TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do File Pro Dia Nascer feliz

Por:   •  26/5/2021  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

LUIZ GABRIEL DOS SANTOS OLIVEIRA

RESUMO DO FILME “PRO DIA NASCER FELIZ”

ALAGOINHAS – BAHIA

2020

LUIZ GABRIEL DOS SANTOS OLIVEIRA

RESUMO DO FILME “PRO DIA NASCER FELIZ”

Atividade de resumo referente ao componente curricular em estudo: História da Educação. Com embasamento no documentário dirigido por João Jardim intitulado de “Pro dia nascer feliz”

Docente: Vania Regina de Souza Santos

ALAGOINHAS – BAHIA

2020

RESUMO DO DOCUMENTÁRIO: PRO DIA NASCER FELIZ

O documentário “Pro dia nascer feliz”, dirigido por João Jardim e gravado em meados de 2003 a 2005, vai filmar as tristes realidades de desigualdades educacionais que perduram no Brasil, revelando os dramas que alunos e professores vivem diariamente para, em meio a um descaso para com a educação, por parte das autoridades, ainda tentar promover um ensino de qualidade que assegure, no futuro, melhores condições de vida.

As personagens desse documentário, principalmente ou até somente aquelas que se encontram na rede pública, revelam a face ocultar do ensinar e aprender, face essa marcada pela falta de verba para educação, por condições inóspitas de habitação no local escolar, pela falta de segurança e transporte e tantos outros fatores que complementam ou dificultam esse processo de aprendizagem. Associada a essas precariedades, tem-se também, a desigualdade social, onde muitas famílias lutam pela sobrevivência e encontram na escola, mesmo com essas condições, a esperança e o refúgio da vida de seus filhos que se tornam efetivamente prioridades em tudo isso.

Nota-se portanto que educar não é tarefa simples, o documentário mostra inclusive que não mais possível avaliar, reprovar ou aprovar o aluno, somente analisando suas notas, há todo um contexto de vida que esses meninos e meninas de periferia vivem que dificultam ainda mais essa, em teoria, simples observação. A cena do conselho de classe é marcante por esses pontos, na escola, o aluno não é só aluno, é um guerreiro de vida que luta por seus sonhos e que muitas vezes precisa se fazer personagem, estudante ou não, para camuflar suas dores nessa luta.  

Quando se assiste a esse documentário em pleno 2020 e percebe que muita coisa não mudou, assusta. É lamentável saber que muitas famílias só enviam seus filhos à escola para que possam se alimentar, por que em casa eles não tem nem o básico, e quando em muitas escolas ainda falta a merenda, assusta ainda mais. Como se não bastasse tudo isso, há escolas, refúgio dos cheios de esperança, que não possuem nem a estrutura básica para se funcionar uma instituição de educação. As coisas parecem que não mudam para essa tão importante tarefa. Os objetivos se contradizem quando estes se localizam em contextos diferentes.

Além do descaso do governo, vale ressaltar o descaso por parte de alguns estudantes, que tem a escola como um ambiente de passeio, namoro, marginalização e etc, o que acontecia nas escolas apresentadas no documentário e em tantas outras ainda nos dias atuais.

A metáfora do título do documentário, ecoa o apelo e ao mesmo tempo a esperança desses estudantes e desses professores. A escola ainda é e deve ser pra sempre, o lugar que resgata a fé daqueles que não podem crer em nada pois não possuem garantia de nada. E assim, com a educação como principal agente transformador social no mundo, pois dela saem os futuros profissionais e principalmente os futuros governantes, cultivam-se os imperativos motivacionais: Vão à escola, pro dia nascer feliz! Estudem, pro dia nascer feliz! Ensinem, pro dia nascer feliz! Não desistam da educação, pro dia nascer feliz! Acreditem em dias melhores, pro dia nascer feliz!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com