TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO AGENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICA.

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PÁBOLA PEREIRA LOPES DA SILVA DE AGUIAR

PRODUÇÃO TEXTUAL

COMPREENDER O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO AGENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCEDADE MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICA.

[pic 3]

SERRA

2016

PÁBOLA PEREIRA LOPES DA SILVA DE AGUIAR

PRODUÇÃO TEXTUAL

COMPREENDER O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO COMO AGENTE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCEDADE MAIS JUSTA E DEMOCRÁTICA.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica.

Prof. Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula, Edinéia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.

SERRA

2016

INTRODUÇÃO

  O presente trabalho visa comprender o papel da escola e do professor na atualidade, para um desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.

 

   A escola tem o objetivo de formar cidadãos e proporcionar ensinamentos para que se preparem para a vida profissional, social, cultural, política e econômica.

 

  A educação é um processo natural, já nascemos aprendendo dia após dia infinidade de coisas importantes que acarretará no nosso convívio com a sociedade.

  Nesse processo natural da vida, nos deparamos com adversidades, como a falta de estrutura familiar, etc.

  Apesar de existir pontos negativos que influenciam na formação, a importância do professor na vida do aluno é imensa, pois tem a missão de transmitir os principios e valores, éticos e morais, contribuindo para a formação do caráter do indivíduo.

  A educação é um grande desafio e apesar do professor ser uma peça fundamental, toda a sociedade está envolvida nesse processo de educação.

 

  Grande parte da sociedade vê a figura de um professor em nosso país com admiração, um profissional que se graduou e está disposto a trasmitir idéias, conhecimento e valores adquiridos, assim sendo fundamental para a formação do cidadão. Mas existe uma outra parte que está muito crítica, talvez por uma falta de um bom gestor, ou por falta de recursos, e até mesmo alguns profissionais desqualificados, em geral o educador é julgado incapaz, por falta de aprendizado do aluno.

O PROFESSOR COMO AGENTE DE MUDANÇA E TRANSFORMAÇÃO

  O professor é uma das proffissões mais antigas que existe, e apesar dessa grande jornada torna-se cada vez mais difícil atuar nesta área, pois a exigência tem sido tamanha, e em inúmeros casos, estão insatisfeitos com os profissionais.

 

  O profissional tem enfrentado diversas dificuldades tais como, violênica escolar, indisciplina, o descaso, perda de autonomia, profissionoais desqualificados, etc. E mesmo com tantos problemas o papel de educador ultrapassa as paredes e os muros da escola, muitas vezes é preciso doar o avfeto, carinho, compreensão, ser um “psicólogo”. A sociedade enxerga o professor como um transmissor de conhecimento e cidadão moralmente correto, sendo muito frequente que esse prossional sinta-se sobrecarregado.

  Para ser um professor, deve-se ter sensibilidade, coerência, força de vontade, compromisso, sabendo que ao fazer escolha dessa profissão terá a responsabilidade de ser um agente transformador na sociedade.

  As pessoas estão cada vez mais ocupadas, com sua vida profissional e principalmente com a tecnologia, muitas vezes esquecendo-se do papel de educar seus filhos, trasmitindo assim ao professor essa função. O educador sempre será fundamental nesse processo de educação, mas é necessário uma harmonia com a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com