TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Verdadeiro Poder

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 3

Vicente Falconi fala no segundo capítulo do novo livro, que ele mesmo considera um dos mais fundamentais, três fatores fundamentais para a obtenção de resultados em qualquer iniciativa humana (empresa, governo, escola, hospital, etc.): liderança, conhecimento técnico e método.

Entre os três fatores citados, a liderança é o que há de mais importante, sem ela nada acontece, mesmo com o método e o conhecimento técnico. Tem-se em mente que ser um bom líder é alcançar resultados através das pessoas, o que leva a pensar que a pessoa do líder deve investir grande parte do seu tempo no desenvolvimento da sua equipe. Para o exercício e desenvolvimento e “cultivo” da liderança é necessário: 1.Criar um sistema que possa atribuir a todas as pessoas metas que sejam críveis e desafiadoras; 2. Promover o domínio do método pela equipe com crescimento constante nas técnicas e recursos de análise; 3. Promover a aquisição de conhecimento técnico pela equipe. 4. Garantir o estabelecimento e melhoria contínua de um sistema de recrutamento e seleção; 5. Participar das várias formas de treinamento de sua equipe exercendo a função de professor em alguns casos; 6. Inspirar as pessoas; 7. Fazer coaching; 8. Promover a meritocracia; 9. Alinhar os interesses das pessoas com os da organização por meio de um sistema de incentivos; 10. Cuidar da cultura predominante na organização, trabalhando no sentido de fixar valores que garantirão seu futuro; 11. Promover uma cultura de alto desempenho, “esticando” as metas e atribuindo valor aos que as superam; 12. Promover a cultura de tomar decisões com base em fatos e dados; 13. Promover uma cultura de “enfrentamento dos fatos”, que valoriza a verdade e não tem medo de ver os fatos como são.

O líder é o único agente de mudanças de uma organização, e a tarefa de implementação dessas mudanças são indelegáveis. A avaliação de 360 graus, que abarca tanto fatores culturais e de alcance de metas é um aspecto fundamental para o desenvolvimento da liderança, assim como também o “espírito de excelência” para a construção de algo. No Brasil existe uma dificuldade relacionada a seleção de pessoas para cargos onde eles realmente amam o que fazem, talvez pelo fato de que de acordo com a cultura brasileira de promoção ou seleção de pessoas baseados na amizade ou camaradagem. Influenciando diretamente no desenvolvimento dessa liderança eficaz e de seus conteúdos como prejuízos futuros nos resultados da empresa.

Confunde-se muito comumente o conhecimento técnico e o conhecimento de método. O primeiro está relacionado ao processo de trabalho do indivíduo, ao conhecimento específico da sua área de trabalho. Esse conhecimento pode ser adquirido através de consultores que dominam o conhecimento técnico e teórico da área. A absorção desse conhecimento se dá de maneira mais eficaz através da prática do método é a agregação contínua do conhecimento técnico.

Já o método pode ser entendido como o caminho ou as ações necessárias para se atingir ou alcançar o resultado desejado. O método de que estamos falando é o método cartesiano, proposto por René Descartes que orienta à busca pela verdade, que está contida nas informações organizacionais que fornecem a orientação necessária para a boa tomada de decisão. Sendo este a essência do gerenciamento de um empreendimento. Como o foco o intuito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com