitas dificuldades financeiras e foi ajudado por Friedrich Engels (1820-1892), com quem escreveu várias obras importantíssimas. Em parceria com Engels, preparou a doutrina do comunismo cientifico, defendendo a luta de classes como motor da história. Para quem quer começar a estudar Karl Marx, é sempre bom começar pelos livros: A Ideologia Alemã, A Miséria da Filosofia, Os Manuscritos Econômicos – Filosóficos. Lembrando que o Manifesto Comunista (1848), o panfleto do ponto de vista político econômico filosófico mais lido e mais divulgado de todos os tempos é uma obra importantíssima, entretanto não é a obra mais conhecida de Marx.

A obra onde Karl Marx expõe o seu pensamento, a sua teoria político-econômica é a obra O Capital (1867), que foi uma das maiores analises já feita a respeito do capitalismo, que foi escrita devido a seus estudos em economia política, que é uma crítica ao capitalismo, e foi durante muitas décadas uma referência nas ciências sociais. Nesta obra existem muitos conceitos econômicos complexos, como mais valiacapital constante e capital variável, uma análise sobre o salário; sobre a acumulação primitiva, resumindo, sobre todos os aspectos do modo de produção capitalista, incluindo uma crítica sobre a teoria do valor-trabalho de Adam Smith e de outros assuntos dos economistas clássicos. O capital é um conjunto de livros, sendo o primeiro de 1867, Marx viveu apenas para ver o primeiro livro publicado, o qual recebeu correções e anotações posteriores do próprio autor, além de traduções para outras línguas. Os outros dois foram publicados por Friedrich Engels, amigo e colaborador de Marx. Ele morreu em 1883 em Londres devido a uma bronquite e problemas respiratórios.

Outras obras obras escritas por Karl Marx são:

  • Diferênça da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro de 1841;
  • Tese de doutoramento na Universidade de Iena, Crítica da filosofia do Direito de Hegel no ano de 1843;
  • A questão judaica também em 1843;
  • Contribuição para a crítica da filosofia do Direito em Hegel e Manuscritos econômico-filosóficos em1844;
  • Teses sobre Feuerbach e A Sagrada Família em 1845;
  • Trabalho assalariado e capital no ano de 1849;
  • As lutas de classe na França de 1848 a 1850 que foram do ano de 1850;
  • Mensagem da Direção Central da Liga Comunista também de 1850;
  • 18 brumário de Luís Bonaparte de 1852;
  • Punição capital em 1853;
  • Grundrisse entre os anos de 1857-1858;
  • Para a crítica da economia política e População, crime e pauperismo no ano de 1859;
  • Salário, preço e lucro em 1865;
  • Capital: crítica da economia política (Livro I: O processo de produção do capital) no ano de 1867;
  • A guerra civil na França em 1871;
  • Resumo de “Estatismo e anarquia”, obra de Bakunin entre os anos de 1874-1875;
  • Crítica do Programa de Gotha em 1875, e por fim;
  • Notas sobre Adolph Wagner em 1880.

Todas essas obras são obras referências e devem ser devidamente estudadas.

PENSAMENTO E TEORIA MARXISTA

Para escrever suas obras Marx foi influenciado e tem como fundamentos a doutrina idealista do Friedhrich Hegel (1770-1831), o neoliberalismo e o capitalismo desenvolvidos pelo Adam Smith e David Ricardo na Inglaterra, o materialismo do filósofo Ludwig Feuerbach (1804-1872), que também é um ponto de partida do Marx e o socialismo utópico que foi criado na frança e tinha como principais referências o Saint-Simon, Louis Blanc e o Proudhon.

Quando se pensa na filosofia marxista coloca-se sempre em questão a PRAXIS, para Marx toda a sua filosofia esta relacionada á ela. PRAXIS segundo ele é pensar sobre o mundo, filosofar sobre ele, criar uma teoria, mais que essa teoria seja acompanhada pela mudança, pela transformação do mundo, pela prática em si.

PRAXIS = TEORIA + PRÁTICA

Por exemplo, para Marx um filósofo que só filosofa sobre o mundo, que só pensa e não faz nada para mudá-lo, não coloca sua teoria em prática não é o melhor, para ele esse tipo de filósofo é um idealista, da mesma forma uma pessoa que tem a pratica em si, que deseja transformar o mundo mais não reflete sobre ele, não pensa sobre o que deseja transformar, é um ativista, que para Marx não é uma coisa muito positiva, apesar das suas intenções, pois essa atitude pode trazer várias consequências prejudiciais. O melhor seria a junção da teoria e prática para Marx.

Para Marx a ideologia é uma “falsa consciência”, que visa beneficiar as classes dominantes, é uma visão errada da sociedade, uma visão errada da sua estrutura, das coisas como elas são. Lembrando que existe várias outras ideias de ideologias como por exemplo, para os pensadores positivistas ideologia é simplesmente um conjunto de ideias. Essa visão de Marx de ideologia é fundamental para o seu pensamento filosófico.

Segundo Marx a tarefa da Filosofia é desmascara a ideologia, mostrando os reais mecanismos de dominação da sociedade para além das aparências, como por exemplo, tornar transparentes, tornar mais claro esse mecanismo de dominação, saber como e por que acontece ás coisas, ver como isso é feito. Como ele coloca no início do seu livro O capital,“Desnudar a lei econômica do movimento da sociedade moderna”(MARX, 1867). Ou como ele fala em suas teses sobre Feuerbach, “Os filósofos até agora se limitaram a interpretar o mundo, mais o que importa é transformá-lo”(MARX, 1845). Para ele o que importa é a mudança, a transformação, como ele diz em outro momento, segundo Marx,“Toda ciência seria supérflua se houvesse coincidência imediata entre a aparência e a essência das coisas”. Ele está dizendo q a sociedade que se apresenta aos nossos olhos é diferente da sociedade tal qual ela é, e a função da filosofia é superar essa divergência, e essa divergência é a ideologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com