TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do psicólogo no tratamento dos transtornos

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Qual o papel do psicólogo no tratamento dos transtornos?

A maioria das crianças com transtornos de ansiedade são encaminhadas para diagnósticos e tratamentos psicológicos devido a problemas de comportamento tanto em seus relacionamentos quanto no ambiente escolar. A partir da queixa principal, o papel do clínico é entender esses comportamentos que causam sofrimento e trazem prejuízos à saúde, prejuízos sociais, emocionais ou comportamentais ao sujeito. Estabelece-se uma ordem diagnóstica diferencial que o guiará aos tratamentos, propostas terapêuticas recomendadas que beneficiem o paciente. É fundamental que o psicólogo esteja atualizado com os trabalhos e pesquisas recentes relativos à sua especificidade para orientar a família. De modo geral, o tratamento é constituído por uma abordagem multimodal, que inclui orientação aos pais e à criança, o tratamento psicoterápico, o uso de psicofármacos e intervenções familiares.

A atuação do psicólogo comportamental se faz muito eficiente em transtornos de ansiedade de separação, transtorno do pânico (TP), transtorno de ansiedade generalizada (TAG), fobias especificas (FE), fobia social (FS) e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

A Psicologia comportamental estuda e trabalham as interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos, sendo assim a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é comprovadamente eficaz para os transtornos de ansiedade infantil e do adolescente. O Psicólogo Comportamental mostrara ao paciente que ao promovermos nosso autoconhecimento, é possível aumentar nossa habilidade para agirmos da maneira que queremos, melhorando nossos pensamentos e sentimentos, em relação aos outros e a nós mesmos. 

A TCC salienta a correção de pensamentos distorcidos, treino de habilidades sociais, exposições graduais e prevenção de respostas baseadas em uma ordem de sintomas, ou seja, inicia-se pelos sintomas menos intensos e, sucessivamente, o paciente é exposto a sintomas mais graves, treino de relaxamento, reestruturação cognitiva, etc. Identifica-se como, quando e onde tais comportamentos ocorrem e que função tem estes comportamentos para o paciente. As intervenções familiares objetivam conscientizar a família sobre o transtorno, auxiliá-la a aumentar a autonomia e a competência da criança e reforçar suas conquistas.

Conclusão- falta

Etapa 2

Drogadição e seus sistemas de ação. Possibilidades de atuação do psicólogo na questão da drogadição.

As drogas são classificadas como lícitas e ilícitas. As ilícitas são drogas cujo comércio e consumo é proibido por lei, como por exemplo, a maconha, o crack, a cocaína, a heroína, êxtase, etc. As drogas lícitas são aquelas que a lei permite que sejam comercializadas e consumidas, exemplo, a nicotina, o álcool e os psicofármacos.

De um modo geral podemos dizer que as drogas alteram a percepção, o humor e as sensações, induzindo, ainda que temporariamente, sensações de prazer, de euforia, ou aliviando o medo, a dor, as frustrações, as angústias dentre outros, por afetarem o sistema nervoso central causam alterações nas funções cognitivas, de atenção e memória.

A cocaína não possui efeitos uniformes, ou seja, cada indivíduo reagira ao efeito da droga de uma forma diferente, isso ocorre, pois depende muito da dose que foi utilizada, da biodisponibilidade e da duração da ação da cocaína no organismo, da forma a qual foi ingerida, alem das diferenças individuais.

Com base em estudos realizados podemos dizer que a maconha diminui a defesa natural do organismo, altera os cromossomos com prejuízos genéticos, altera o regulador de hormônios, podendo acarretar impotência e esterilidade temporária, além da ação deletéria causada no sistema nervoso central.

O crack é uma substancia obtida a partir da cocaína, bicarbonato de sódio e água, aquecida e utilizada em forma de cachimbo, tem rápida obsorção pelo organismo causando dependência, loucura e até a morte.

O LSD conhecido como droga psicotomimética ou psicoléptica, pois pode provocar um estado em que há uma separação da personalidade, simulando os sintomas de esquizofrenia.

A heroína é uma droga obtida a partir da morfina (pó branco e amargo), quando o usuário se tornar dependente sente a necessidade de repetir as injeções a cada quatro ou seis horas a fim de prevenir os desprazeres da abstinência. Doses excessivas podem induzir a um estado comatoso.

O êxtase (MDMA) causa efeitos neuropsiquiátrico agudo no usuário, que incluem alterações na percepção do tempo e na percepção visual, com autoconfiança, empatia, diminuição da defesa e agressão seguida de aumento da interação social. É de grande valia ressaltar que os usuários do MDMA apresentam elevados riscos de desenvolver distúrbios psicopatológicos, como insônia, transtornos de pânico, psicoses, depressão, ansiedade, irritabilidade, etc.

O uso prolongado de MDMA pode acarretar em problemas neuropsiquiátricos irreversíveis ao usuário, pois possui um potencial tóxico elevado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com