TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise ergonomica de ubs

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

CEUNSP

Atividade da Disciplina de Ergonomia aplicada a Atividades Laborais e Atividades Físicas, Saúde e Qualidade de Vida.

Nome do Aluno: Evandro Manoel

Nº 17

RGM: 085698

ITU-SP

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

Este trabalho, tem por finalidade relacionar fatos e analisar de forma reflexiva como está o aspecto de Saúde Pública, visando os valores do Profissional de Educação Física e seu papel para com a sociedade.

ITU-SP

2015

indaiatuba, 06 de Maio de 2015.

P.S.F.

Introdução:

Este trabalho, tem por finalidade relacionar fatos e analisar de forma reflexiva como está o aspecto de Saúde Pública, aspectos Ergonômicos e de Qualidade de Vida envolvendo um Posto de Saúde na cidade de Indaiatuba-SP. Analisa-se também, de que forma o Profissional de Educação Física contribui para melhor atender a população no aspecto da Saúde, de uma maneira geral. São diversos fatores que envolvem a melhoria de Qualidade de Vida de uma população, vão de fatores preventivos, até os de recuperação. tendo em vista isso, vamos refletir um pouco sobre o assunto e tentar trazer melhorias para o mesmo.

Entrevista

1) Data: 06 maio 2015

2) Instituição de saúde:P.S.F Aldrovandi.

3) Endereço: Rua Angelo bertelli neto s/n cep:13337140

4) Nome do entrevistado: Não quis se identificar.

5) Gênero:Feminino.

6) Profissão: Auxiliar de enfermagem.

7) Atividade e Tempo de serviço: Tempo de atividade: 4 anos, tempo de serviço no local: 3 anos

8) QUESTÕES:

a)Em sua opinião qual a importância do professor de educação física para a saúde coletiva da população local?

R: De suma importância tendo em vista que o índice pratica de atividade física é muito baixo.

b)Em sua opinião qual a importância do professor de educação física para a saúde coletiva como membro do  NASF?

R: vejo como crucial para uma mudança, no ambiente de trabalho e ate mesmo do convívio social.

c)Em sua opinião o professor de educação física poderia contribuir nas ações que são desenvolvidas na instituição de saúde? Em quais medidas?

R: Prescrevendo e orientando a pratica de atividade física para o publico atendido pelo P.S.F.

Fatores de Riscos Existentes no Local:

Ergonômicos (químicos, biológicos, organizacionais e aspectos mecânico,) do ambiente:

Quando se fala de fatores químicos e biológicos, o ambiente não deixa a desejar, pois a todo momento há uma limpeza efetiva no local, a questão é os produtos são adequados? pois, alguns são muito fortes quando se trata de odor o que prejudica a saúde do funcionário de limpeza e dos demais que ali estão. A sala de espera deixa a desejar absurdamente pois, as cadeiras são muito baixas, sem instruções de uso, e um fator determinante para que isso não ocorra é a individualidade biológica, pois não há um padrão a ser seguido e sim uma variação de indivíduos, creio que a informação é tudo se houvesse orientação de como se sentar acredito as cadeiras poderiam ser melhor utilizada, e cadeiras com regulagem seria mais apropriada ao local sendo um ambiente de Saúde, o foco das cadeiras deveria ser ideal para boas condições da Coluna Vertebral, além de altura do balcão de atendimento ser baixa, sendo assim dificulta a conversa com a recepcionista, fazendo com que o paciente curve a coluna cervical para ter informações com a mesma. Em relação aos banheiros, deveria ter banheiros para deficientes o que não foi encontrado no local,. Sobre organizacionais, em relação a horários, os médicos dificilmente chegam no horário pois,acham que não tem obrigação o que é um absurdo, o tempo de espera dos pacientes devido ao atraso dos médicos é de mais de 1 hora e 30 minutos, o que estressa qualquer pessoa, tendo em vista que o individuo  procurou o local para se tratar de algo e acaba se prejudicando mais ainda. Sem contar que, o numero de vagas é limitado, onde a agilidade e a praticidade deixam muito a desejar.

Atividade Física, saúde e qualidade de vida:

Arquitetônicos (Físico):

  • Cadeiras incompatíveis com o publico que irá utilizar e sem instruções de uso correto;
  • Não há banheiros para deficientes.
  • Espaço pequeno para um público grande.
  • Atendimento muito lento, (sem  computadores), e poucas pessoas para atender.

Socioeconômicos em geral e predominante no local: sexo, idade, renda, classificação econômica, estado civil e filhos. Estes fatores interferem na pratica de Atividade Física e Qualidade de Vida? Explique se existe relação:

Predominantemente:

Sexo – masculino.

Idade – Entre 30 á 65 anos.

Renda – Entre 2 á 3 Salários Mínimos.

Classificação Econômica: Classe C e D.

Estado Civil: Casados(as).

        Filhos: Sim, mais que um.

Devido ao trabalho braçal a maioria dos homens não se interessam por atividade física, já que o trabalho o consome demais, e podemos notar a presença de muitos desvios posturais, sedentarismo e trabalho em excesso são comum entre as famílias. Parece que, pessoas casadas com filhos não veem interesse em realizar atividades físicas, pois existem muitas preocupações. A renda também não favorece bons hábitos saudáveis, tendo em vista gastos para manter uma boa saúde, e o nível de escolaridade influencia com tal magnitude para a pratica de atividade, pois, a falta de conhecimento sobre, os limita a tal.

Relevância da Ergonomia para minimizar fatores de risco:

Total relevância. seria magnífico se cada paciente recebesse orientação não só para se sentar, tratando-se das cadeiras, mais para tudo como andar como se porta, uma orientação sobre seus desvios posturais, porem é algo utópico para a minha geração, e por isso deixo vivo aqui a gana por mudanças, uma ramificação do conhecimento ergonômico do posto para a célula familiar seria incrível e não é um absurdo para se fazer, mais falta respeito com a população em um contexto geral, pois o que move o mundo é o dinheiro, e é o que as pessoas querem no momento e acabam deixando de lado o "SER HUMANO" .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (210.5 Kb)   docx (700.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com