TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Livro: História Da Psicologia Moderna

Por:   •  12/9/2023  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA SOBRE LIVRO: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MODERNA

Pág: 33 a 55

Aluna: Mª Eduarda do Amarante Maia

O Empirismo, Racionalismo, Iluminismo e Associacionismo, essas influências filosóficas contribuíram para o cenário intelectual do século XVIII, fornecendo as bases conceituais e teóricas para o desenvolvimento da psicologia como disciplina independente. Ao longo do tempo, essas influências continuaram a se entrelaçar e evoluir, moldando a psicologia em sua trajetória de se tornar uma ciência distinta que investiga a mente e o comportamento humanos.

O relógio era a metáfora perfeita para o espírito mecanicista do século XVII, tendo sido justamente considerado uma das maiores invenções de todos os tempos. Os relógios eram, n época, uma sensação tecnológica, não muito diferentes do que os computadores são no nosso século. O conceito do relógio mecânico apossou da mente e do espírito de toda uma civilização como nenhuma outra máquina antes Raras vezes na história uma máquina expressou tão diretamente, e ao mesmo tempo afetou, clima intelectual de sua época.

O mais importante trabalho de Descartes em favor do progresso da psicologia é sua tentativa de resolver o problema mente-corpo, objeto de controvérsia durante séculos. Ao longo das épocas, os eruditos têm discutido sobre o modo como a mente, ou as qualidades mentais, podia se distinguir do corpo e de todas as outras qualidades físicas.

John Locke é um dos pensadores mais influentes da história da filosofia e política ocidental. Sua defesa da razão, dos direitos naturais, da liberdade religiosa e da democracia teve um impacto profundo na formação dos valores democráticos e dos direitos individuais que sustentam muitas sociedades contemporâneas.

George Berkeley é conhecido por suas contribuições para o idealismo e suas explorações sobre a natureza da realidade, argumentando que tudo o que existe depende da percepção divina. Sua filosofia provocou debates duradouros sobre a natureza da mente, do conhecimento e da existência, tornando-o uma figura significativa na história da filosofia ocidental.

David Hume foi um filósofo escocês conhecido por suas contribuições ao empirismo e ao ceticismo. Nascido em Edimburgo, Hume é lembrado por obras como "Uma Investigação Sobre o Entendimento Humano" e "Tratado da Natureza Humana", que questionaram ideias tradicionais sobre causalidade e self. Suas ideias tiveram impacto duradouro no desenvolvimento do pensamento filosófico moderno.

David Hartley foi um filósofo e médico inglês cujo trabalho inovador na área da psicologia e filosofia da mente ajudou a estabelecer as bases para a psicologia associacionista e influenciou significativamente o desenvolvimento posterior da psicologia como disciplina científica.

James Mill foi um filósofo, economista, historiador e escritor escocês do século XIX que desempenhou um papel importante na promoção do utilitarismo e na formulação de ideias sobre lógica, ética e economia política. Suas obras influenciaram o pensamento posterior e contribuíram para a compreensão das questões éticas e econômicas de sua época.

John Stuart Mill foi um dos pensadores mais influentes do século XIX, cujas ideias moldaram o pensamento contemporâneo em ética, política, economia e filosofia. Sua defesa das liberdades individuais, sua teoria ética do utilitarismo e suas contribuições para o pensamento progressista continuam a ser relevantes e debatidas nos dias de hoje. Seu trabalho teve um impacto profundo na compreensão das questões morais, políticas e sociais e desempenhou um papel fundamental na formação da sociedade moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com