TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PLANO DE CARREIRA

Por:   •  15/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  1.247 Visualizações

Página 1 de 10

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

JOSENICE SANTOS BASTOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO

LAURO DE FREITAS/BA

2016

JOSENICE SANTOS BASTOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Projeto de Intervenção apresentado ao curso de Psicologia da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) como processo avaliativo da disciplina Estágio Básico II.

Orientadora: Professora Maria Estela

LAURO DE FREITAS/BA

2016

SUMARIO

1 - INTRODUÇÃO 4

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

3 - O QUE É UM PLANO DE CARREIRA 6

3.1 - ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA 6

• Definição dos objetivos de carreira 6

• Estímulo à pesquisa sobre as carreiras e sobre o mercado de trabalho 7

• Identificação do Ponto de Partida 7

• Auxílio para a aquisição das competências necessárias para o desenvolvimento profissional 7

• Criação de uma estratégia de inserção no mercado de trabalho 8

4 - METODOLOGIA 8

5 - ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO 9

6 - INVESTIMENTO 9

7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

8 – CRONOGRAMA 10

9 - REFERÊNCIAS 10

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz como proposta a elaboração de um projeto de intervenção de plano de carreira que atenda às atuais necessidades dos estudantes da rede regular no município de Lauro de Freitas-BA.

O projeto tem como seu principal público os alunos do ensino médio, onde se encontram em uma etapa complicada, onde cada pessoa passa a se tornar um adulto. Nessa fase se produzem várias crises de identidade, pois cada um está procurando seu próprio eu. A pessoa se rebela contra tudo e todos, fala mal, se deixa levar pelas amizade, tudo isso tem uma explicação: procurar quem ela é realmente. Sendo assim ,eles ainda não decidiram o que quer fazer da vida, nessa etapa a preocupação básica é conseguir identificar alguma profissão com a qual deverá trabalhar, preferencialmente durante o restante de sua vida útil. A analise não é algo fácil ou difícil por si só, mas é um estudo amplo e, em alguns casos, até complexo, p que leva muitos a não realizar esta importante tarefa em sua vida profissional.

Os trabalhos inerentes á análise de mercado, para uma situação de resultados otimizados para o aluno, podem ser desenvolvidas em quatro etapas, com finalidades bem definidas e interligadas, a saber: estabelecimento da visão, estabelecimento dos valores pessoais, identificação de oportunidades e ameaças no mercado de trabalho bem como o debate estruturado de cenários que devem ou podem ocorrer no futuro deste mercado de trabalho.

Á orientação vocacional pode ajudar ou atrapalhar a vida profissional desses alunos. Para ajudar a mesma tem que ser muito bem estruturada e abrangente, envolvendo, conforme o caso, até a família do jovem, bem como apresentando, de forma sustentada, a realidade dos diversos grupos de profissões existentes no mercado, incluindo as suas tendências.

O aluno terá que trabalhar os três componentes básicos de sustentação do plano de carreira: conhecimentos, habilidades e atitudes. Com melhor qualidade ele consegue aprender e guardar o que realmente interessa em sua futura vida profissional.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Inicialmente se faz necessária a conceituação do que é planejamento de carreira, suas etapas e sua aplicabilidade, para então podermos fazer o uso desses no caso concreto em questão. Plano é o documento formal que consolida informações, atividades e decisões desenvolvidas com base em uma metodologia de planejamento de carreira. Carreira é o conjunto planejado, estruturado e sustentado de estágios que consolidam a realidade evolutiva de cada indivíduo, de forma interativa com as necessidades das empresas e das comunidades onde elas atuam. Planejamento de carreira é o processo de desenvolvimento da atividade profissional no ambiente de labor do sujeito, voltado à especialização e aprimoramento de suas atividades funcionais para um maior destaque deste em seu emprego e seu consequente reconhecimento, pois, atualmente se observa o quão difícil tem sido o profissional permanecer durante longos períodos de tempo atrelado a mesma empresa, esse planejamento se faz importante para buscar fidelizar os empregados, buscando que estes “vistam a camisa da empresa” através de praticas de gestão a serem utilizadas, além de politicas de cargos e salários e possibilidade de crescimento dentro do âmbito organizacional, focando no desenvolvimento pessoal e no autoconhecimento, isso se dá em virtude de uma busca de realização profissional quais sejam estas, reconhecimento e oportunidades de crescimento e não apenas uma busca por melhores condições salariais.

Planejar a carreira é focar o desenvolvimento profissional no autoconhecimento, na educação continuada e no processo de fazer escolhas frente às oportunidades de trabalho. (João Florêncio Bastos Filho, 2009, pag. 20)

Vale ressaltar que apesar de existirem políticas de aperfeiçoamento dos sujeitos dentro das organizações, a educação/qualificação profissional é de responsabilidade do indivíduo, portanto, cabe a ele em seus âmbitos sociais (família, amigos, colegas de trabalho, etc.) buscar seu aperfeiçoamento profissional, tendo em vista, sempre seus objetivos, anseios e limites.

A carreira é individual, própria do profissional, e deve ser planejada em conformidade com as suas potencialidades, desejos e ambições; desta forma não possui fórmula ou receita de sucesso. (João Florêncio Bastos Filho, 2009,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com