TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plantão Psicológico

Por:   •  9/10/2019  •  Resenha  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Plantão Psicológico

O plantão psicológico surgiu diante de diversas demandas da contemporaneidade, cujo atendimento passa a ser realizado em qualquer lugar e a qualquer momento, sendo que nesse modelo de atendimento a valorização do ser humano e sua realidade social são o principal foco. Essa mudança no modelo de atendimento se faz necessária diante da sociedade atual, é preciso um modelo terapêutico que consiga atender as demandas atuais, principalmente diante das condições do serviço público, sendo possivel que com o plantão mais pessoas possam receber o acolhimento.

A escuta funciona de forma ainda mais empática do que em abordagens tradicionais, onde sujeito passa a ser compreendido a partir de seus próprios significados, cabendo ao terapeuta esvaziar-se de suas técnicas e teorias e integrar-se ao paciente para vivenciar a sua mesma experiência, além de não haverem restrições do que pode ou não ser trabalhado naquele momento. Nem sempre as pessoas precisam de psicoterapia, muitas vezes elas apenas necessitam de acolhimento em um momento de crise para descobrirem como trilhar seus caminhos a partir de determinada situação.

A psicologia nasceu com grande influencia do modelo médico, principalmente em busca de ser reconhecida como ciência, pautava-se em psicodiagnósticos e seus atendimentos estavam restritos a consultórios particulares para pacientes de classe elevadas. A subjetividade passou a ser considerada após perceberem que não era possivel que pesquisas e experimentos fossem realizados sem levá-la em consideração, pois o próprio pesquisador a possui. Com essa transformação entende-se a importância de ver o mundo sob diversas perspectivas, de forma fragmentada e complexa e não mais de forma unificada, Assim a psicologia passa a ser mais flexível, ao invés de pegar um conjunto de técnicas e utilizá-los de forma metódica, abrindo-se mais para análise do sujeito e seus significados.

O serviço de acompanhamento psicológico passou a servir como porta de entrada do processo terapêutico, sendo a partir desse primeiro contato passado o encaminhamento para outras áreas, como a psicoterapia e outras áreas da saúde, a fim de direcionar as melhores alternativas ao cliente. O plantão psicológico não possui como preocupação principal a resolução da problemática em questão, mas ajudar o cliente a refletir e desenvolver novas maneiras de lidar com suas dificuldades. É fundamental que o profissional esteja sempre aberto e pronto para se deparar com as situações inesperadas que podem surgir, se deixando afetar pela singularidade de cada encontro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (25.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com