TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O início do Behaviorismo. Capítulo 10 do livro História da Psicologia Moderna

Por:   •  28/9/2020  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 3

História da psicologia moderna

Resenha do Capitulo 10 : O início do Behaviorismo

John B. Watson nasceu em um sítio próximo a Greenville, na Carolina do Sul, onde frequentou os primeiros anos de estudo em uma escola que possuía apenas uma sala. Sua mãe era extremamente religiosa, ao contrário de seu pai, o velho Watson, que bebia muito, era violento e mantinha muitos relacionamentos extraconjugais. Quando Watson estava com 13 anos, seu pai fugiu com outra mulher e nunca mais voltou. Watson jamais o perdoou por isso, e anos mais tarde, quando se tornou rico e famoso, seu pai foi procurá‐lo em Nova York, mas Watson não quis vê‐lo. Entretanto, Watson se tornou bem parecido com seu pai. Quando pequeno e na adolescência, Watson era considerado delinquente, os professores consideravam‐‐no indolente, sempre propenso a discussões e, às vezes, incontrolável. Contudo, aos 16 anos matriculou‐se na Furman University, em Greenville, afiliada à igreja Batista, disposto a tornar‐se pastor, como prometera à mãe. Watson ficou mais um ano em Furman, completando o mestrado em 1899, mas nessa data sua mãe faleceu, ficando ele, assim, livre da promessa de se tornar pastor. Em vez de ir para o seminário teológico, foi para a University of Chicago.

Para muitos psicólogos, a crítica de Watson à antiga psicologia e o seu clamor por uma nova abordagem constituíam apelos comoventes. Vamos reconsiderar os fundamentos principais. A psicologia deve ser uma ciência do comportamento – não o estudo introspectivo da consciência –, puramente objetiva, uma ciência natural experimental. Ela teria de investigar tanto o comportamento humano quanto o animal, e os psicólogos precisariam deixar de lado todas as ideias metalistas e empregar apenas os conceitos do comportamento, como estímulo e resposta.

Mesmo isso e vários outros acontecimentos que ocorreram na vida de Watson ele foi o criador do objeto de estudo do behaviorismo o seu primeiro experimento em humano um bebe de 11 meses “O Pequeno Alberto”, antes era utilizado somente animais e nesse caso foi utilizado uma criança e sim a experiência deu certo era uma pessoa com um martelo em uma mão e o bebe no colo da mulher onde, quando foi apresentado um rato branco e peludo de laboratório ,a primeira reação dele ao ver aquele animal foi absolutamente nenhuma ate que foi feito farias vezes as repetições de marteladas e apresentado o rato para a criança ,quando foram ver ,o Alberto já apresentava mudanças de comportamento mesmo não tendo nenhum barulho do martelo que o vazia chorar todas as vezes ,agora somente a presença do animal inocente já o fazia chorar de medo referindo-se ao barulho que tanto o incomodava, dessa forma também pode-se perceber a ,mudança do bebe em diversos objetos que parecessem o rato peludo e branco.

A carreira produtiva de Watson na psicologia durou pouco menos de 20 anos; mesmo assim, afetou profundamente o curso do desenvolvimento da psicologia por muito tempo, havendo assim muitas mudanças ocorrentes na psicologia, mas, como também nas atitudes científicas em geral. Na época, acreditava‐se que, se aos cientistas fosse dado tempo suficiente, eles descobririam as soluções para todos os problemas e as respostas para todas as perguntas. Watson tornou a metodologia e a terminologia da psicologia mais objetivas. Embora suas posições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com