TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Neuroanatomia

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA  

Rômulo Souza Siqueira

Nathalia Braga de Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TÁLAMO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cabo Frio 2019.

 

 

RESUMO

 

O tálamo é uma das regiões do diencéfalo. O tálamo é um importante centro nervoso localizado no cérebro humano.

O tálamo é um dos mais importantes centros de integração de impulsos nervosos. Atualmente acredita-se que algumas sensações dolorosas, térmicas e táteis são identificadas conscientemente ao nível do tálamo. Através de suas inúmeras interligações, é possível que esse centro se relaciona também com o controle da vigília e do sono.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

O diencéfalo é uma das partes que compõem o cérebro, juntamente com o telencéfalo. O diencéfalo é subdividido em diversas outras partes, a saber: tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo. O nome tálamo vem do grego e seu significado é “câmara interior”. Isso se deve ao fato dele se localizar na porção mais central do encéfalo. Essa estrutura possui um tamanho de cerca de 3 centímetros e é formado por duas massas ovuladas de substância cinzenta, uma ao lado da outra, unidas pela aderência intertalâmica ou massa intermédia.

 

 

 

NEUROANATOMIA CLÍNICA SÉTIMA EDIÇÃO RICHARD S. SNELL

 

O tálamo é uma grande massa ovóide de substância cinzenta que forma a maior parte do diencéfalo. É uma região de grande importância funcional e atua como estação celular para todos os principais sistemas sensitivos, exceto a via olfatória. As atividades do tálamo estão estreitamente relacionadas com as do córtex cerebral, e uma lesão do tálamo produz grande perda da função cerebral.

O tálamo situa-se de cada lado do terceiro ventrículo. A extremidade anterior do tálamo é estreita e redonda e forma o limite posterior do forame interventricular. A extremidade posterior é expandida formando o pulvinar, que se projeta acima do colículo superior e o braço do colículo superior.

 O corpo geniculado lateral forma uma pequena elevação na face inferior da parte lateral do pulvinar. A face superior do tálamo é coberta medialmente pela tela corióide e pelo fórnice e, lateralmente, é coberta pelo epêndima e forma parte do assoalho do ventrículo lateral; a parte lateral é parcialmente oculta pelo plexo coróide do ventrículo lateral. A face inferior é contínua com o tegmento do mesencéfalo.

A face medial do tálamo forma a parte superior da parede lateral do terceiro ventrículo e geralmente é conectada ao tálamo oposto por uma faixa de substância cinzenta, a conexão intertalâmica (aderência intertalâmica).

A face lateral do tálamo é separada do núcleo lentiforme pela faixa muito importante de substância branca chamada de cápsula interna.

O tálamo é uma estação celular muito importante que recebe os principais tratos sensitivos (exceto a via olfatória). Deve ser visto como uma estação na qual grande parte das informações é integrada e transmitida ao córtex cerebral e muitas outras regiões subcorticais. Também exerce um papel fundamental na integração das funções viscerais e somáticas.  

 

ASPECTOS GERAIS DO TÁLAMO

 

O tálamo é uma massa de substância cinzenta grande e em formato de ovo que constitui a maior parte do diencéfalo. Existem dois tálamos, um de cada lado do terceiro ventrículo. A extremidade anterior do tálamo é estreita e redonda e forma o limite posterior do forame interventricular. A extremidade posterior é expandida para formar o pulvinar, que se projeta sobre o colículo superior. A face inferior é contínua com o tegmento do mesencéfalo. A face medial do tálamo forma parte da parede lateral do terceiro ventrículo e geralmente é conectada ao tálamo oposto por uma faixa de substância cinzenta, a conexão intertalâmica (aderência intertalâmica).

 

SUBDIVISÕES DO TÁLAMO

 

O tálamo é coberto na sua face superior por uma camada fina de substância branca, denominada estrato zonal e na sua face lateral por outra camada, a lâmina medular lateral. A substância cinzenta do tálamo é dividida por uma lâmina vertical de substância branca, a lâmina medular medial, em metades medial e lateral.  

A lâmina medular medial consiste em fibras nervosas que seguem de um núcleo talâmico para outro.  

A lâmina medular medial se bifurca, assemelhando-se a um formato em Y. Assim, o tálamo é subdividido em três partes principais; a parte anterior situa-se entre os braços do Y, e as partes medial e lateral estão nos lados do tronco do Y.  

Cada uma das três partes do tálamo contém um grupo de núcleos talâmicos Ademais, grupos nucleares menores estão localizados dentro da lâmina medular medial, e alguns residem nas faces medial e lateral do tálamo.

 

PARTE ANTERIOR

 

A parte anterior do tálamo contém os núcleos anteriores do tálamo. Eles recebem o trato mamilo talâmico oriundo dos corpos mamilares. Os núcleos anteriores do tálamo também recebem conexões recíprocas do giro do cíngulo e hipotálamo. A função dos núcleos anteriores do tálamo está intimamente associada à do sistema límbico e está implicada no tom emocional e nos mecanismos da memória recente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com