TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Do Psicologo Na Educação

Artigo: O Papel Do Psicologo Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  809 Visualizações

Página 1 de 5

A atuação do psicólogo escolar.

A Psicologia Escolar contribui para alcançar os objetivos educacionais e para a recuperação da capacidade de transformação contínua da Instituição Educacional. Para tanto, questiona a eterna repetição dos discursos e das práticas que tomam como naturais ou individuais as queixas escolares, como a repetência, a evasão e os “maus comportamentos”. A Psicologia concebe a queixa escolar como fabricada no interior de um sistema complexo de relações, em que estão situados professores, equipe técnica e administrativa, alunos, família e a comunidade, estruturado de certo modo e em dado momento da história da Instituição e dos seus protagonistas. Entre os compromissos da Psicologia Escolar, destacamos o auxílio na garantia das possibilidades de acesso e permanência na escola, contribuindo para o processo de inclusão social.

As escolas representam uma força admirável na sociedade, estando abaixo somente da família para influenciar as pessoas. Portanto exerce um poder de persuasão na formação do indivíduo. Ainda assim, passa por grandes problemas, visto que nem sempre consegue acompanhar o ritmo das mudanças que ocorrem no âmbito local, regional e universal.

O psicólogo aparece então para contribuir na resolução destes problemas e de outros, a fim de possibilitar a melhoria da interação do indivíduo na comunidade. Cabe ao psicólogo escolar ajudar o aluno a compreender as mudanças e, por isso tem um papel de intermediário no aperfeiçoamento da educação; embora receba muitas críticas, da própria escola, dos pais e da comunidade.

A inclusão do psicólogo na vida escolar, é para contribuir de maneira singular e concreta no sistema escolar. Mais especificamente, o campo de atuação do psicólogo na escola, está relacionado como a solução dos problemas educativos e o modo como as escolas ensinam as crianças. Cumpre ao profissional desenvolver em sua função, habilitações e recursos como observação direta, entrevista, questionário, anamnese, aconselhamento,testes psicológicos; os quais lhe facilita, adquirir as informações necessárias para montar o diagnóstico e o laudo para a escola e para a criança. As qualidades do profissional, são a capacidade de ouvir os outros, atitude de compreensão das imperfeições de conhecimentos e instrumentos a ele oferecidos no sistema escolar, e a empatia.

Ele trabalha com pessoas que apresentam experiências e valores de vida, diferentes dos dele. Na maioria das vezes, as pessoas que mais precisam de sua ajuda, se mostram como opositoras, e demonstram uma resistência defensiva por enxergarem o profissional com uma ameaça à sua integridade.

O psicólogo escolar é por vezes rejeitado e por isso precisa de força e entendimento, a fim de esperar que a resistência seja desfeita pelas pessoas com as quais ele vai trabalhar e desenvolver suas habilidades de intervenção nas circunstâncias desfavoráveis e desencorajadoras, mas que fazem parte de sua tarefa, enfrentá-las com atitude e perspectiva de resposta otimista.

...Sou a favor dos psicólogos práticos, a favor do trabalho prático e, portanto, em sentido amplo, a favor da ousadia e do aprofundamento de nosso ramo da ciência na própria vida.(Vygotsky,1968)

O que consiste este trabalho prático do psicólogo na educação?

Num primeiro momento, relacionar os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos. Para isso é necessário conhecer os temas da educação e o funcionamento da escola enquanto instituição característica para que estes conhecimentos possam ser articulados.

Cabe ressaltar que o trabalho prático, a que se refere Vygotsky, não é um trabalho afastado da teoria, nem uma superposição do campo psicológico sobre o educacional, e sim um trabalho de reflexão da prática a partir da teoria.

Assim, apoiado em seus pressupostos teóricos e estes, por sua vez, já articulado ao conhecimento educativo, a grande contribuição do psicólogo escolar reside nos bastidores da instituição, isto é, sua ação deve desenvolver-se prioritariamente com os professores e não com os alunos, contribuindo para que eles estejam cada vez mais fortalecidos e instrumentalizados para uma atuação de qualidade junto ao alunado.

Hoje não temos dúvidas de que o trabalho mais importante que um psicólogo possa desenvolver nas instituições de educação é a formação em serviço de seus educadores.

Neste sentido, sua contribuição pode apontar algumas direções:

Ajudar o educador a refletir sobre sua infância, para melhor compreender a infância de seus alunos;

Contribuir para que o educador infantil possa rever sua identidade enquanto profissional, encontrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com