TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

- O Que é Ideologia

Por:   •  2/10/2018  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

Pela frequência de expressões que confundem o que é ideologia, a autora tem a empreitada de rescindir suposições, de que a ideologia se trata apenas de um ideário ou um conjunto de ideias, provando que na verdade, trata-se de um ideário histórico, social e político que oculta à realidade, utilizando como feitio de certificar e sustentar a exploração econômica, a desigualdade social e a dominação política.

Para a Grécia, movimento se trata de qualquer alteração da realidade independente de qual seja, e que só há conhecimento da verdade, se há conhecimento da causa.

A teoria das quatro causas nos traz à tona dizendo que algo só muda, se modifica ou se move, porque a matéria está sujeita a mudança. As causas não possuem o mesmo valor e são hierarquia iniciando pela causa de menor até a de maior valor. A causa final pode ser considerada a de mais importância entendendo pela finalidade de qualquer coisa ao que foi destinado a ela. A causa formal baseia-se na natureza da coisa, a causa material considerada inferior a motiz.

Assemelha-se ao trabalho escravo onde o maior objetivo será servir ao seu senhor, enquanto a causa mais nobre seria relacionada aos senhores que tinham suas vontades saciadas pelo trabalho dos outros.

As causas foram reduzidas para duas tornando-se agora causa e efeito. O real é feito de coisas humanas consequência das experiências vivenciadas, que dá sentido em as coisas reais serem feitas de coisas humanas naturais.

Vemos claro pelo exemplo da montanha, ela é real pois é uma coisa, e essa coisa possui um nome indicando então que é uma coisa para nós, e assim fazendo sentido em nossa experiência.

O real se faz sentido pelo movimento incessante dos homens que se instaura na sociedade e são fixadas nas instituições determinadas.

Uma série de representações constituídas pelo homem escolhem o real, sendo o ocultamento da realidade chamado de ideologia.

O termo ideologia foi formado vários pensadores diferentes considerados ideólogos franceses.

Auguste Comte trouxe dois conceitos para o termo, em um deles acredito que a ideologia não mudou e ainda se trata da atividade filosófica cientifica que estuda a formação das ideias observando as relações do ser humano com o meio ambiente tendo como início as sensações; em um segundo pensamento relata que a ideologia passa a significar um conjunto de ideias de uma determinada época.

Émile Durkheim tem intenção de criar a sociologia como ciência, como objetivo, conhecimento racional, observacional e necessário a sociedade. Ideologia se trata de restos de sombra de ideias antigas pré-científicas par ele, considerando pré-conceitos e pré-noções subjetivas totalmente individuais. Ainda concretiza que existem três motivos, sendo o primeiro a subjetividade tradicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com