TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Estágio

Por:   •  20/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO ------------------------------------------------------------------- 02
  2. REFERENCIAL TEÓRICO -------------------------------------------------------- 02
  3. OBJETIVOS --------------------------------------------------------------------------- 03
  1. GERAL ------------------------------------------------------------------------- 03
  2. ESPECÍFICOS --------------------------------------------------------------- 03
  1. DIAGNÓSTICO DA EMPRESA E DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS ------------------------------------------------------------------------- 03
  2. PLANO DE AÇÃO E CRONOGRAMA ----------------------------------------- 05
  1. AÇÃO: Implantar a rotina de acompanhamento dos candidatos selecionados no período de garantia da vaga --------------------------- 06
  2. AÇÃO: Concluir a descrição de cargos -------------------------------- 07

BIBLIOGRAFIA ---------------------------------------------------------------------- 08


  1. APRESENTAÇÃO

É notório que a aprendizagem adquirida durante a graduação fornece as bases para a formação profissional do aluno, ressaltado que é durante a prática vivencial das rotinas pertinentes ao futuro profissional que essa aquisição de conhecimentos se faz de forma mais abrangente e eficaz.

O presente trabalho consiste em um estágio em psicologia organizacional, que como descrito acima, tem o intuito de favorecer o conhecimento, a compreensão e o desenvolvimento das ações e atividades voltadas para essa área. Ele faz parte da experiência de estágio em uma empresa privada, Múltipla Educação Profissional, localizada à Avenida João XXIII, nº 1820, bairro dos noivos, em Teresina-PI, apresentando as vivências do estagiário no contexto organizacional e ressaltando ainda a importância da atuação do Psicólogo nesse contexto.

  1. CRENÇAS 
  • Confiança – Agir com coerência e ética para manter relacionamentos duradouros.
  • Cooperação – Buscar formar parcerias para crescer com segurança.
  • Qualidade – Priorizar a experiência prática dos professores e consultores para garantir elevado nível técnico dos serviços.
  • Flexibilidade –  Manter muita disposição para se adaptar às necessidades de cada cliente.

  1.  MISSÃO

Tornar as pessoas conscientes de suas potencialidades e treiná-las para que possam desenvolver por si mesmas uma carreira de sucesso.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Trabalhar com o foco em um processo de desenvolvimento contínuo deve ser a visão de um profissional da área de psicologia. O mesmo precisa envolver-se em projetos com início, meio e fim, onde seja possível uma mensuração de resultados, além de um acompanhamento da gestão de conhecimento baseada, no que os teóricos denominam de CHA - Conhecimento (Saber), Habilidade (Saber Fazer) e Atitude (Querer Fazer).

Para Bastos e Zanelli (2004), as atividades de trabalho são fatores fundamentais na construção das interações humanas, nas suas formas de subjetivação, de constituição de agrupamentos humanos e da sociedade e no que afeta seus valores e projetos de vida. Nesse sentido, a atuação do psicólogo organizacional deve acompanhar as transformações do contexto e o desenvolvimento da organização.

Chiavenato (1999) afirma que a função dos Recursos Humanos é adquirir, desenvolver, capacitar e manter os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento (profissionais em recursos humanos) junto aos diretores da organização.

Na área organizacional, o conceito de seleção é evidente. É um processo pelo qual se escolhe os que têm as melhores aptidões ou capacidades em um grupo com características semelhantes. A seleção é um processo que inicia, na verdade, no recrutamento. O recrutamento é uma responsabilidade da área de Recursos Humanos, tal como a seleção, que objetiva pesquisar dentro e fora da empresa candidatos potencialmente capacitados para preencher os cargos disponíveis em determinada organização (CARVALHO, 1997).

O psicólogo possui várias ferramentas que podem o auxiliar na execução das atividades, entre elas podemos destacar uma que é de uso exclusivo de sua profissão, os testes psicológicos. Os testes são considerados ferramentas essenciais nas organizações no âmbito da seleção de pessoal.

A escolha de um teste psicológico deve ser feita pelo psicólogo, e este deve observar determinados fatores. Para Pasquali (1999), o psicólogo deve definir atributos e características a serem avaliados, investigar na literatura especializada os melhores instrumentos disponíveis para cada objetivo desejado e, principalmente, avaliar as características psicométricas dos instrumentos a serem utilizados, como sensibilidade, validade, precisão e existência de normas específicas e atualizadas para a população brasileira.

  1. OBJETIVOS

3.1. GERAL

  • Vivenciar e obter conhecimentos práticos referentes à rotina de atividades pertinentes ao psicólogo organizacional, adquirindo conhecimentos sólidos para o futuro exercício da função.

  1. ESPECÍFICO
  • Elaboração e divulgação de anúncios de vagas.
  • Recrutamento e análise de currículos.
  • Aprender as técnicas de entrevistas técnicas e entrevistas por competências.
  • Desenvolver a prática de dinâmicas de grupo com foco em seleção de profissionais.
  • Aplicação, correção e preparação de pré-laudo.
  • Vivenciar a devolutiva em processo seletivo.
  • Implantar a descrição de cargos

  1. DIAGNÓSTICO DA EMPRESA E DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS

A Múltipla Educação Profissional localizada à Avenida João XXIII, nº 1820, bairro dos noivos, em Teresina-PI, é um centro de educação criado para atender às necessidades do mercado por qualificação técnica e prática. Foi criada por profissionais com muita experiência na gestão de pessoas e organizações.

A Múltipla oferece cursos de graduação e pós-graduação à distância, pós-graduação presencial, cursos profissionalizantes, workshops e palestras em várias áreas do conhecimento técnico e científico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (338.3 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com