TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Carreira

Por:   •  18/3/2021  •  Dissertação  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

ROCHA, Milta Costa da Silva. Projeto de carreira, plano de vida, passo a passo para um gerenciamento de vida profissional e pessoal. In: LEVENFUS, Rosângela Schotgues; SOARES, Dulce Helena Penna Soares. Orientação Vocacional Ocupacional. Artemed. ed. 2. 2010.

No livro Orientação Vocacional Ocupacional publicado em 2010 tem a participação da autora Milta Costa da Silva Rocha, psicóloga e também especialista em Saúde Mental e Trabalho, no capítulo intitulado por “Projeto de carreira, plano de vida”.

O texto citado tem como objetivo suscitar a reflexão acerca da importância da escolha e os desafios a serem percorridos no processo de elaboração de um projeto de carreira. Primeiramente, a autora expõe a realidade da procura pela Orientação Profissional e de Carreira, que se refere ao desejo de realização e satisfação profissional e pessoal. Além disso, essa procura poderá estar relacionada a uma recolocação no mercado, uma adaptação no perfil organizacional, entre outros e geralmente é solicitada com certa urgência.

Frente a esse cenário, Milta desenvolveu o estudo apresentado no capítulo a fim subsidiar profissionais que trabalham com Orientação Profissional, com possibilidade de indicar caminhos norteadores para um projeto de carreira.

Sendo assim, pode-se analisar algumas técnicas apresentadas para elaboração deste projeto, haja vista, que a subjetividade de cada indivíduo deverá sempre ser respeitada. O orientador deverá instigar o pensamento do sujeito antes da elaboração do projeto acerca de atividades para formação elencando por grau de importância de desejáveis e os viáveis, a missão e visão, com isso, estimulando o autoconhecimento, haja vista que quanto mais se conhece de si mais isso se torna possível. Outrossim, a importância do planejamento e a implementação de um plano que considere os sonhos, valores, potencialidades, possíveis obstáculos e desenvolvimento de habilidades específicas, assim como a flexibilidade para redirecionar a carreira sempre que necessário.

A autora salienta ainda que os obstáculos, as dificuldades e mudanças devem ser usadas como propulsores favoráveis para aprimoração e autorrenovação, e que o desejo é apresentado de maneira encabulada, por vezes dificultando o diálogo, pois certos sujeitos buscam por algo fora de si como se fossem obter uma resposta pronta para o que se procura. Em suma, as técnicas apresentadas neste capítulo norteiam o orientador nesse processo, tornando-o um facilitador primeiramente no desenvolvimento do autoconhecimento de jovens, adultos e idosos e por seguinte na elaboração de um projeto de carreira, tendo em vista o tão desejado sucesso profissional e pessoal, sem deixar de considerar todos as adversidades da vida para se alcançar o objetivo pessoal.

Em conclusão, note-se que a ideia da autora em realizar um apanhado na literatura juntamente com toda sua experiência e produzir um estudo que possa auxiliar profissionais nesse contexto é muito conciso e claro, um texto de fácil leitura e compreensão. Sendo assim, essa leitura é de extrema importância para acadêmicos e profissionais da área, pois trata-se de uma pesquisa científica que agregar diversos conhecimentos teóricos capazes de dar suporte. O orientador deve estar sempre atento às mudanças e evoluções não se restringindo a uma forma de aplicação de técnicas robotizadas, pois esse modelo pode não criar um vínculo com o solicitante dificultando o trabalho de ambos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com