TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O espaço das crianças na UBS

Por:   •  6/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

A criança é um ser frágil, que muitas das vezes olhamos ao seu redor, e não compreendemos o que é ser criança. Ser criança é compreender além de uma visão distorcida da sociedade. A sociedade nos mostra um olhar que as crianças são mini adultos, que nos apropriamos de um julgamento errado.  Ser criança é analisar diante da cultura e da sociedade que elas se inserem.  Um  dos maiores sociólogos da nossa era,, procura compreender sobre o assunto e define dessa forma. Durkein,  diz que as crianças estão sob o domínio de homens selvagens, e das paixões que as torne impotente.

A criança é totalmente depende do adulto, e vive em uma sociedade, que  pode contribuir beneficamente ou maleficamente para sua formação psicológica. Estas mesmas crianças estão inseridas dentro das unidades básicas de saúde, sob a orientação de seus pais, ocupando esses espaços, sem nenhum tipo de intervenção.  É diante disto que procuro compreender seu espaço, em uma UBS em Dourados.

Essas crianças vêem com seus pais na UBS. Seus pais vêem ser atendidos pelos médicos, e trazem essas crianças, que quando chegam ficam deslocadas nesse espaço, sem nada para fazer. Geralmente esse familiar não tem condições de manter essa criança em escola integral ou babá.

Vendo essa situação este projeto procura contribuir com as Ciências da Saúde, identificando como as crianças ocupam os espaços dentro da UBS. Será coletado informações através da literatura, e da metodologia etnográfica.  

Procurarei analisar as reações dos adultos (pais, usuários e funcionários da instituição), frente às crianças. E compreenderei através da observação direta a forma como as crianças são tratadas na UBS

Esse projeto se caracteriza pelo método qualitativo, que se diferencia do método quantitativo pela observação do participante. A pesquisa qualitativa é aquela que trabalha predominantemente com os dados qualitativos, isto é, a informação coletada pelo pesquisador não é expressa em números. Dentre os procedimentos adotados para que ocorra esta pesquisa qualitativa utilizaremos a cartografia e a etnografia.

A etnografia é um método que permite ao pesquisador participar ativamente da vida e do mundo social, através da observação direta. A  cartografia é a atividade que se apresenta com o conjunto de operações científicas e estudos e técnicas que tem por base os resultados de observações diretas.  Buscaremos na pesquisa bibliográfica dados de trabalhos publicados, revistas científicas, artigos científicos, e sites que contribuem para o bom andamento da pesquisa.

Este projeto após ser redigido deverá ser submetido às regras e seleção para ser apresentado no Pré-congresso e Congresso da Rede Unida.

                           

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com