TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado a Disciplina de NEUROANATOMIA

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 9

NEUROANATOMIA

NOME:

RA:

CAMPINAS

2016

ATIVIDADE PORTFÓLIO (QUESTÕES)

Trabalho apresentado a Disciplina de NEUROANATOMIA, Profa. Camila Tavares Valadares Da Silva, no curso de Graduação em Educação Física (Bacharelado), para obtenção da nota em participação de atividades.

CAMPINAS

2016

1) Cite os músculos que formam a região anterior do abdômen e qual é ação de cada músculo. 
      R: O músculo oblíquo externo do abdome atua na flexão e na movimentação do tronco, dando compressão, proteção e suporte ao conteúdo abdominal.

O músculo oblíquo interno do abdome está relacionado com a proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal. O músculo transverso do abdome está relacionado com a proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.

O músculo reto do abdome atua na flexão do tronco, dando compressão, proteção e suporte ao conteúdo abdominal.


2) Cite a ação do músculo diafragma na respiração.
     R: Na inspiração, é ativo, ou seja, o músculo contrai-se e direciona-se inferiormente, comprimindo a cavidade abdominal e aumentando os diâmetros do tórax. Já na expiração basal, é passivo, isto é, quando o músculo diafragma relaxa, ele retorna à posição de origem na cavidade torácica, causando, assim, a expiração. Porém, a expiração forçada é ativa, isto é, a musculatura abdominal contrai-se, como ocorre nos exercícios.

3) Cite a ação dos músculos intercostais externo e interno na respiração. 
     R: Durante a mecânica respiratória, os músculos intercostais têm a ação relacionada com a primeira costela que está fixada, em seguida, ocorre o levantamento das costelas durante a inspiração e, assim, aumentam os diâmetros anteroposterior e transverso do tórax.

4) Cite os músculos acessórios da respiração (no pescoço e no abdômen). 
     R: Os músculos que atuam auxiliando a respiração são: músculo esternocleidomastoideo, músculos escalenos (anterior, médio e posterior), músculo oblíquo externo, músculo oblíquo interno, músculo retoabdominal, músculo transverso do abdome.

5) Cite a ação dos músculos do dorso.
     R: Os músculos semiespinais do tórax, pescoço e cabeça atua na ação extensora da cabeça e coluna.

Os músculos multífidos atuam na estabilização da coluna. Os músculos rotadores (longos e curtos) atuam na rotação da coluna.

Os músculos interespinais atuam na flexão da coluna, há muito mais músculos nessa região, contudo descrevemos os mais importantes para o funcionamento da movimentação da coluna vertebral.

6) Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.
       R: Há duas subdivisões fundamentais neste sistema: o (SNC) sistema nervoso central, e (SNP) sistema nervoso periférico. Esta divisão é topografada e também funcional, mesmo que as duas partes sejam interdependentes.

O SNC possui uma função de receber estímulos e comandos e, também, de provocar respostas. Entretanto, a parte periférica é formada pelas vias que levam os estímulos ao SNC ou que os conduzem até os órgãos efetuadores as ordens emanadas da parte central. É correto citar que o SNC está formado por estruturas que se encontram no esqueleto axial, ou seja, na coluna vertebral e no crânio: a medula espinhal e o encéfalo.

O SNP abrange os nervos cranianos e espinhais, os gânglios e as terminações nervosas (sensitivas e motoras).

7) Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso. 
      R: Ao realizar um corte do encéfalo ou da medula, é possível reconhecer áreas claras e escuras, que representam, respectivamente, substância branca e substância cinzenta. A branca é constituída, principalmente, de fibras nervosas mielínicas, e a cinzenta, de corpos neuronais.

8) O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?
       R: São células com grande excitação que se comunica entre si ou com células efetuadoras (células musculares ou secretoras), usando claramente uma linguagem elétrica, por modificações do potencial de membrana. Sua estrutura básica é formada por: Corpo Celular ou Pericário, contendo o núcleo, o citoplasma e o citoesqueleto; os Dendritos, finos prolongamentos ramificados do corpo celular, aumentando a superfície de propagação elétrica; o Axônio, extensão do neurônio com tamanhos variados, servindo de condutor do impulso elétrico; e o Telodendro, ramificação terminal do axônio, comunicando com outros neurônios ou outros tipos efetores (células musculares e glandulares).

9) Defina nervos e gânglio nervoso. 
      R: Nervos são cordões esbranquiçados constituídos por fibras nervosas associadas por tecido conjuntivo. Sua função é de levar ou trazer impulsos ao SNC. Distinguem-se em dois grupos: nervos cranianos e nervos espinhais.

Os acúmulos de corpos celulares de neurônios dentro do SNC são denominados núcleos. Quando esses acúmulos ocorrem fora do SNC, eles são chamados gânglios e apresentam-se como uma dilatação.

10) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo facial (VII par), nervo vestíbulo-coclear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par).
      R: Nervos facial, glossofaríngeo e vago: são agrupados em relação aos componentes funcionais, que estão relacionados à sensibilidade gustativa e de vísceras, além de inervar glândulas, musculatura lisa e esquelética.

O nervo vago é um dos nervos cranianos mais essenciais, porque inerva todas as vísceras torácicas e a maioria das abdominais. Nervo vestíbulo-coclear: é sensitivo, composto por duas partes: a porção coclear que está relacionada com os fenômenos da audição, e a porção vestibular relacionada ao equilíbrio. Nervo acessório: responsável por inervar músculos esqueléticos, porém, partes de suas fibras destina-se ao vago e com ele é distribuída.

11) Descreva o que é um nervo espinhal e qual é a sua importância no sistema nervoso.
      R: O nervo espinhal é formado pela ligação de duas raízes: uma ventral e outra dorsal. A raiz ventral é constituída de fibras motoras, eferentes, cujos corpos celulares estão situados na coluna anterior da substância cinzenta da medula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com