TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Suicídio na Adolescência

Por:   •  5/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.900 Palavras (16 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO UNIRP[pic 1][pic 2]

PSICOLOGIA – TURMA 18321


PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II

São José do Rio Preto/SP

2022

 

 

SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA

Documento apresentado no Curso de                                                                   Graduação em Psicologia no CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO – UNIRP, para requisito como obtenção de nota do trabalho semestral da disciplina de PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II, sob orientação da Profa.

São José do Rio Preto/SP

2022


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        O DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA        1

3.        DIFERENÇAS ENTRE PENSAMENTO SUICÍDA E PLANEJAMENTO DE SUICÍDIO        2

4.        ESTATÍSTICAS        2

5.        FATORES DE RISCO        3

5.1.        História de tentativas de suicídio ou autoagressão (por ex., automutilação)        3

5.2.        Histórico de transtorno mental        3

5.3.        Bullying        4

5.4.        Situação atual ou anterior de violência intra ou extrafamiliar        4

5.5.        Histórico de abuso sexual        5

5.6.        Suicídio(s) na família        5

5.7.        Baixa autoestima        5

5.8.        Uso de álcool e outras drogas        6

5.9.        Populações que estão mais vulneráveis a pressões sociais e discriminação, tais como: LGBTI+, indígenas, negros(as), situação de rua, etc.        6

6.        TRATAMENTO        7

7.        O QUE FAZER AO PERCEBER ADOLESCENTES COM PENSAMENTOS SUICIDAS?        7

8.        ENTENDA AS DIFERENÇAS        7

9.        INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS        8

10.        SINAIS DE ALERTA PARA O COMPORTAMENTO SUICIDA:        9

11.        OBRAS LITERÁRIAS A RESPEITO DE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA:        9

12.        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Durante a adolescência, período de grandes transformações, eles ainda não têm uma capacidade emocional totalmente desenvolvida, assim, juntando várias intensidades emocionais, pode surgir um fator de risco para o suicídio. As causas podem ser variadas, dependendo do ambiente social em que está inserido.

Transtornos psicológicos são uma das principais causas do suicídio, podendo acontecer devido atitudes geradas por estresse, bullying, problemas familiares, de relacionamentos, uso de álcool e drogas, abuso sexual, etc.

A Organização Mundial da Saúde alerta que, em todo o mundo, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos, perdendo para violência.

  1. O DESENVOLVIMENTO NA ADOLESCÊNCIA

De Acordo com Papalia e Feldman (2013), durante a infância e a adolescência, as pessoas passam por diferentes fases de desenvolvimento. Essas duas fases da vida são separadas por um período de transição denominado adolescência. Este é um momento de mudança para a mente, corpo e vida social. O início da puberdade sinaliza o início deste período, bem como uma mudança dramática no comportamento, emoções e crenças. Os adolescentes lutam com inúmeras questões decorrentes da pressão que sentem para ter sucesso em suas responsabilidades, falta de um ponto de vista solidário e dificuldade em encontrar um ponto de referência. Esses problemas causam conflitos psicológicos, incluindo automutilação, isolamento da vida social, comportamento agressivo e violação de leis. Os adolescentes também podem cometer suicídio ou homicídio por desespero.

Segundo eles, trata-se de uma construção social, conceito que vem sendo aceito a partir do século XX, onde esse período é definido como uma etapa da vida no Ocidente e o torna um fenômeno global, mesmo assumindo formas diferentes de cultura a cultura.

Já outros autores como Debortoli (2002) enfatizam que, para compreender a adolescência, ela deve ser entendida como uma construção do presente. É somente quando a adolescência se caracteriza como um período de transição que a infância é constrangida por um sentimento de superação, saindo da difícil situação de ser apenas um simples projeto adulto sem construir as habilidades necessárias para expressar as emoções de forma autônoma.

Até recentemente, os cientistas acreditavam que o cérebro estava totalmente maduro durante a adolescência, mas estudos de imagem mostraram que o cérebro ainda está se desenvolvendo durante a adolescência, com mudanças dramáticas nas estruturas envolvidas na emoção, julgamento, organização comportamental e tolerância. Esse controle ocorre da adolescência à idade adulta (Papalia; Feldman, 2013).

  1. DIFERENÇAS ENTRE PENSAMENTO SUICÍDA E PLANEJAMENTO DE SUICÍDIO

Pensamentos Suicidas: São possibilidades, começam surgir em momentos de angústia, desorganização mental, sendo tomado por pensamentos negativos desejando a morte. Dificilmente perceptíveis, pois nem sempre serão verbalizados. Porém, já é um sinal de alerta, e não devem ser ignorados.

Planejamento de Suicídio: Ocorre quando esses pensamentos se agravam e passa a formular um plano para cometer o ato.

Ambos podem acontecer de forma estruturada ou não-estruturada. Na forma não- estruturada, o jovem ameaça, de forma impulsiva, se matar ou se ferir, já na forma estruturada, há o planejamento, procurando maneiras de tirar a própria vida.

  1. ESTATÍSTICAS

A taxa de suicídios entre adolescentes brasileiros, aumentou mais de 30% nos últimos 10 anos.

De 2005 a 2016, de acordo com o Ministério da Saúde, na faixa etária de 10 a 14 anos aumentou 31% passando de 0,54 para 0,71 por 100.000 habitantes. Entre jovens com 15 a 19, subiu 26%, aumentando 2,97 para 3,76 por 100.000 pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (249.9 Kb)   docx (673.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com