TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PSICODRAMA E MORENO

Por:   •  19/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação do tema

O presente trabalho trata-se de uma análise do filme “Doze Homens e Uma Sentença”, dirigido por Sidney Lumet, relacionada à teoria de Kurt Lewin (1890 – 1947) sobre processos grupais. Lewin foi estudante de química, física e filosofia em universidades de Friburgo, Munique e Berlim; foi professor de Psicologia na Universidade de Berlim, Universidade de Sanford (Califórnia), Universidade de Cornell (Nova York), Universidade de Havard, e fundou o Centro de Pesquisa em Dinâmica em Grupos a pedido do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Segundo BOCK (1999), sua teoria abordou temas como coesão do grupo, pressões e padrão do grupo, motivos individuais e objetivos do grupo, liderança e realizações do grupo, e suas prioridades estruturais.

O psicodrama foi associado ao teatro por alguns pensadores, mas como não se tem roteiros ou atores, esta teoria segundo Moreno, desenvolve o encorajamento em se “passar o ato”, seus problemas e fantasias (Cabral e Nick,2006), sendo os temas livres, baseado em vivencias de seus pacientes, promovendo a analise das situações nas visões de outros âmbitos.

1.2 Objetivos

Relacionar o filme com o referencial teórico tem como objetivo promover a compreensão dos processos grupais e psicológicos que podem acontecer em determinados contextos. Ao observar na pratica como ocorrem esses processos e como podem ser explicados com base na teoria analisada em aula

1.3 Justificativa

Esta análise como exemplo para relacionar na pratica a teoria de Jacob Levy Moreno, com o processo grupal observado no filme, observando na pratica como a teoria se aplica.

2 MÉTODO

2.1 Instrumentos

Os instrumentos utilizados para o trabalho foram: o filme “Doze Homens e Uma Sentença”, dirigido por Sidney Lumet, e a obra “Psicoterapia de grupo e psicodrama- Jacob Levy Moreno”.

2.2 Procedimento de coleta de dados

Para a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema.

2.3 Procedimento para análise dos dados

A análise de dados foi realizada através da exploração do tema no decorrer do filme assistido.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante o filme “Doze Homens e Uma Sentença” foi possível enxergar várias características da Teoria de Moreno. O filme retrata o caso de doze homens que se reuniram num com a função de júri popular, para decidirem a sentença de um jovem de 18 anos, acusado de ter matado o próprio pai, onde nesse julgamento sendo culpado seria levado a sentença de pena de morte na cadeira elétrica.

Segundo o juiz a decisão desses jurados deveriam ser unanime, e ao iniciar o diálogo entre eles, pode se observar que devido ao réu ter cometido outros crimes no decorrer de sua vida, e por preconceitos dos próprios jurados, mesmo sem questionar as provas dispostas, eles o consideram em maioria como culpado, vendo que o envolvimento pessoal e com base em suas vivências são facilmente convencidos da culpa do jovem.

Visto em uma das cenas a “ Inversão de papéis” da teoria de Moreno pode ser observada, onde um dos personagens de coloca no lugar do acusado. Onde também este mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com