TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sobre o TDAH

Por:   •  12/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo e Avaliação do Transtorno

De Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDHA

Disciplina: Neuroanatomofisiologia

Leme/SP

2018

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende, a partir de pesquisa bibliográfica e reflexão sobre documentos científicos, reunir alguns aspectos relevantes sobre a desmistificação, avaliação e tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade trata-se de um transtorno de desenvolvimento neurobiológico crônico e neurobioquímico. Podem atingir de 6 a 11% as crianças e 3% dos adultos. Na medicina neuropediatra, é considerado atualmente uma das condições mais pesquisadas e posta à prova de evidências científicas. A questão principal é que afeta severamente o nível de atenção na realização das atividades de rotina podendo causar prejuízos significativos na vida do sujeito. A maior ocorrência (95%) está entre 5 a 12 anos de idade. Nos adultos ocorre depois da adolescência, seus prejuízos afetam principalmente o desempenho profissional, a desatenção em atividades do dia-a-dia, além das dificuldades nos relacionamentos sociais, também compromete alguns fatores emocionais como a depressão e casos de suicídio.

Desde 1902 se conhece e se publica artigos a respeito do TDAH e seus mecanismos neurobiológicos são conhecidos desde os anos de 1950. A partir daí a produção científica tem comprovado que o TDAH leva a alterações de funcionamento neurológico, problemas motores, atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, disfunções cognitivas, prejuízos de rendimento no trabalho e nas atividades acadêmicas por levar a excessivo déficit atencional seletivo e sustentado, problemas de memória operacional, severas restrições na autoestima, risco maior de insucesso profissional, traumas, quedas e hospitalizações, desagregação familiar, separação conjugal e maior risco de suicídio. Crianças inteligentes e espertas quando portadoras de TDAH tem seu potencial intelectual e funcional no ambiente muito mais reduzido e prejudicado. Dessa maneira não dá para acreditar que o TDAH possa ser uma doença inventada no século XX. Não sabemos uma causa específica, mas há evidências genéticas, crianças que nascem prematuras e com condições cerebrais mal desenvolvidas, normalmente por conta da prematuridade. A maior ocorrência se dá em meninos. O diagnóstico é clínico e observacional, levando-se em conta as ocorrências de baixo aproveitamento escolar, devido à falta de atenção e concentração na realização de atividades que envolvem as habilidades básicas para o processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática.

Crianças e adolescentes acometidos pelo TDAH podem sofrer isolamento social, bullying, baixa autoestima, ansiedade, depressão, entre outros comprometimentos.

Para melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com