TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psicodrama Como Ferramenta Terapêutica

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

O PSICODRAMA COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA

Rio de Janeiro, RJ

2019

O Psicodrama como ferramenta terapêutica

Criado por Jacob Levy Moreno, tem como base principal a espontaneidade, a criatividade e a sensibilidade humana que, para Moreno, são recursos inatos do homem. A espontaneidade é utilizada desde o nascimento, mas acaba sendo diminuída devido a fatores adversos de diferentes ambientes nos quais somos inseridos, ela se traduz na capacidade de responder adequadamente diante de novas situações buscando transformar os aspectos insatisfatórios da mesma. A possibilidade de transformar as situações implica em criar, ou seja, a criatividade não pode ser dissociada da espontaneidade, já que a segunda permite a manifestação da primeira.

O Psicodrama proposto por Moreno, é centrado no presente, na análise das correntes afetivas como estão sendo transmitidas e captadas no aqui e agora. A intenção é a superação de conflitos co-inconscientes (conteúdos produzidos e experimentados coletivamente, uma rede de sentidos interligados, originários de duas ou mais pessoas, acessíveis ou não à consciência, uma propriedade comum que só poderia ser reproduzido por esforços combinados).

Na Teoria Psicodramática, o EU total se forma a partir do desempenho de papéis, sendo esses uma fusão de elementos coletivos e privados. Essa formação provém desde o relacionamento do bebê com os outros que vão gerando conjuntos um tanto estáveis de EUs parciais que podem funcionar com harmonia ou entrar em contradição entre si, já que o EU total é constituído de papéis diversos. É de acordo com os papéis em ação que a memória e o co-inconsciente são construídos e ativados. Os papéis transmitem códigos, crenças, valores e hábitos culturais de um grupo.

O Teatro Espontâneo tenta compreender o homem no encontro entre o individual e o coletivo, o relacionamento concreto entre o particular e o geral, considerado das formas mais amplas possíveis. O papel do terapeuta nessa abordagem é valorizar a construção do conhecimento como uma tarefa conjunta, pesquisando junto com o cliente os conflitos que estão presentes em suas redes de relações, estabelecendo o entrosamento necessário para que a tarefa seja bem-sucedida. Trabalhar sobre esses fatos faz com que o cliente libere sua espontaneidade e realize uma ação co-criativa.

A sessão se organiza em: instrumentos, etapas, técnicas e contextos.
Os instrumentos são: o palco/cenário (onde é permitida liberdade de expressão e experimentação), o protagonista/cliente (deve representar seu mundo privado, construindo o cenário dramático e desempenhando os papéis, expondo sentimentos e conflitos), o diretor (facilita a sessão e proporciona ao cliente alcançar a espontaneidade máxima, deve estar atento à dramatização de forma a fazer com que ela se aproxime da realidade do cliente), ego-auxiliar (Atua como intermediário do protagonista e do diretor, é uma extensão de ambos, é ator, guia terapêutico e investigador social), público/ platéia (Demais participantes da sessão psicodramática, embora não participem ativamente da cena, tem seus conflitos internos trabalhados).

As etapas se dividem em:
Aquecimento - serve para estimular os indivíduos a serem uma versão mais profunda e explícita deles mesmos no palco. Esse aquecimento pode ser inespecífico (com o objetivo de auxiliar o cliente a entrar em contato com seu mundo interno) ou específico (prepara o protagonista para a dramatização de temas já estabelecidos e mantém o clima de envolvimento com a realidade vivida e dramatizada.

Dramatização - é a ação dramática onde o protagonista coloca o seu conflito no cenário, representando dramaticamente as figuras do seu mundo interno. Deve ser criada espontaneamente, sem script.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com