TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEDO DA EXPOSIÇÃO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A FALTA

Por:   •  25/2/2019  •  Artigo  •  3.198 Palavras (13 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 13

Prática Integrativa  IV

Universidade de Fortaleza

Curso de Psicologia - CCS

O MEDO DA EXPOSIÇÃO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A FALTA

Autor: Luiza Teixeira Nogueira

Profa. Orientadora: Aline Maria Barbosa Domício Sousa

Resumo  

Este trabalho, feito para a disciplina de Práticas Integrativas IV, com supervisão da professora/orientadora Ms. Aline Dominicio tem como objetivo apresentar as discussões e resultados da pesquisa em campo no projeto Transarticulação, essa pesquisa era qualitativa e o instrumento de coleta era a observação participante que ajudou no desenvolvimento de habilidades de observação, análise documental e cultural para ajudar no levantamento de situações problemas nos processos do desenvolvimento de determinada organização social. O trabalho ajudou bastante a pesquisadora a adquirir tais habilidades, unir teoria e prática, e com isso ampliar mais o conhecimento.

Palavras-chave:

Introdução  

Este artigo apresenta os resultados e discussões de uma pesquisa desenvolvida para uma disciplina de Pratica Integrativa IV, do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O objetivo desta disciplina é desenvolver competências necessárias que iram contribuir para o futuro profissional de Psicologia, como por exemplo; observar se implicando analisar e relatar fenômenos, e assim relacionar dado com os conceitos aprendidos nas aulas teóricas e ampliar o conhecimento e a compressão a respeito dos processos propostos por determinada organização, a partir da observação participante do dia a dia dentro deste local.

O objetivo geral da disciplina é desenvolver as habilidades de observação participante com um olhar psicológico e de escrita documental para ajudar no levantamento de situações problemáticas em processos do desenvolvimento humano, tais processos como psicológicos, biológicos e sociais.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com instrumento de coleta de dados de observação participante. Para esta pesquisa observei e participei de um projeto que acontece no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). Com duração de cinco observações intercaladas, com duração média de cada observação de uma hora e trinta minutos. Além da observação, diário de campo, foi também utilizado pesquisas bibliográficas em artigos e orientação da professora.

Como estudantes de psicologia, a importância desse trabalho para nosso futuro profissional é perceber através da observação participante, não apenas a parte teórica aprendida em sala, mas conseguir unir a teoria com a prática, já que observação será um grande aliado para possíveis diagnósticos e teremos que sempre nos implicar para conseguir ampliar determinados processos. Outro fator bem importante, é o diário de campo. Onde podemos escrever tudo o que vimos e vivemos dentro da organização.

A organização escolhida foi o Projeto Transarticulação, e nele consiste o objetivo principal de Mapear as produções e expressões socioculturais das pessoas atendidas pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI – UNIFOR) nas questões voltadas à transgeneridade com vistas ao planejamento de estratégias de sensibilização destes grupos para a importância do acolhimento institucional que seja capaz de respeitar a diversidade.

Este artigo está dividido em cinco partes: Introdução, onde apresentaremos os aspectos gerais do nosso trabalho; metodologia, onde apresentaremos métodos e técnicas do nosso trabalho; resultados e discussões, onde traremos nossas análises; as considerações finais, com nossas conclusões e por fim as referências bibliográficas.

Metodologia (ARIAL, 11)

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que é traduzida por aquilo que não pode ser mensurável, pois a realidade e o sujeito são elementos indissociáveis. Assim sendo, quando se trata do sujeito, levam-se em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades. Tais pormenores não podem ser traduzidos em números quantificáveis (Duarte, 2013)

Na coleta de dados trabalhamos com observação participante, na qual o pesquisador se envolve com o objeto pesquisado. A etnografia é o método de pesquisa utilizado nesta prática, e o diário de campo o instrumento.

Segundo Rockwell (1991) a etnografia se caracteriza por: a) documentar o não documentado; b) obter, como produto do trabalho analítico, sempre uma descrição; c) permanecer longamente no campo; d) interpretar e integrar conhecimentos locais à elaboração da descrição; e) construir conhecimentos, descrever realidades particulares buscando relações relevantes às inquietações teóricas mais gerais.

Uma parte expressiva do ofício do etnógrafo reside na construção do diário de campo. Esse é um instrumento que o pesquisador se dedica a produzir dia após dia ao longo de toda a experiência etnográfica.

Durante o processo tivemos a orientação da professora/orientadora Ms. Aline Dominicio da disciplina de Prática Integrativa IV. Os dados coletados não serão divulgados e o trabalho só será apresentado no meio acadêmico, por fins éticos de pesquisa. O trabalho realizado ocorreu de Fevereiro a Junho de 2018.

Resultados e Discussão

Todos os resultados foram baseados em cinco visitas feitas ao Projeto Transarticulação, será exposto de forma cronológica, e com o objetivo principal que é falar sobre um aspecto que ficou bem evidente, que esse consiste nas faltas dos inscritos no projeto, e como isso sucedeu diante do grupo.

Primeiro contato foi do grupo antigo com os novos integrantes do projeto, todos muito receptivos em prol do mesmo objetivo: Mapear as produções e expressões socioculturais das pessoas atendidas pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI – UNIFOR) nas questões voltadas à transgeneridade com vistas ao planejamento de estratégias de sensibilização destes grupos para a importância do acolhimento institucional que seja capaz de respeitar a diversidade.

         Com planos de ações bem estruturados, dos quais podemos citar: realizar cadastramento de novos usuários dos serviços ofertados pelo NAMI – UNIFOR, demanda mobilizada através de inscrições com LINK NA INTERNET (Mutirão de Triagens); Efetivar parcerias com os cursos de FONOAUDIOLOGIA (prof. Tiago Aguiar) e DIREITO (Núcleo de Práticas Jurídicas); Dar continuidade aos atendimentos individuais e em grupo com a participação dos usuários, bem como realização dos GED’s (Grupo de Estudos voltados para pessoas LGBTQ – NAMI/UNIFOR); Participar de eventos acadêmicos e de iniciativa dos movimentos sociais em defesa dos direitos LGBTQ, além de escrever artigos com relatos de experiências multiprofissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (226.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com