TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Educação Física Neuroanatomia

Por:   •  7/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  7.437 Palavras (30 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 30

Neuroanatomia

Sejam Bem-Vindos a disciplina de Neuroanatomia Humana. A disciplina Neuroanatomia visa, no contexto dos cursos da Área da Saúde, ser o momento no qual serão estudados os conteúdos específicos da anatomia do sistema nervoso central e periférico orientados para a clínica. O estudo inclui os conteúdos teóricos e práticos, do desenvolvimento e organização dos componentes anatômicos do Sistema Nervoso Central e Periférico e da anatomia da cabeça, utilizando-se de peças anatômicas artificiais e naturais, versando sobre a funcional macroscópica e microscópica com suas implicações clínicas e possíveis variações anatômicas entre as diferentes etnias, para garantir à aquisição de conhecimentos específicos para a área de atuação do futuro profissional da saúde. Esta disciplina do curso não tem material institucional será utilizado os livros digitais das bibliotecas digitais que se encontram na sala virtual. Vamos utilizar como referência o livro virtual: TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Livro Minha Biblioteca.

Objetivos específicos (Para que ensinar e aprender?)

Entender a anatomia do sistema nervoso central e periférico do corpo humano, focando a importância deste estudo para as disciplinas pré-profissionalizantes.

Interagir com argumentos contundentes e, posteriormente, fundamentar criticamente sua prática educacional e profissional.

Compreender os processos normais da estrutura e a função dos sistemas nervosos central e periférico, componentes do corpo humano.

Identificar cada um dos órgãos que compõem os sistemas: nervosos central e periférico.

Adquirir, a partir dos conhecimentos da área da Neuroanatomia, noções e postura ética pela pessoa humana, garantindo o respeito pela diversidade (étnico-racial, gênero, cultura, público-alvo da Educação Especial), necessários à especificidade da atuação do futuro profissional da Saúde e da Educação

Sistema nervoso central

O sistema nervoso central (SNC), denominado parte central do sistema nervoso segundo a Terminologia Anatômica, é composto pelo encéfalo e pela medula espinal. O encéfalo é a parte do SNC que está localizada no crânio e contém cerca de 85 bilhões de neurônios. A medula espinal conecta-se com o encéfalo por meio do forame magno do occipital e está envolvida pelos ossos da coluna vertebral. A medula espinal possui cerca de 100 milhões de neurônios. O SNC processa muitos tipos diferentes de informações sensitivas. Também é a fonte dos pensamentos, das emoções e das memórias. A maioria dos sinais que estimulam a contração muscular e a liberação das secreções glandulares se origina no SNC.

Sistema nervoso periférico

O sistema nervoso periférico (SNP), também denominado parte periférica do sistema nervoso segundo a Terminologia Anatômica, é formado por todo o tecido nervoso fora do SNC). Os componentes do SNP incluem os nervos, os gânglios, os plexos entéricos e os receptores sensitivos. Nervo é um feixe composto por centenas de milhares de axônios, associados a seu tecido conjuntivo e seus vasos sanguíneos, que se situa fora do encéfalo e da medula espinal. Doze pares de nervos cranianos emergem do encéfalo e 31 pares de nervos espinais emergem da medula espinal. Cada nervo segue um caminho definido e supre uma região específica do corpo. Os gânglios são pequenas massas de tecido nervoso compostas primariamente por corpos celulares que se localizam fora do encéfalo e da medula espinal. Estas estruturas têm íntima associação com os nervos cranianos e espinais. Os plexos entéricos são extensas redes neuronais localizadas nas paredes de órgãos do sistema digestório. Os neurônios destes plexos ajudam a regular o sistema digestório (ver a Seção 24.3). O termo receptor sensitivo refere-se à estrutura do sistema nervoso que monitora as mudanças nos ambientes externo ou interno. São exemplos de receptores sensitivos os receptores táteis da pele, os fotorreceptores do olho e os receptores olfatórios do nariz.

O SNP é dividido em sistema nervoso somático (SNS), sistema nervoso autônomo (SNA, divisão autônoma do sistema nervoso segundo a Terminologia Anatômica) e sistema nervoso entérico (SNE). O SNS é composto por (1) neurônios sensitivos que transmitem informações para o SNC a partir de receptores somáticos na cabeça, no tronco e nos membros e de receptores para os sentidos especiais da visão, da audição, da gustação e do olfato, e por (2) neurônios motores que conduzem impulsos nervosos do SNC exclusivamente para os músculos esqueléticos. Como estas respostas motoras podem ser controladas conscientemente, a ação desta parte do SNP é voluntária.

A divisão autônoma do sistema nervoso ou SNA é formado por (1) neurônios sensitivos que levam informações de receptores sensitivos autônomos - localizados especialmente em órgãos viscerais como o estômago e os pulmões - para o SNC, e por (2) neurônios motores que conduzem os impulsos nervosos do SNC para o músculo liso, o músculo cardíaco e as glândulas. Como suas respostas motoras não estão, de modo geral, sob controle consciente, a atuação do SNA é involuntária. A parte motora do SNA é composta por dois ramos, a divisão simpática e a divisão parassimpática. Com poucas exceções, os efetores recebem nervos de ambas as divisões, e geralmente têm ações opostas. Por exemplo, os neurônios simpáticos aumentam a frequência cardíaca, enquanto os parassimpáticos a diminuem. De modo geral, a divisão simpática está relacionada com o exercício ou ações de emergência - as respostas de "luta ou fuga" - e a divisão parassimpática se concentra nas ações de "repouso e digestão".

A atuação do SNE, o "cérebro do intestino", é involuntária. Considerado antigamente como parte do SNA, o SNE é composto por mais de 100 milhões de neurônios que estão dentro dos plexos entéricos, e se estendem pela maior parte do sistema digestório. A maioria destes neurônios funciona independentemente do SNA e em parte do SNC, embora eles se comuniquem com o SNC através de neurônios simpáticos e parassimpáticos. Os neurônios sensitivos do SNE monitoram mudanças químicas no sistema digestório, bem como o estiramento de suas paredes. Os neurônios motores entéricos controlam, no sistema digestório, as contrações do músculo liso para impulsionar o alimento, as secreções dos órgãos (como o suco gástrico) e a atividade das células endócrinas, secretoras de hormônios.

Funções do sistema nervoso

O sistema nervoso executa tarefas complexas. Ele nos permite sentir vários odores, falar e lembrar eventos do passado; além disso, ele gera sinais que controlam os movimentos corporais e regula o funcionamento dos órgãos internos. Estas diversas atividades podem ser agrupadas em três funções básicas: sensitiva (aporte), integradora (processamento) e motora (saída).

Função sensitiva. Os receptores sensitivos detectam estímulos internos, como elevação da pressão arterial, ou estímulos externos (p. ex., uma gota de água caindo no seu braço). Essas informações sensitivas são então levadas para o encéfalo e para a medula espinal por meio dos nervos cranianos e espinais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com