TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE FORMAÇÃO DE CARREIRA

Por:   •  9/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ATIVIDADE AVALIATIVA2

PROJETO FORMAÇÃO E CARREIRA / NEGÓCIOS

Centro Universitário

Dom Pedro II

Curso

UNIFICADO

Docente

Luciano Conceição

Data

1506\2021

COMPONENTES DA EQUIPE (NOMES COMPLETOS E EM ORDEM ALFABÉTICA)

DIACUI SOUZA SANTOS

ELIENE SOUZA

HELENITA CONCEIÇÃO RIBEIRO

ROSANE RAILDA PINTO SILVA

ORIENTAÇÕES:

  • DATA DE ENTREGA: 20/06/2021
  • A atividade possui 03 (três) questões discursivas. Cada uma vale (2,0 pontos).
  • Essa atividade tem o valor de 6,0 (seis) pontos.
  • Observem a organização lógica do pensamento.
  • Evitem senso comum, dando caráter acadêmico às respostas.
  • O texto deve ser produção dos estudantes, portanto, não podem, nem deve copiar ou transcrever textos de terceiros.
  • Apenas o líder deve enviar a resposta da atividade.

SITUAÇÃO-PROBLEMA

O Gororoba é um restaurante que está há 20 anos no mercado servindo refeições, fica situado no Comércio, bairro de Salvador, que conta com uma grande concentração de empresas. O restaurante do Sr. Takakara Nuprato tinha poucos concorrentes e havia conquistado a maior parte da clientela. Sua propaganda sempre foi e continua sendo o boca a boca.

O restaurante serve apenas dois tipos de pratos, feijoada ou macarronada, não há sobremesas no cardápio. Há um problema na climatização, em alguns pontos do restaurante os clientes reclamam do calor. O Gororoba só aceita pagamento em dinheiro ou anotação numa caderneta para os clientes que compram fiado. Sua principal estratégia é o preço baixo e o tempero. Os clientes elogiam a qualidade da comida, embora reclamem da falta de variedade e demora no atendimento. 

O imóvel é próprio e fica na rua mais movimentada do bairro. Com o passar do tempo surgiram novos restaurantes na região, todos com aluguéis que oneram os seus custos, porém existe a possibilidade de redução nos preços dos aluguéis, por causa de um incentivo da prefeitura. Há mais imóveis sendo reformados, principalmente na rua onde o Gororoba está situado, portanto, podem surgir mais clientes e concorrentes.

Os concorrentes investem em propaganda nas redes sociais, distribuem panfletos e disponibilizam um cardápio variado, bem como oferecem sobremesas. O Gororoba começou a sentir os impactos da concorrência acirrada, o número de clientes reduziu em 15%.

O governo estadual está disponibilizando uma linha de crédito especial apenas para os empreendedores que já estão atuando há mais de 15 anos no bairro do Comércio. O proprietário do Gororoba atende os pré-requisitos e se quiser poderá solicitar o benefício.

QUESTÕES DO CASO

A sua atribuição é reunir um grupo de gestores competentes e criativos, ou seja, os componentes da sua equipe. A missão da equipe é prestar consultoria para o restaurante Gororoba. Nessa consultoria será necessário identificar os principais problemas da empresa, propor soluções para os problemas e utilizar o Canvas para planejar o futuro da empresa.

1. Quais foram os problemas identificados? Por que eles prejudicam o restaurante? Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (No mínimo 15 linhas e no máximo 25. Usar fonte arial 12) – (VALOR 2,0 PONTOS).

No Restaurante do Gororoba, foram identificados diversos problemas. Visto que, existe uma deficiência por consequência da falta de investimento na melhoria de alguns fatores, por exemplo: variedades no cardápio, opções de pagamento, problemas na climatização, falta de investimento tecnológico para acesso dos clientes e ausência de propagandas nas redes sociais. Mediante a todos os fatores citados acima, consequentemente o restaurante é consideravelmente prejudicado em diversos fatores, um deles é o relacionamento e fidelização com o cliente, o setor financeiro também pode ser muito prejudicado, visto que, a ausência do uso da tecnologia pode retardar o atendimento e desenvolvimento no dia a dia do funcionamento do restaurante. Um fator importante que não pode deixar de ser citado, é o controle de custos e gastos desnecessários do restaurante que podem ser fortemente afetados se não houver controle tecnológico para agilizar a comunicação interna de uma empresa, isso reduz desgastes tanto na equipe quanto aos clientes. Suposto que, existem também outros fatores que prejudicam o restaurante, como a falta de variedades no cardápio e a climatização. Em outras palavras, a importância do cardápio é um dos pilares fundamentais para um bom funcionamento de um restaurante e deve ser valorizado como tal e merece toda atenção possível.

2. Quais são as suas ideias, suas propostas para resolver os problemas do restaurante? Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (No mínimo 15 linhas e no máximo 25. Usar fonte arial 12) – (VALOR 2,0 PONTOS).

Com base em todas as informações dos problemas citados no texto acima, é possível afirmar que existem diversas ideias e propostas para solucionar todos os problemas do restaurante. Uma delas é estabelecer uma gestão de qualidade ao estabelecimento, conforme boas técnicas administrativas, fazer um plano de ação e marketing, aproveitar datas comerciais e comemorativas para oferecer promoções aos seus clientes, oferecer um cardápio variado e sobremesa traz melhoria e total satisfação para o cliente. Visto que tão importante quanto criar um plano de ação é o acompanhamento que deve ser feito dele. Manter a climatização do ambiente e proporcionar acesso à internet para satisfação e conforto do ambiente é essencial para a satisfação e fidelização do cliente. O acesso à tecnologia traz mais eficiência e agilidade ao processo no atendimento, desde a recepção ao encerramento da conta. Posto que, existem outros benefícios como por exemplo: o controle financeiro, controle de estoque, gráfico de análise de desempenho e gráfico de produtividade. Contar com a tecnologia garante redução de custos desnecessários e redução de erros para melhorar cada vez mais o desenvolvimento do negócio, gerando mais crescimento e lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (89.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com