TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Podemos Falar Sobre Competência Social

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

O que podemos falar sobre Competência Social

Nos dias de hoje muito se fala em competências e habilidades quando se fala em educação. E não poderia nem deveria ser diferente. Contudo, pouco se fala e menos ainda se faz em termos de aprendizado da competência social. Mas, quando falamos em competência social, do que estamos falando? Inicialmente, é preciso resgatar a função primeira e a própria natureza da educação. Partimos do pressuposto de que o ser humano, naturalmente, não sabe conviver, não saber viver em comunidade. Para tanto, a educação, inicialmente na família e, progressivamente, de modo formal, nas escolas, tem a função do ensino e da aprendizagem da interação humana, da vivência de experiências socialmente significativas. Trata-se de possibilitar a formação do “eu” pessoal, na aprendizagem da interação com outro “eu” pessoal, na convivência social, educando a sensibilidade para a vida em sociedade. Nessa dinâmica, a interação social é a condição fundamental para a construção da pessoa humana, e não somente mero indivíduo.

A competência social se expressa em habilidades sociais perceptíveis e descritíveis em termos de interações construídas com seus pares, em uma variedade de contextos e situações. Considerando a necessária inserção sociocultural do educando e do educador, a competência social deve ser compreendida sob essa perspectiva sociocultural, que implica desenvolvida capacidade de solidariedade e de empatia, que se manifesta no saber conviver, respeitando pontos de vista divergentes, e se realiza através de razão dialógica, capaz de construir consensos.

Se essa competência é uma aprendizagem que o ser humano deve adquirir desde a mais tenra idade, é função primordial da escola e complexificar as experiências socializadoras, construindo também, especialmente, conteúdos atitudinais. Nesse sentido, inicialmente, a primeira orientação deve sinalizar para a presença do outro, para a dignidade da alteridade, em sua diversidade, para cuja presença a sensibilidade deve ser educada. Em segundo lugar, é preciso construir a dinâmica de ensino e aprendizagem sobre projetos que solicitem competências e habilidades relacionadas ao exercício da cidadania, a fim de resistir ao fluxo do individualismo natural e cultural.

A competência social não é uma exceção, e tem muito de aprendida; ao longo da vida vamos aprendendo e configurando nossa forma de relacionarmos com os demais. Nesta aprendizagem existem duas variáveis fundamentais implicadas:

• A própria conduta que se aprende (o que as pessoas fazemos, pensamos, dizemos, sentimos...).

• A conduta dos demais, a reação dos demais ante o que fazemos.

Competência social começa em casa ao dar um bom dia para sua família, ao agradecer por alguma coisa pedir da licença, solidariedade com o próximo também é uma competência.

Desenvolvimento Social

Chama-se de desenvolvimento social o comportamento observado no modo de alguém agir diante de uma dada situação ou pessoa.

Para o desenvolvimento social com crianças a brincadeira é indispensável, existem muitas maneiras de colocar o desenvolvimento social em ação citarei algumas.

Continue envolvendo a criança em situações sociais, de que maneira, envolvendo as crianças em situaçoes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com