TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Intervenção

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este presente projeto tem como um de seus principais objetivos desenvolver as potencialidades e capacidades cognitivas através da memória a fim de prevenir ou amenizar danos causados pelo envelhecimento natural do cérebro em idosos acima de 60 anos. Embora este processo seja natural a partir de uma determinada idade, várias intervenções podem ser feitas para que envelheçamos de maneira saudável e uma delas é trabalhando a memória. É de suma importância que a sociedade, a partir de seus diferentes lugares públicos ou privados, propiciem para essa faixa etária um lugar de convívio saudável, de experiências enriquecedoras e que seja prazerosa, pois assim o idoso despertará para novos caminhos e consequentemente procurará fazer novas descobertas dentro do que lhe for possível. Por isso, intervir com atividades de memória pode ser relevante para as instituições que queiram promover qualidade de vida diferenciada e que tragam benefícios a todos os envolvidos. Atuar no campo da gerontologia a partir dos princípios da (re) aprendizagem é uma chance que todos nós temos de reorganizar a maneira como lidamos e olhamos para a velhice, mostrando que esta fase tem algumas intercorrências como em qualquer fase do desenvolvimento do ser humano e que estamos em constante aprendizado.

Portanto, pretende-se não só trabalhar as funções básicas da memória, mas também de aprendizado social, convívio e troca de experiências. Este projeto visa além do aprendizado, visa garantir qualidade de vida para os idosos e aqueles que dela se faz presente. É necessário reinventar cotidianamente o mundo em que vivemos e por que não começarmos pelas pessoas que trazem consigo uma bagagem enorme de experiências? Com o presente projeto analisaremos a importância de se manter as funções da memória preservadas, pois impacta na subjetividade e no enfrentamento das situações cotidianas. Utilizamos de pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leituras de livros, artigos, sites, conversas, bem como propostas de atividades práticas voltadas para a terceira idade que promova bem-estar.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Criar espaços que propiciem e estimule a memória de pessoas acima de 60 anos.

Objetivos Específicos

•. Estimular potencialidades cerebrais através de dinâmicas e atividades lúdicas;

• Trabalhar de forma prática as memórias já aprendidas durante a vida;

•. Aprender e descobrir novas possibilidades de aprendizagem de memorização;

•. Observar e compreender o sentido e a importância da manutenção de se preservar a memória.

JUSTIFICATIVA

O projeto surgiu da necessidade de termos um olhar mais especializado para a terceira idade visto que a população idosa vem aumentando consideravelmente e que cidade de Santos possui um nível elevado dessa faixa etária. Com isso a oportunidade de criar espaços de intervenção que contribua para um envelhecimento mais saudável e com qualidade de vida e bem-estar. Neste sentido, faz-se relevante propor atividades que agregam pensar em intervenções preventivas e de promoção de saúde haja vista que é nesta fase a ocorrência de maior número de pessoas com perda de memória.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para realizar a base teórica deste projeto de intervenção, a busca foi direcionada aos conteúdos referentes aos aspectos relevantes do período de desenvolvimento conhecido como terceira idade ou velhice. Desde o início da vida e a cada instante, todos os seres estão em contínuo processo de envelhecimento, porém, em uma sociedade na qual a prioridade para todos é o tempo, uma parcela minoritária consegue refletir a respeito desse ciclo fundamental e vigente da vida. A humanidade possui medo do maior limite do homem, conhecido como a morte, portanto, não deseja envelhecer pelo fato da proximidade com esse “fim” da vida.

Como citado acima, com a supervalorização do tempo fica o questionamento de como anda a qualidade de vida das pessoas e quais atitudes praticam para promover e prolongar sua saúde.

Realizando uma breve análise histórica a respeito do papel que o idoso desempenhava no meio social, percebe-se uma alteração na importância dada ao mesmo, anteriormente visto como um ser dotado de muita sabedoria a partir de suas experiências, agora, permanecendo na tentativa de minimizar os efeitos de uma sociedade que os deixa à margem. Os avanços tecnológicos contribuíram para a essa modificação devido ao fato do imediatismo em ter uma resposta por parte dos seres mais jovens, fazendo assim, com que os idosos se sintam como pessoas inúteis.

Com a hostilidade da sociedade, as pessoas acabam criando um auto rejeição com relação ao envelhecimento.

O principal objetivo quando se trabalha com esse público alvo é que os mesmos consigam aceitar que essa etapa da vida contém ganhos e também perdas, tanto físicas quanto psicológicas e sociais, que possam lutar contra rótulos impostos pela cultura, que tenham um esquema racional para viver ou uma filosofia de vida unificadora, que pare de negar a velhice para descobrir suas potencialidades e que adquira meios para ajudar a aceitar as dificuldades e lidar com os defeitos, reduzindo assim, as frustrações.

O foco da ação será no aspecto da memória e suas categorias, devido ao fato de perceber uma demanda com relação a falta de estimulação com atividades adequadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com