TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pré Projeto Adoção

Por:   •  20/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PITÁGORAS

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Adriana de Souza Oliveira Ciodaro

Adoção: a escolha do perfil do futuro filho.

Goiânia

2020

1

Objetivos

“A palavra adoção deriva do latim adaptione e significa aceitação legal de um indivíduo como filho” (DUGNANI, 2011, P.317). Segundo Otuka (2013), definida como uma forma de parentalidade de caráter não biológico, onde há uma regulamentação desse processo pelo Estado.

A adoção é um processo de inserção no ambiente familiar, de forma definitiva, de uma criança cujos pais morreram, são desconhecidos, não podem ou não querem assumir o desempenho de suas funções ou foram considerados inaptos pela autoridade competente (FREIRE, 1994).

A literatura sobre adoção de crianças maiores utiliza o termo adoção tardia em que é designada a partir da faixa etária de dois anos (COSTA; ROSSETTI-FERREIRA, 2007; EBRAHIM, 2001; SCHETTTINI, 2007; WEBER, 2011)

Diante do exposto, a pesquisa terá por objetivo investigar a adoção de crianças acima de dois anos de idade, considerada adoção tardia. Mais precisamente, conhecer e analisar as motivações que levam as famílias a realizar a adoção tardia, além de descrever e analisar o perfil das famílias que optam por esse tipo de adoção.

2

Justificativa

A ideia de realizar uma pesquisa sobre as motivações para a adoção tardia surgiu com a experiência pessoal de adoção e com a participação em grupos de apoio, sempre em contato com famílias formadas por esse modelo.

Além disso, percebeu-se a necessidade social de abordar o tema adoção tardia, tendo em vista que a maioria das famílias que procuram a adoção optam por bebês.

3

Metodologia

A pesquisa será realizada de acordo com o modelo descritivo que tem “(...) como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relação entre variáveis” (GIL, 2009, p.28).

Serão selecionadas dez famílias para participar da amostragem, com entrevista semi estruturada, com perguntas que orientarão a conversa entre entrevistado e entrevistador.  As perguntas serão direcionadas a fim de descobrir as razões que levaram as famílias a escolher a adoção tardia, como foi o processo de decisão pela adoção tardia, quais aspectos as famílias levaram em consideração para a adoção tardia e o perfil das famílias que optam pela adoção tardia.

4

Bibliografia

Com vistas a atingir os objetivos propostos, será feito levantamento bibliográfico sobre o tema - adoção tardia – em relação à história, definição, abrigos, legislação, famílias adotantes, motivação e adaptação, e temas relacionados com o desenvolvimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com