TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Procedimento Para Coleta De Dados

Por:   •  16/11/2023  •  Resenha  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 7

ORIENTAÇÕES DA SUZAN                                                                                           ;

2. METODOLOGIA

1.1 Procedimento para coleta de dados

1.1.1 Identificação do tema e questão de pesquisa

1.1.2 Estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão

1.1.3 Identificação dos Estudos pré-selecionados e selecionados

1.1.4 Categorização dos estudos selecionados

1.1.5 Análise e interpretação dos resultados

1.1.6 Apresentação da revisão/síntese do conhecimento

1.2 Procedimentos para análise de dados

Aqui será feita a análise de conteúdo,conforme apresentados por Bardin (2011), cujo se constituirá em três fases:

  1. pré-análise;
  2. exploração do material e
  3. tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Discussão

A PRÉ-ANÁLISE traz o objetivo de sistematizar as ideias preliminares que guiarão a investigação, pelos quais tornarão ÚTIL  a pesquisa e, portanto, operacional.

A EXPLORAÇÃO DO MATERIAL mais preza pelos significados dos conceitos do material em si, isto é, a própria análise do material, considerando os significados dos conteúdos e dos textos relacionados à teoria.

Os procedimentos para a análise dos dados se apresentará por um perfil explicativo, cuja a análise de conteúdo se constituirá em três fases, conforme apresentados por Bardin (2011), contemplando:

  1. a pré-análise – prezando a sistematização do trabalho investigativo, objetivará a fundamentação teórica a priori, permitindo uma compreensão dos conceitos e termos técnicos e teóricos dos fenômenos de dimensão política e social, advindos das ciências políticas e sociológicas, para a averiguação de objetividade dos termos empregados para os fenômenos de ações políticas e governamentais do Estado nazista direcionadas à população com o fim de extermínio do povo judeu; bem como para aqueles advindos da literatura psicológica para a compreensão das repercussões (psico)sociais da população inserida nesse contexto, visando identificar nessas dimensões fatores que permitiram a concretização de um episódio de genocídio do povo judeu no contexto da Alemanha nazista + Brasil
  2. a exploração do material: os significados dos conceitos do material em si (teoria)
  3. tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Discussão

TRABALHO                                                                                                                     .

1.1 Procedimento para coleta de dados

1.1.1 Identificação do tema e questão de pesquisa

Considera-se o genocídio como “a destruição de uma nação ou de um grupo étnico” (LEMKIN, 1944, p.79 apud ARRUDA, 2020, p.476). Esse extermínio proposital acontece desde o início da humanidade e segue ocorrendo até os dias atuais.

Um dos genocídios mais conhecidos pela comunidade trata-se do holocausto que aconteceu na Alemanha, após a tomada do poder pelo estado nazista, liderado por Adolf Hitler; esse episódio da história da humanidade atingiu o mundo inteiro na chamada Segunda Guerra Mundial.

Muitos grupos étnicos foram perseguidos e inseridos em campos de concentração. Os “inferiores” presos nessas instalações, foram “obrigados a passar pelos piores atos desumanos sob a dominação daqueles que permaneciam no poder absoluto, os considerados superiores (soldados nazistas) ” (FELIZARDO; OLIVEIRA, 2017), desse modo, milhões de pessoas incluindo judeus, ciganos, poloneses, opositores políticos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, prisioneiros de guerra, ou seja, todos aqueles que não pertenciam ao modelo de raça ariana proposto por Hitler  foram submetidos a condições desumanas e/ou mortos nesses campos de concentração.

Chega o momento em que o povo judeu mais temia, e isso levaria a guerra a outro nível de crueldade: a Solução Final. Dois membros do alto escalão planejaram exterminar os judeus por fuzilamento. Posteriormente, perceberam que as câmaras de gás eram mais eficazes para esse propósito, e então, passando a receber milhares de pessoas (MARCOLINO, 2021).

Estabeleceu-se o genocídio e o holocausto como crimes contra a humanidade e, com o grande impacto da Segunda Guerra Mundial, é declarado os Direitos Humanos Universais como um novo estandarte (LEVY; SZNAIDER, 2012).

Portanto, destaca-se a seguinte questão de pesquisa: quais foram os instrumentos utilizados pelo estado alemão nazista em seu esforço de cooptação da população alemã para a promoção do genocídio do povo judeu, e de que modo eles foram bem-sucedidos em direcionar a visão de mundo dessa população? Além disso, quais fatores da política pública no Brasil se deve manter sob vigilância para coibir processos como o ocorrido no nazismo e como o conhecimento da psicologia envolvida nestes pode ajudar nesta prevenção?

Desse modo, o presente trabalho de semblante qualitativo visa realizar uma pesquisa bibliográfica de cunho explicativo por meio de uma revisão integrativa de bibliografias, que, no primeiro momento, assumirão um papel de análise e descrição dos fatores históricos da Alemanha nazista – no contexto onde o poder e a ideologia nazista se consolidou no âmbito político e cívil – a fim de debruçar sobre quais foram meios operacionais do Estado subjacentes no desenvolvimento de uma nação genocida dentre ações políticas direcionadas ao povo, a partir da comunicação das ideias e dos ideais nazistas por meio de propagandas, educação pública, políticas econômicas e outros meios no âmbito das políticas públicas, buscando compreender como essas foram adaptadas pelos nazistas para o fim supracitado de criação de permissividade e de participação da sociedade alemã no extermínio do povo judeu.  E, em um segundo momento, com a utilização de um suporte teórico de teor sociológico e psicológico,  objetivará compreender as repercussões psicológicas e (psico)sociais destas políticas na sociedade cooptada, e se estas políticas encontram reverberação no cenário político brasileiro e a quais fatores se deve manter vigilância para evitar a replicação deste fenômeno em território brasileiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com