TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Seminário: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, o mesmo é fruto de uma aventura de Edmundo Monteiro, com visão revolucionária para sua época, e apoiados por um grupo de amigos. O MASP foi inaugurado em 2 de outubro de 1947 por Chateaubriand e pelo Pietro Maria Bardi jornalista crítico de arte italiana recém chegado no Brasil.MASP considerada tesouro da humanidade, cuja coleção, a mais importante do hemisfério sul.

Assis Chateaubriand já tinha um projeto que vinha há ser cultivado há décadas, sendo que ,sempre foi incentivador da arte e de artista. Chateaubriand pretendia sediar o futuro museu no Rio de Janeiro mas optou por São Paulo pois seu tirocinio indicava que aqui teria mais sucesso para arrecadar os fundos necessários à aquisição de obras de arte para formar o museu. Assim com a ajuda do casal Pietro Maria Bardi e Lina Bo. Já o terceiro componente do grupo Edmundo Monteiro, executivo do grupo de mídia dos Associados para a região sudeste e sul, o mesmo começou como office-boye assim foi galgando até atingir seu ponto máximo CEO (Chief Executive Officer, no jargão atual das grandes corporações). Com esses posto Edmundo pode proporcionar a Assis Chateaubriand os meios para adquirir as obras de arte, pois competia a Edmundo Monteiro negociar o apoio dos anunciantes para arrecadar os fundos necessários à essa operação. O empreendimento não teria sucesso em tão curto espaço de tempo de 1946 a 1957 sem o empreendimento de Edmundo. Ele foi conquistando outros doadores além dos que Chateaubriand já estava reunindo. Seu trabalho está desde do período da construção, até a consolidação do MASP, resolvia problemas; assim como a houve a necessidade de novas instalações.Na gestão de Adhemar de Barros na Prefeitura de São Paulo conseguiu harmonizar os interesses do poder público municipal e os do MASP, assim foi negociada a construção do edifício que hoje abriga o MASP no Belvedere do Trianon que havia sido demolido para a realização da 1a. Bienal Internacional de Arte de São Paulo em 1951. Nos momentos mais delicados da vida do MASP, Edmundo Monteiro assumiu sua presidência conduzindo-o até a eleição de seu sucessor o sr Helio Dias de Moura. Foram os seguintes os presidentes do MASP: Samuel Ribeiro, Horacio Lafer, Joaquim Bento Alves de Lima, Assis Chateaubriand, Alexandre Marcondes Filho, Rogério Giorgi, Edmundo Monteiro, Helio Dias de Moura, José Mindlin e, atualmente, Julio Neves. O sr. Max Lowenstein foi nomeado por Assis Chateaubriand presidente não estatutário por relevantes serviços prestados à formação dos Museus Regionais que Chateaubriand iniciou para dotar as várias regiões do país com um núcleo de arte brasileira principalmente. Foram implantados os de Olinda, PE, Campina Grande, PB, Araxá, MG, e Porto Alegre, RS.

O Masp inicialmente instalou-se em quatro andares do edifício dos Diários Associados, adaptados por Lina Bo Bardi.

Lina Bo, arquiteta modernista italiana e esposa do professor Bardi, concebeu arquitetonicamente o prédio atual do MASP. O terreno da Avenida Paulista havia sido doado à municipalidade com a condição de que a vista para o centro da cidade bem a da serra da Cantareira fosse preservada, através do vale da avenida 9 de Julho. Modificações na postura municipal quanto às edificações nessa avenida mudou, infelizmente,a paisagem. Para preservar a vista, a arquiteto Lina Bo idealizou um edíficio sustentado por quatro pilares permitindo,assim, aos que passam pela avenida possa descortinar o centro da cidade. Em construção civil é único no mundo pela sua peculiariedade: o corpo principal pousado sobre quatro pilares laterais com um vão livre de 74 metros.Essa estrutura avançada exigiu uma solução cujo desafio foi aceito pelo professor Dr. José Carlos de Figueiredo Ferraz que aplicou seu sistema de protensão. Os cálculos forma feitos pelo prof. dr. José Lourenço de A. B.Castro. Construído de 1956 a 1968, a nova sede do MASP foi inaugurada em 07 de novembro de 1968 com a presença de S.M. a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.

O MASP sempre foi - e continuará sendo - um museu inovador. Por ocasião do centenário do professor Bardi (fevereiro 2000) realizou uma grande exposição, onde além das peças mais representativas da coleção Lina Bo e P.M. Bardi – doadas pelo casal ao museu, foram também expostas outras obras do acervo indicadas pessoalmente por Bardi. a Chateaubriand para serem adquiridas.estas foram apresentadas na área mais nobre, na pinacoteca do 2° andar.A curadoria da exposição foi confiada a Luis Hossaka, amigo, assistente e colaborador do professor e atual curador chefe.

Para apresentar a população um novo conceito de organização do 2º andar, - moderno, contemporâneo e inédito no Brasil - caracterizado por painéis totalmente móveis, vitrines e sistema de iluminação distribuídos de forma a proporcionar não só exposições rotativas de nosso acervo - com melhores visuais para o visitante - como também, e principalmente, condições adequadas para o exercício de atividades de ensino e atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com