TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado a Disciplina de Neuroanatomia

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

Bases filosóficas

Thiago Alves Dos Anjos

São Jose dos Campos

2016

Estudo do Lazer

Trabalho apresentado a Disciplina de Neuroanatomia, Docente Especialista Edson Donizetti Verri, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

São Jose dos Campos

2016

1) Infelizmente, nós não temos a capacidade de converter os nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas) diretamente em energia. Esses nutrientes que ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir o composto denominado Adenosina Trifosfato (ATP). Portanto, é importante você saber o que é o ATP e para que ele serve. Além disso, é necessário você conhecer quais os sistemas que produzem energia para a ressíntese do ATP. Portanto, responda as seguintes perguntas:

a) O que é o ATP e para que serve? O ATP é composto por uma base chamada “adenina” e um açúcar chamado “ribose”, ambos se unem        para formar a “adenosina”. Além disso, possui três grupos fosfatos. A ligação entre esses grupos é rica em energia.

b) Quais os sistemas que produzem energia para a ressíntese do ATP? Anaeróbico alático, anaeróbico lático e o aeróbio

c) Dê um exemplo de atividade predominantemente anaeróbia alática, um de anaeróbia lática e um de aeróbia. Anaeróbia alática: prova de 400m.

aeróbia: 1500m livres na natação.

2) No repouso, qual a contribuição, em termos percentuais, da energia obtida à partir das gorduras e dos carboidratos?

3) É comum, em provas de longa duração, os indivíduos, ao estar próximo o término da prova, realizarem um sprint, ou seja, aumentarem bastante a intensidade do exercício. Quando isso acontece, aumenta a participação do sistema anaeróbio alático e glicolítico e, consequentemente, diminui a participação do sistema aeróbio. Nestas provas (com duração acima de 2 horas), os indivíduos alcançam a fadiga devido a quais fatores?

4) Com o passar do tempo, após o término do exercício, o consumo de oxigênio diminui exponencialmente. No início, entre 2 e 3 minutos, essa diminuição é muito acentuada. Depois, a diminuição é mais gradativa. Essa diminuição acentuada é denominada “componente rápido” e a diminuição mais gradativa, “componente lento”. Quais os fatores são responsáveis pelos componentes lento e rápido de recuperação?

5) Após a realização de uma hora de um exercício contínuo de resistência, apenas uma pequena quantidade de glicogênio é ressintetizada nas duas primeiras horas. Para ressintetizar totalmente as reservas de glicogênio, são necessárias quantas horas de recuperação, com uma dieta rica em carboidratos?

6) O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, e qual o comportamento delas durante o exercício? É a        maior pressão alcançada        no interior da artéria aorta         logo após a sístole ventricular. É        a menor pressão alcançada         no interior da artéria aorta durante a diástole. Durante o exercício,        quanto maior a intensidade, menor o tempo da sístole e da         diástole. Porém, como a diminuição da diástole é maior, em uma alta intensidade de exercício (com freqüência        de 180 bpm), o tempo da diástole         chega a         ser menor do que o tempo da sístole.

7) O que é fração de ejeção? Por que a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade do exercício? Fração de ejeção é o percentual         relativo à quantidade de        sangue total do ventrículo         esquerdo ejetada a cada sístole. Com o aumento da intensidade do exercício,         é necessário um maior fornecimento de sangue contendo         oxigênio e nutrientes necessários para as        células musculares que estão sendo utilizadas durante        o exercício.

8) Qual o comportamento da freqüência cardíaca durante o exercício em indivíduos destreinados? E em indivíduos treinados? Em pessoas treinadas, a freqüência        cardíaca no repouso é menor do        que em pessoas destreinados. Isso ocorre         porque,        em pessoas treinadas, o VS é maior e, além         disso, bombear, aproximadamente, 5 litros de sangue para o corpo com VS maior permite que a frequência cardíaca        seja menor. Em outras palavras, quanto maior        o VS no repouso, menor        a frequência cardíaca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com