TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea

Por:   •  26/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

 

Sobre o museu.

O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea está situado dentro do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, complexo de saúde mental conhecido como “Colônia”, localizado na Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro. É responsável pela preservação, conservação e difusão da obra de Arthur Bispo do Rosário – um dos expoentes da arte contemporânea, de reconhecimento nacional e internacional.  No período em que visitimos v“Utopias: a vida para todos os tempos e glória”

Início da visita

Iniciamos nossa visita técnica sentados no rol do que me pareceu ser a entrada principal do museu. Lá iniciamos um bate papo sobre as expectativas da visita juntamente com nossa professora Aline Drummond e suas duas monitoras. Bem no meio do bate papo o ilustre Arlindinho - assim observei como é carinhosamente chamando por todos na Colônia - um dos artistas e moradores da Colônia, nos alegrou, e muito nos ensinou sobre sua vivência ali. Participou do bate papo e "roubou a cena" na maioria do tempo, enquanto ali permanecemos.

Carlinhos trajava uma calça customizada por ele mesmo, ao decorrer da visita pudemos observar o quanto suas obras se caracterizavam com sua calça. Ele tem uma marca muito peculiar e especial em suas obras, que por sinal, foi uma das mais inspiradoras que observei em toda visita.  

Fomos então separados em 3 ou 4 grupos se não me engano; cada grupo foi guiado por pessoas que ali trabalham e nos foram explicando com muito detalhes e carinho sobre tudo o que perguntávamos e a história principal do museu.  

O que observei no decorrer da visita.

Em suas quatro galerias, no prédio sede da Colônia que é um Polo Experimental há um espaço dedicado às atividades de educação, lá são apresentados gratuitamente mostras e exposições, e oferece uma série de programas educativos voltados para todas as idades.

Meu grupo deu início pela arte chamada Crianças da Mata, que foram feitas justamente pelas crianças da colônia. Na obra cada criança expressou tudo de si e escreveram sobre sua vivência na colônia. Suas obras são utopias produzidas pela sua capacidade de imaginar e criar, o que me leva a crer que se manifesta essa capacidade, desde a infância. A imaginação é o que nos move, nos impulsiona, provoca a abertura para um campo de possibilidades antes inexistentes. "Tudo o que não é natural é produto da capacidade humana de imaginar. A utopia é um ato de criação. A criação é uma ação utópica.”, Diana Kolker e Ricardo Resende.

Após fiquei encantada com a então exposição do Carlinhos; de fato, tudo era muito peculiar a ele. Suas obras são vastas em detalhes e cores. O artista usa e abusa de bonecos, sapatos - esses dois itens foram os que mais me chamaram atenção- mas por fim, suas obras contêm muita sucata. Havia uma de suas obras em que o próprio Arlinidinho veio nos oferecer para compra, seu valor era de R$ 1.500,00. Essa arte ao que me pareceu, era um boneco dele mesmo montado em uma moto estilo triciclo da Harley Davidson, que se ligada à energia, piscavam os faróis. Achei o máximo e muito engenhosa essa obra.  

Nossa terceira parada foi na galeria bem próxima a do Arlindinho, era do artista Pedrinho. Pedrinho nos encantou pela sua simpatia e carinho, o artista com muito empenho e carinho discorreu sobre cada obra sua, que são desenhos e pinturas em várias formas diagramais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com