TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto De Carreira

Por:   •  13/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3]


PROJETO DE CARREIRA

Parte 1 – Eu e minha Trajetória

Quando criança sonhava em ser veterinária, mas enfrentei situações difíceis durante a minha escolaridade, minha mãe batalhou muito para comprar meus materiais para eu poder estudar e me manter ligado à escola.  No final do fundamental o Paes era uma oportunidade de entrar para Ufu, sem passar pelo vestibular, mas os custos das inscrições eram muito altos e meios para continuar os estudos superiores em escola particular também era complicado, no último ano do ensino do ensino médio apesar de querer muito mudei minhas expectativas pois foi quando engravidei, com 20 anos em 2000. Foram 14 anos de lutas e responsabilidades.

Em 2006, consegui minha primeira oportunidade na área administrativa financeira, minhas expectativas mudaram para contabilidade ou administração. Mas ainda era difícil manter os custos com filho e faculdade.

Fiz um curso profissionalizante, foi meu primeiro contato com Recursos Humanos.

Consegui fazer faculdade de Recursos Humanos depois de me casar, financiado pelo fies, em 2014, mas não consegui atuar na área, como não era obrigatório não dediquei nos estágios, porque para isso eu teria que me abdicar do meu trabalho, que conciliava com o horário de acompanhar minha segunda filha que na época estava com 2 anos.

Com as esperanças de plano de carreira frustrada, em 2020 veio a Pandemia e com ela a dispensa.

Foi quando tive a oportunidade em fazer pós-graduação na área de RH, visando uma nova chance de entrar para o mercado atuando na minha área, mas uma vez nada adiantou. Na mesma época decidi ir embora de Uberlândia tentar uma possível oportunidade em Goiânia. Foi quando fiz o concurso de bolsas da Unitri em psicologia, era o curso que as pessoas falavam que combinavam com o meu perfil e eu já tinha uma afeição por admirar as professoras psicólogas do curso de Rh. Consegui 100% de desconto. Uma vitória.

Optei por fazer o curso e tentar novamente uma oportunidade, e fazer diferente.

Hoje ainda com dificuldade para conciliar, casa, família, trabalho e estudo, vou buscando o máximo, estou decidindo uma especialização na área escolar, clínica ou organizacional, algo que amplie minhas possibilidades de vagas em concursos públicos, pois, na minha idade 42 anos vejo dificuldades para ingressar na área de trabalho, principalmente na organizacional.

Parte 2 – Destrinchando minhas opções 

Nesta tarefa, você irá buscar destrinchar as opções de carreira que tem explorado até o momento. Para tanto, preencha os espaços abaixo e responda as questões que se apresentam, para cada alternativa de carreira que contemplou até o momento.

Opção 1:  PSICOLOGIA ESCOLAR        

Por que essa área é interessante?

Trabalhei com crianças e adolescentes 6 anos, foi um trabalho gratificante, feito com prazer conversar, incentivar alunos a correrem atras dos seus sonhos, e muitas vezes incentivar os pais a serem mais atenciosos e incentivadores de seus filhos. Acredito que nessa carreira farei a diferença na vida de muitos adolescentes e crianças.

 O que eu preciso ter – formação, certificados, cursos, habilidades etc. - para seguir nesta carreira?

Finalizar o curso de psicologia, especialização em psicologia da educação, desenvolvimento.

Quais atividades exercerei nesta carreira?

Ajudar na convivência de todos no âmbito educacionais alunos, professores e outros funcionários de convívio diário, fazendo com que o ambiente escolar esteja sempre harmônico. Acolher alunos que necessitam de acompanhamento.

O que alcanço com essa carreira? Quais dos meus valores essa carreira satisfaz?

Nesta carreira irei alcançar o meu potencial em incentivo e aguçar o potencial de cada alunos, os desenvolvendo, trazendo a mim a satisfação profissional e pessoal com o sentimento de realização com o trabalho bem-feito.

O que perco com essa carreira? Quais dos meus valores NÃO seriam atendidos por ela?

Perco a possibilidade de trabalho com mais liberdade e autonomia, trabalhar com recursos limitados, a vontade de trabalhar com liberdade nas decisões podem ficar frustradas sabendo que existe várias burocracias a serem seguidas.

Quais desafios ou empecilhos posso esperar ao seguir essa carreira? Como posso lidar com eles?

Aceitação e apoio no ambiente de trabalho, barreiras que até professores recém-formados encontram ao iniciar o trabalho em uma instituição educacional. Mostrar que estou para ajudar e tentar ao máximo manter a boa convivência.

Opção 2:  PSICOLOGIA CLÍNICA        

Porque essa área é interessante?

Mas autonomia, apesar das dificuldades iniciais, os ganhos e qualidades de vida são favoráveis no auge da carreira.

O que eu preciso ter – formação, certificados, cursos, habilidades etc. - para seguir nesta carreira?

Graduação completa em psicologia, especialização na área humanista

Quais atividades exercerei nesta carreira?

Auxiliar o paciente em questões pessoais promovendo o autorreconhecimento, para lidar com questões do cotidiano, ajudar pacientes a lidar com questões psicológicas traumas, dificuldades, medos etc.

O que alcanço com essa carreira? Quais dos meus valores essa carreira satisfaz?

Vou alcançar meu desejo de poder ajudar as pessoas, oferecendo o que eu tenho de melhor, ouvinte, compaixão, cuidados ...

O que perco com essa carreira? Quais dos meus valores NÃO seriam atendidos por ela?

A segurança de ter um salário fixo, decimo terceiro, mas planejamento para tirar férias.

Quais desafios ou empecilhos posso esperar ao seguir essa carreira? Como posso lidar com eles?

Desafios financeiros no início ou em algumas ocasiões de crise, posso lidar com isso fazendo uma boa gestão financeira e controlar gastos sem necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com