TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O homem e seu papel no mundo

Por:   •  15/8/2015  •  Dissertação  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

O homem e seu papel no mundo

Ao longo de quase três mil anos filósofos, tentaram de alguma maneira dar um significado para a existência humana, dar um proposito para a vida que vivemos.

Os pensadores gregos acreditavam no ser humano como eixo unificador do universo, separando o corpo da alma, onde a essência e a dignidade do homem encontram-se gravada no mais profundo da alma.

Já os pensadores cristãos, tendo um contato direto com seu Criador, seu papel no mundo é vivido com a responsabilidade de honrar seu criador, seus passos são para a gloria de Deus. Na Idade Media alguns filósofos cristões trouxeram a racionalização para explicar a fé.

Ao passar dos anos os pensamentos do Renascimento surge as pessoas continuam seu vinculo com a fé, porem o motivo real da existência humana novamente ressurge.

Com as duvidas na idade moderna a submissão do homem pela religião é deixada para traz e os pensamentos do homem se tornam autônomos e por meio das experiências e da razão.

Com a utilização da razão surge a teoria evolucionista onde o homem é fruto da evolução e os princípios da fé se perdem, novos princípios moral éticos surgem e o papel do homem na sociedade é afetado drasticamente.

Com o uso da razão e a fé sem impor limites aos desafios da ciência, as técnicas cientificas avançam, e novas descobertas aparecem para auxiliar a compreensão das dimensões do universo e da complexibilidade do ser humano. Conhecendo quão grande é o universo que nos rodeia e quão pequenos somos em relação a ele (como individuo), a missão de compreender a existência do homem se torna cada vez mais complexa.

Hoje com o avanço da ciência em nenhum momento da historia o homem teve tanto tempo para pensar, perdendo os vínculos com Deus e o homem sendo mero fruto de uma evolução em um universo infinitamente grande, a cada passo que a sociedade da se torna cada vez mais difícil definir o sentido da existência humana.

Mesmo que nenhuma teoria tenha convencido realmente toda a humanidade, cada qual abraça sua causa como pode, muitos vivendo seus princípios éticos e morais, e os adaptando para poderem viver dentro de nossa realidade e alguns ainda sofrem de uma crise de identidade seguindo vivendo dia após dia.

Com a evolução continua da ciência o estudo acadêmico pode nos trazer mais próximo do conhecimento, para entender aonde grandes pensadores e pesquisadores chegaram encurtando anos de pesquisas em busca de respostas para nos trazer uma melhor condição de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com