TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psicólogo no Cotidiano da Escola Ressignificando a Atuação Profissional

Por:   •  6/5/2022  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

O Psicólogo no cotidiano da escola Resinificando a atuação profissional

Thais Ribeiro

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

A ótica sob qual e vista a relação entre psicologia e educação, vem sendo remodelada a medida que surge a necessidade de um enfoque interdisciplinar e dialético sociocultural acerca das práticas psicológicas e das contribuições teóricas sobre a mesma.

Ao longo dos anos a contribuição das teorias da aprendizagem, psicometria e da psicologia do desenvolvimento, vem se mostrando como as áreas da psicologia com maior influência nas práticas educativas.

Pesquisas realizadas pela UnB (Universidade de Brasília), vem mostrando porém, que as contribuições dadas pelas teorias psicológicas, vem sendo atribuídas ao processo educativa como um arranjo assimétrico em relação a pedagogia. Sendo que estas tem dado um maior enfoque ao caráter individualista do processo educativo em detrimento de abordagem coletiva, incluindo nesse processo o conjunto formado pelos professores, alunos, pais e responsáveis.

As hipóteses que direciona a pesquisa dirigida pala UnB, vem mostrando a necessidade de uma relação psicopedagógico, abrangendo no processo ensinar-aprender a importância das relações intra e intersubjetivas, favorecendo os aspectos do contexto sociocultural, e da psicodinâmica, onde o enfoque do processo não é o indivíduo em questão (alunos), mas os sujeitos dessa relação (professor-aluno).

É necessário um redirecionamento das práticas psicológicas, possibilitando, a ação e atitudes que trabalhem o exercício do psicólogo uma ação profissional que exerce uma real mudança nas relações sociais na escola.

O radicalismo dentro das correntes teóricas, consiste em um agravante nos aprimoramento das práticas psicológicos educacionais, resultando muito das vezes em uma contradição entre a prática de intervenção adotada pelo psicólogo e os referencias filosóficas-ideológicas da corrente a qual o mesmo diz seguir. Essas dissociações entre teoria e pratica, consiste muita das vezes, em um enfoque teórico reducionista e longe da realidade escolar.

É necessária a seleção e discussão dos elementos com os quais os psicólogos do contexto escolar, buscam contribuir para a adequação aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, valorizando os aspectos do desenvolvimento individual, coletivo e institucional dos sujeitos envolvidos no projeto. Trata-se de um posicionamento profissional, onde o enfoque não é exclusivo as habilidades instrumentais ou das competências do psicólogo, mas de uma inter-relação entre esses elementos e a práxis pedagógica.

Um problema relativo a inadequação de muitos profissionais da psicologia no processo educacional, é a ênfase em uma grade curricular voltada a clínica, o que resulta muita das vezes na aplicação por parte do profissional a aplicação do modelo clinico- terapêutico no âmbito escolar, ação essa muito criticada devido a suas controversas ao processo educacional pedagógico.

O enfoque tem sido n resgate e readequação do profissional em psicologia a pratica escolar por via do desenvolvimento de uma estrutura que viabiliza a inserção das práticas psicológicas ao processo educacional, viabilizando a relação harmoniosa entre os sujeitos que frequentam a vida escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com