TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estagio

Por:   •  29/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

PSICOLOGIA

JORGE LUIS OLIVEIRA DA CRUZ

ESTÁGIO BÁSICO I

SALVADOR

2015

[pic 2]

PSICOLOGIA

ESTÁGIO BÁSICO I

Trabalho de pesquisa sobre a atuação do psicólogo na área organizacional dentro da organização Ferreira Costa, relatório final apresentado por Jorge Luis Oliveira da Cruz, matricula: 201402534981, à disciplina Estágio Básico I, Professora: Ana Paula Sobral, 4º Semestre, da turma de Psicologia, no Turno: Noturno.

SALVADOR

2015

 RESUMO

Psicologia Organizacional: Um estudo sobre a atuação dos profissionais na área da Psicologia Organizacional RH

RESUMO

A Visita foi realizada na Unidade do Ferreira Costa, localizada na Paralela, Salvador/BA, na área de Psicologia Organizacional. A escolha do Ferreira Costa se deu pelo fato de ser referência em atendimento ao trabalhador, também devido à forte atuação do psicólogo na instituição, além da disponibilidade e receptividade.

O objetivo da área de seleção é atender o perfil desejado pela organização, encaminhando para as áreas distintas pelo qual foram selecionados, e que se enquadrem à sua filosofia.

Este trabalho foi realizado a partir da proposta da disciplina de Estágio Básico I, em Psicologia Organizacional (RH), do curso de Psicologia no Centro Universitário Estácio da Bahia, apresentando os aspectos relevantes da atuação dos profissionais em alguns dispositivos de atenção na região metropolitana de Salvador-BA, objetivando o contraste entre a teoria e a prática, tanto da atuação profissional como do funcionamento da Organização, evidenciando se o trabalho realizado se ancora na Política Organizacional. Para tanto, foi elaborado um questionário semi-estruturados com objetivo de coletar dados da atuação dos profissionais, bem como da organização visitada, em caráter de pesquisa qualitativa. Foi possível notar a importância e o desempenho da atuação dos profissionais na Psicologia Organizacional em RH.

Palavras - Estágio, Recursos Humanos, Psicologia.

ABSTRACT

¹ Paper presented at the discipline Foundation Stage I in Organizational Psychology , as a requirement for bi-annual evaluation in the course of Psychology - 4th semester , the University Center Estacio da Bahia ( FIB ) . Directed by Professor Ana Paula Sobral

² Graduates of the course of Psychology at the University Center Estacio da Bahia (FIB ) .

Psychologie organisationnelle: Une étude de la performance des professionnels de la psychologie organisationnelle HR

RÉSUMÉ

La visita se llevó a cabo en la Unidad Ferreira Costa, situada en paralelo, Salvador / BA en el área de Psicología Organizacional. La elección de Costa Ferreira se debió al hecho de que la referencia en el trabajador de atención, también debido al fuerte desempeño del psicólogo en la institución, y la disponibilidad y capacidad de respuesta.

El propósito del área de selección es para cumplir con el perfil deseado para la organización, en referencia a las diferentes áreas para el que fueron seleccionados, y la caída de su filosofía.

Ce travail a été réalisé à partir de la discipline proposée Fondation Phase I en psychologie organisationnelle (HR), le cours de psychologie à l'Université Centre Estacio da Bahia, présentant les aspects pertinents de la performance professionnelle dans certains dispositifs d'attention en métropole Salvador, Bahia, visant le contraste entre la théorie et la pratique, à la fois la performance professionnelle et du fonctionnement de l'Organisation, soulignant le travail est ancré dans la politique organisationnelle. À cette fin, il a conçu un questionnaire semi-structuré afin de recueillir la performance professionnelle des données ainsi que l'organisation visité un caractère de recherche qualitative. Il a fait observer l'importance et de la performance des activités professionnelles en psychologie organisationnelle en matière de RH.

Mots - clés: Ressources humaines "HR" psychologie.

SUMÁRIO

[pic 3]

INTRODUÇÃO

O presente relatório no âmbito da disciplina Estágio Básico I, ministrada pela docente Ana Paula Sobral, têm como proposta descrever as atividades desenvolvidas ao longo das visitas técnicas realizadas em cada instituição. O trabalho traz uma descrição da instituição, seu histórico, missão, estrutura organizacional, e especificamente os serviços prestados pelo psicólogo. Estas atividades têm como objetivo proporcionar ao acadêmico de psicologia, o contato com as áreas de atuação do psicólogo no mercado de trabalho, bem como a complementar os conhecimentos adquiridos na academia.

Segundo a Organização Ferreira Costa, a Política Organizacional em RH se refere às políticas, programas e práticas que visam primeiramente reduzir as conseqüências adversas para a saúde, sociais e econômicas dos colaboradores, de stress, insatisfação, desânimo, sem necessariamente reduzir a sua produção e empenho nas suas atividades. Por definição, a Psicologia Organizacional foca na prevenção que possa gerar danos para os colaboradores, ao invés da prevenção da pressão trabalhista, bem como foca em pessoas que seguem fazendo o uso da psicologia, beneficiando os clientes, suas famílias e a comunidade.

O surgimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho começa na metade do século XIX. Ingressou ainda mais com a Revolução Industrial, passando a existir uma lógica de organização no trabalho, sendo realizado agrupamento de pessoas, com horários estipulados e passando dos trabalhos manuais para máquinas. 
A Psicologia Organizacional e do Trabalho surgiu para modificar e estruturar as organizações. 
A Revolução Industrial trouxe uma grande transformação nas formas de produção existentes na sociedade da época. Três fases ou momentos da história da Psicologia Organizacional e do Trabalho se ocuparam de diferente aspecto referente ao homem e seu ambiente de trabalho. A primeira fase foi entre 1924 a 1970 e era denominada como Psicologia Industrial tendo como intuito aumentar a lucratividade e a produtividade, utilizava de conhecimentos da Psicometria. A segunda fase era a Psicologia Organizacional entre 1970 a 1990, clima organizacional e qualidade de vida no trabalho era o foco do estudo. Usava dinâmicas de grupo, desenvolvimento de equipes e estudos sobre liderança. A terceira fase é de 1990 em diante, compreendida de Psicologia Organizacional e do Trabalho que se ocupa da saúde e bem estar do funcionário, ergonomia, poder e conflito.
A Psicologia Organizacional e do Trabalho só tende a crescer. Desde seu surgimento é notável a grande evolução e a transformação que essa área de atuação apresenta para as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com