TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Levantamento do Filme de Esquizo

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 11

Levantamento do Filme de Esquizo

Personagem analisado: Ricky

Perfil:[pic 1]

A atuação profissional é  focada em construção (diversos trabalhos dentro do ramo) mas tb trabalhou como encanador, como coveiro e outras atividades. Diz ao recrutador da empresa PDF (Parcels Delivered Fast) que gosta de ser o seu próprio chefe (afeto alegre de satisfação[afeto ativo]) e quando é perguntado se já trabalhou com distribuição diz que não, que prefere manter a dignidade dele e que prefere passar fome antes ( afete triste de orgulho[afeto passivo]). No final da entrevista o entrevistador diz que ele é mesmo um tropper (faz tudo) (linha dura) como sendo algo positivo.

O trabalho não possui carteira assinada e nem contrato (sem salário fixo), é baseado em metas (comissão) (linha flexível). Não possui hora regulamentada e portanto a renda do mesmo segue uma regra de oferta e demanda (linha flexível). O entrevistador ainda ressalta que ele é livre, que não possui chefe no pé e que ele é dono do seu próprio destino. O caminhão para distruibuição ainda deve ser da pessoa ou é fornecido um aluguel pela própria empresa.

Ele possui dívidas para serem pagas mas precisa se endividar mais para conseguir a possibilidade de criar uma renda (afeto triste de ambição, de vergonha e de medo[afeto passivo]). A empresa “garante” a ele 155 libras por dia, o objetivo dele é obter uma renda similar ao do amigo Henry de 200 libras por dia, o que significaria trabalhar 14 horas por dia (linha de abolição)(afeto triste de rebaixamento e de ambição[afeto passivo]) e ter menor contato com a família (afeto triste de saudade[afeto passivo]). A fantasia (linha de fuga) (afeto triste de ambição[afeto passivo] e afeto feliz de consideração e de amor[afeto ativo]) dele é gerada em comprar a própria casa (linha de fuga) e não viver mais de aluguel (linha de abolição), o que conseguiria na melhor das hipoteses em 2 anos nesse trabalho – aumentando a franquia.

O gerente ressalta que o scanner é o coração do negócio e que é um aparelho bem caro. Caso perca terá que arcar com os custos. Avisa que o scanner possui um GPS que, meticulosamente, grava toda a rota, os passsos e os horários dele e que ele não pode atrasar a entrega e jamais faltar com ela.

No seu primeiro dia já leva uma chamada dizendo que foi o primeiro a chegar e o último a sair (afeto triste de frustração e de rebaixamento[afeto passivo]) (linha de abolição), que ele precisa se agilizar. Dentro da franquia pode alugar a sua própria van, fazendo com que o dono ganhe 170 libras por dia e o motorista apenas 70. O gerente constantemente estimula a pressão de tempo e a saída rápida dos entregadores (linha de abolição). Logo em seguida recebe uma garrafa que é para ele mijar e para não perder tempo nas entregas (afeto triste de indgnação, raiva e aversão[afeto passivo]).

Dentro do carro há um cartão em forma de coração feito pela filha dele escrito “ eu te amo pai” (linha de fuga) (afeto feliz de amor e consideração[afeto ativo]). Na sua primeira entrega o endereço está errado (perde a entrega) e ainda é ameaçado a tomar uma multa por  ter estacionado de forma inprópria para entregar de forma mais rápida (linha de abolição) (afeto triste de indgnação e raiva[afeto passivo]). Ricky perde tempo de entrega ao tentar ser simpático e amistoso com os clientes.

Quando um acidente com uma van de um franqueador é notificada e o gerente oferece mais carga para entrega (dinheiro), nenhum dos trabalhadores se prontificam a aceitar e então o gerente tenta empurrar para Ricky (linha de fuga). Abby mostra uma foto antes da crise de 2008 onde Ricky ainda tinha o seu emprego e ganhava uma renda boa, na qual a família n passava por apertos financeiros e o filho ainda era pequeno (linha dura e flexível) (afeto feliz de amor, satisfação e gratidão[afeto ativo]). Após a crise de 2008 Ricky perdeu o emprego e as dívidas começaram (linha dura e flexível) (afetos opostos aos anteriores[afeto passivo]).

Em um certo momento o Ricky senta para conversar com o pai, o primeiro momento apresentado no filme em uma posição de cultivo do cuidado sem ser no contexto financeiro, com o filho para falar sobre o grafitti (linha flexível) (afeto triste de preocupação[afeto passivo]). O pai se sente frustrado e com raiva pelo filho ter vendido um item caro proporcionado pelo sacrificio dos pais e ter comprado tinta de grafitti com isso (linha flexível) (afeto triste de frustração, raiva, indgnação, desconsideração e decepção[afeto passivo]). O pai ressalta que não consegue compreender o comportamento do filho e do pq que ele faz oq faz podendo prejudicar a família. Pai fica ressentido quando o filho diz não querer terminar em um estilo de vida como a do pai e com o descredito q da ao trabalho e sacrificio dele (linha flexível) (afeto triste de desconsideração, rebaixamento e vergonha do filho atravessa ele[afeto passivo]).

Ricky decide levar a filha para ajudar ele nas entregas e ela tenta ajudar ele na organização do scanner para, talvez, Ricky ter tempo de ir ao banheiro. É uma forma de passar mais tempo com a filha e de poder conversar com ela (linha flexível e de fuga) (afeto alegre de amor[afeto ativo] e afeto triste de saudade [afeto passivo]). A familia mesmo no meio de um caos financeiro consegue ter momentos de distração e afetos alegres, como mostra a cena do jantar (linha flexível e de fuga) (afetos alegres de amor, satisfação e reconhecimento[afeto ativo]).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com