TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PSICÓLOGO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Por:   •  17/3/2017  •  Resenha  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 9

O PAPEL DO PSICÓLOGO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

ROBERTO CRUZ

Em 27 de Agosto de 1962, foi acionado o decreto lei que regulamentou a profissão de Psicólogo no Brasil, desde então a Psicologia tem procurado se afirmar como ciência e profissão nas diferentes áreas de conhecimento e campo de aplicação da Psicologia na sociedade.

Três temas serão abordados: Família, Sociedade e Trabalho.

JULIA BUCHER

FAMÍLIA– Houve um avanço bastante importante, as Universidades estão sensibilizadas para os estudos voltados para estruturas e dinâmicas de famílias, e como o Psicólogo passa a ter uma formação não só para o ponto de vista Clínica, mas voltado também para as questões de transformações da família moderna.

Toda família tem uma estrutura e uma dinâmica ela faz parte do movimento, anteriormente da família tradicional, pois era extremamente bem estruturada, tinha regras definidas, uma hierarquia, o papel masculino era bem definido como o homem provedor, a mulher era a provedora emocional, havia uma regra clara em termos de limites, uma hierarquia como o mundo dos pais e o mundos dos filhos, essa era uma organização que funcionou e que ainda encontramos, mas didaticamente dividimos essas estruturas em família tradicional,família moderna e família pós moderna.

Não podemos dizer que temos um modelo familiar, pois temos estruturas e dinâmicas bem diferenciadas, como também os períodos de transformações do ciclo vital, mudanças de comportamentos e cognição, sendo o papel do Psicólogo muito importante para não ficar fixado nos instrumentos, na forma de leitura como se tudo fosse a mesma coisa, aprender a ver, observar, descobrindo o que tem de original e diferente de todas as estruturas.

Podemos imaginar que a sociedade tradicional foi se transformando para uma sociedade moderna, por vários fatores como o desenvolvimento tecnológico que trouxe descobertas que alteraram bastante a vida, estruturas, dinâmicas de marido e mulher, da maternidade pois quando a pílula anticoncepcional surgiu a mulher passou a ter uma outra concepção do próprio corpo, passou a ter os filhos que ela quisesse ter, já na sociedade tradicional não havia os mecanismos de escolhas.

Essas transformações todas acabaram também afetando muito as relações conjugais, gerando conflitos inter-relacionais, sexuais, ciúmes em relação ao uso da pílula anticoncepcional e então o Psicólogo tem que estar sempre atento a todos os movimentos de transformações, pois eles provocam uma ruptura entre o conhecido já estabelecido e o medo das mudanças fazendo com que as pessoas acabem dentro de uma posição de fundamentalismo, não querendo avançar e descobrir o que de positivo no novo.

O avanço da tecnologia na medicina trouxe várias mudanças no conceito de paternidade e maternidade, criando outros mecanismos como inseminação artificial, banco de esperma e de repente a figura do pai ficou em segundo plano dentro da sociedade pós-moderna, então o Psicólogo tem que estar preparado, lendo, pesquisando renovando o conhecimento e entendendo as consequências dessas transformações, pois são mais rápidas do que as mudanças extracurriculares.

Há também um aspecto como uma mãe que serve de barriga de aluguel para a filha, ou seja, vira mãe biológica de um neto, sendo a estrutura modificada e muitas vezes, não se tem uma nomenclatura para definir e se adaptar a essa nova realidade;

Outro aspecto seria acerca do divórcio, começam as restituições desses novos casamentos e tudo isso gera conflitos, na qual o Psicólogo precisa estar atento, pois faz parte do imaginário de como as pessoas introjetaram esses valores e suas respectivas concepções.

O Psicólogo tem que ouvir, sendo um grande tradutor, tem que traduzir tudo o que ouve dentro dos conhecimentos de aspectos teóricos, vai tentando retrabalhar os conflitos para que as pessoas se sintam mais calmas, menos angustiadas e consequentemente com menor sofrimento.

HARTMUT GÜNTHER

SOCIEDADE– A Psicologia é uma ciência com o objetivo transformador da Sociedade, na qual tem o papel de estudar, compreender e modificar o ser humano e a sua subjetividade.

O Psicólogo tem três desafios sociais:

1º - Preparar as pessoas para aceitar as mudanças que estão por vir

2º - Acompanhar as Mudanças centrais: Mobilidade, Virtualidade e a Participação da Sociedade

3º - Tratar as vítimas das mudanças, que não conseguem se adaptar à nova sistemática.

A atuação do psicólogo na sociedade é fundamental para entender como o ser humano constrói sua história, correlacionando o meio ambiente na qual as pessoas estão inseridas, conhecendo os aspectos da sua subjetividade nas relações sociais e interpessoais, entendendo as suas expectativas para o futuro, os conflitos do seu passado e o seu cotidiano na construção do seu presente.

Nada mais prático que uma boa teoria, tendo a dicotomia entre a aplicação e teoria, sendo essencial um vasto estudo teórico das abordagens metodológicas.

ADRIANO PEIXOTO

TRABALHO– As tecnologias causam impactos direto no trabalho, em funções das transformações tecnológicas que hoje estamos vivenciando na sociedade, é possível expandir a produção sem necessariamente expandir o número de pessoas que estaria trabalhando e isso gera um impacto na produtividade das organizações.

No aspecto evolutivo, a prática da Psicologia nas organizações desenvolveu-se a partir do início do século XIX, sob o nome de Psicologia industrial, sendo definida como "o estudo do comportamento humano nos aspectos da vida relacionados com a produção, distribuição e uso dos bens e serviços de nossa civilização, dedicando-se à aplicação dos conhecimentos no comportamento humano para a solução dos problemas no contexto industrial.

Desde então, a prática da Psicologia no mundo do trabalho foi se modificando, e embora não pareça haver consenso entre os autores sobre as terminologias utilizadas, percebe-se uma ampliação do seu aspecto de atuação ao longo do tempo.

Nós temos várias denominações, mas só temos um campo de trabalho, pois os nomes apontam para os objetos e não para as cisões teóricas.

Quando falamos em termo de Psicologia do Trabalho, estamos falando em desenvolvimento de sistema de trabalho, relação entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com